sexta-feira, 13 de julho de 2007

Sentimentos........


"Os sentimentos e qualidades dos homens reuniram-se todos num lugar da terra. Depois de esperarem um pouco e nada fazerem, o Aborrecimento, pela terceira vez, reclamou o não ter nada para fazer.Então a Loucura, louca como sempre, propôs:

- Vamos brincar às escondidas?
A Intriga levantou a sobrancelha, intrigada… a Curiosidade, sem se conseguir controlar, perguntou:

- Às escondidas?Como é isso?
- É um jogo – explicou a Loucura– em que eu fecho os olhos e conto até um milhão enquanto todos vocês se escondem. Quando eu terminar, procurarei um a um e o primeiro que eu encontrar, ficará a contar no próximo jogo.
O Entusiasmo dançou seguido pela Euforia. A Alegria deu tantos saltos que acabou por convencer e Dúvida e até mesmo a Apatia que nunca se interessava por nada.Mas nem todos quiseram participar. A Verdade preferiu não se esconder. Para quê se no final todos a encontravam? O Orgulho disse que o jogo era muito parvo (no fundo o que a incomodava era que a ideia não tivesse sido dele). Quanto à Cobardia, preferiu não se arriscar…

- Um, dois, três, quatro…
A Loucura começou então a contar. A primeira que se escondeu foi a Pressa que, como sempre, caiu atrás da primeira pedra do caminho. A Fé subiu ao céu. A Inveja escondeu-se atrás da sombra do Triunfo que com o seu próprio esforço tinha conseguido subir até ao topo da árvore mais alta. A Generosidade quase não se conseguiu esconder porque cada local que ela encontrava parecia Maravilhoso para alguns de seus amigos. Se era um lago cristalino, era ideal para a Beleza. Se era a copa de uma árvore, seria ideal para a Timidez. Se era o voo de uma borboleta seria ideal para a Sensualidade. Se era uma rajada de vento seria ideal para a Liberdade. E assim acabou por se esconder num raio de sol. O Egoísmo ao contrário, encontrou um bom lugar desde o início. Ventilado e cómodo, mas apenas para ele. A Mentira escondeu-se no fundo do oceano (mentira, na verdade escondeu-se atrás do arco-íris). A Paixão e o Desejo no centro de um vulcão. O Esquecimento, não me recordo onde se esconde, mas, isso não é o mais importante…

Quando a Loucura estava já em 999.999, o Amor ainda não tinha encontrado um local para se esconder, pois todos já estavam ocupados. Encontrou por fim uma roseira e carinhosamente decidiu se esconder no meio de suas flores.
Um milhão – contou a Loucura e começou à procura. A primeira a aparecer foi a Pressa apenas a dois passos de uma pedra. Depois escutou-se a Fé discutindo com Deus, no céu sobre zoologia. Sentiu vibrar a Paixão e o Desejo nos vulcões. Num descuido encontrou a Inveja, e claro, pode deduzir onde estava o Triunfo. O Egoísmo, não teve nem que procurar. Ele saiu sozinho em disparadas do seu esconderijo, que na verdade era um ninho de vespas. De tanto caminhar sentiu sede, e ao se aproximar de um lago descobriu a Beleza. A Dúvida foi mais fácil ainda, pois encontrou-a sentada numa cerca sem saber de que lado se esconder. E assim foi encontrando a todos. O Talento sobre a erva fresca, a Angústia numa cova escura, a Mentira atrás do arco-íris (mentira, estava no fundo do oceano) e até o Esquecimento, que já se tinha esquecido que estava a jogar às escondidas.

Apenas o Amor não havia meio de aparecer. A Loucura, procurou atrás de cada árvore, em baixo de cada rocha de planeta, e em cima das montanhas. Quando estava a ponto de dar-se por vencida, o Egoísmo disse-lhe que procurasse no roseiral. A Loucura começou então a ficar louca e pegou numa enxada com a qual movia os ramos. De repente, numa das vezes em que a enxada espetava os ramos, escutou-se um doloroso grito. De entre as rosas surgiu o Amor sangrando dos olhos… Os espinhos tinham-no ferido nos olhos e a Loucura estava completamente louca, sem saber o que fazer…

A Loucura chorou, rezou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser o seu guia. Desde então, desde que pela primeira vez se brincou às escondidas o Amor é cego e anda de mãos dadas com a Loucura…"

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Virus de Computadores

IMPORTANTE:

Os vírus de computadores são um dos principais riscos quando vais à internet. Hoje em dia, mesmo só ver a página web ou mensagem de correio erradas pode ser o suficiente para o teu computador apanhar vírus. Aqui estão os dois truques mais conhecidos para apanhar esses bichos no seu próprio jogo.:Certifica-te que tens programas de protecção de vírus actualizados. Faz uma pesquisa usando as palavras "protecção de vírus" para teres uma lista de empresas que oferecem estes programas, bem como explicações. Antes de escolheres o teu programa de protecção (ou os teus pais), procura saber se a empresa fornece actualizações regulares, para que o teu computador possa estar preparado para lidar com as ameaças mais recentes. Tu podes ter de descarregar essas actualizações a partir do sítio da empresa e instalá-las tu próprio.Quando receberes um e-mail ou uma mensagem instantânea com anexos, de uma pessoa que não conheces, não cliques nesses documentos. E mesmo que seja de alguém que conheças, faz sempre um exame com o teu programa de protecção de vírus, antes de os abrir.

segunda-feira, 9 de julho de 2007


Vamos ajudar a salvar o nosso planeta!


Papel

Guarda os jornais numa pilha separada do resto do lixo e leva-os a um ecocentro ou a um farrapeiro perto de ti. Por cada tonelada de papel reciclado salvam-se 17 árvores, poupa-se energia e reduz-se muito a poluição. Prefere artigos em papel reciclado. Ao apoiar as empresas que reciclam papel estás a ajudá-las a continuar o seu negócio, ou seja, estás a incentivar a reciclagem e a reduzir o desperdício.

Água

Poupa água! E não te esqueças que, por muito pouca água que desperdices, se todos fizerem como tu, o prejuízo será enorme. Tenta tomar duches mais curtos e enquanto estiveres a ensaboar-te fecha a torneira. Quando tu ou algum teu familiar estiverem a lavar a louça, em vez de o fazerem em água corrente, encham o lava-louça e mergulhem todos os pratos, tachos e talheres na mesma água, passando depois por água limpa. Usa sempre a quantidade mínima de detergente necessária para que a louça fique limpinha.


Vidro

Recicla o vidro. Assim poupas energia e estás a diminuir a quantidade de lixo produzido. A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vinho é suficiente para iluminar uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.


Natureza

Quando fores passear pelo campo ou por parques naturais, respeita a vida selvagem. Não pegues em animais, não faças barulho nem deites lixo para o chão. Quanto às plantas, não as arranques e evita pisá-las! Se tiveres espaço, planta árvores e arbustos típicos de Portugal. Assim, estás a contribuir para a conservação das florestas e dos animais que lá vivem. Diz aos teus vizinhos para fazerem o mesmo! Não compres objectos em marfim, tartaruga, coral, pele de répteis, casacos de pele verdadeira e outros produtos provenientes de espécies ameaçadas. Além de ser proibido, é uma das principais causas da quase extinção de animais tão fantásticos como os gorilas da montanha.


Energia

Passa a usar lâmpadas fluorescentes ou de halogéneo. Estas lâmpadas duram muito mais tempo e consomem por vezes apenas um quarto da energia! Assim diminui-se a poluição provocada pela produção de energia ou evita-se a construção de grandes barragens que destroem a paisagem. Não regules o frigorífico para uma temperatura inferior a 3°C. Um frigorífico que esteja mais frio gasta mais energia e não conserva melhor os alimentos, ou pelo menos o ganho que se obtém não justifica o desperdício da energia. Passa a lavar a roupa em água morna e não quente. A maior parte das vezes não é necessária uma temperatura tão elevada para lavar a roupa, diminuindo assim a energia necessária para a tarefa.


Poluição

Usa menos plástico. Por exemplo, procura usar sacos de pano e comprar produtos sem embalagens ou com embalagens de vidro. Podes passar a usar sacos de pano no supermercado. Isto porque o processo de produção de plástico é muito poluente e à base de petróleo, um produto não renovável e que ao arder contribui para o efeito de estufa. Não compres produtos com CFC. Estes estão presentes em "sprays" e em aparelhos de ar condicionado e são os principais responsáveis pelo buraco do ozono (que nunca foi tão grande). Actualmente, na maior parte dos "sprays" existe um substituto de CFC mas que mesmo assim contribui para o "buraco". Por isso o melhor é evitá-los ao máximo e optar por produtos alternativos.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Férias!!!!!

Isto é para todos os alunos que queiram participar....


Estás de férias não estás??? E sabes o vais fazer nas férias????

Deixa nos comentários ideias para as férias.......... ASSIM TODA GENTE SE DIVERTE!!!!!!!!!!

Mts BJS

e BOas Férias!!!!!!!