quinta-feira, 27 de setembro de 2007

EMRC uma janela para mundo à tua espera

Desafios
a segunda onda


Utiliza plenamente as tuas capacidades

Certamente já ouviste algum professor dizer-te, ou corrigir um trabalho, que poderias ter feito melhor ou que ficaste aquém das tuas capacidades. Talvez isso te tenha confundido: fizeste o melhor que sabias e se calhar não tens as capacidades que te atribuiu. Que é isso de capacidades?

Antes de veres como poderás lidar com esta situação aborrecida por vezes embaraçosa vamos ao que interessa: o que são ao certo as capacidades?


Trata-se de um conceito subjectivo cuja existência não pode provar ao medir, mas apenas demonstrar. Presume-se que determinada pessoa tem capacidades para dada tarefa, o que só se demonstra quando aquela é executada.

No entanto, é importante que saibas que nem sempre as nossas capacidades são postas à prova ou utilizadas.


Poderás ter certas capacidades que não podes nem queres utilizar. Quem sabe se não serias uma grande pianista genial? Certamente terias talento mas falta-te paciência para praticares horas fio. Talvez tenhas imenso jeito para línguas , mas este ano a biologia fascina-te, faz-te delirar e há qualquer coisa nas línguas que te aborrece e deixa-te frustrada .



O alguém dizer que tem capacidades para isto ou para aquilo significa que, conhecendo-te, sabe que em principio poderias fazer um bom trabalho. A apreciação feita não tem, em conta os teus problemas, a tua personalidade , os teus interesses, a tua vida num dado momento. Todos estes factores podem afectar as tuas capacidades ... ou melhor, afectam a realização de determinado trabalho.



Voltemos, pois, à situação em análise.
O professor diz que poderias fazer melhor. Em primeiro lugar, será bom notares que te fez um elogio (quer seja certo, quer não, das tuas capacidades), pois tirou as suas conclusões analisando todos os teus pontos fortes. Na verdade, poderás estar a dar melhor tendo em conta as circunstancias, facto que o professor deverá ponderar cuidadosamente.

Podes também pensar no seguinte: tentar fazer sempre o que corresponde ás nossas exactas capacidades pode ser umas meta enganosa; porém, fazaer melhor a cada momento não o é. É, com efeito, a melhor coisa que podes fazer por ti.



Assim, em vez de ignorares o que diz o professor, pensa seriamente se ele não terá razão. Pede-lhe quediga exactamente qual a parted o trabalho que não é tão boa quanto deveria ser, que erros cometeste, que respostas não foram cuidadosamente elaboradas, que ideias expuseste desorganizadamente. Escuta-o com atenção. Talvez concordes, talvez não. Pode ser que as tuas capacidades conrrespondam às suas expectativas ou talvez ele esteja enganado. Quem sabe se, neste momento, fazer trabalhos escritos não á o teu forte, embora em breve possa vir a sê-lo. Enventualmente, noutras circunstâncias poderás desenvolver melhor essa aptidão.
A próxima vez que te confrontares com uam situação destas fala abertamente com o tue professor, pedindo-lhe que explique como poderias ter feito melhor, e demonstra também porque porque achas que deste o máximo.



Orgulha-te do que fizeste, não á fácil dares o tue melhor e sentires que foi insuficiente.
Claro, deves porcurar continuar a melhorar oara que sintas que estás a crescer e aprender cada vez mais, e não apensas para demenstrares as tuas capacidades.

Aproveita esta dica pois assim as tuas capacidades vão melhorar!

(feito com ajuda de um site)

Desafios para o novo ano lectivo


EB 2.3. JFPB Ílhavo
EMRC um desafio Diferente...
com mais sumo!!!!

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terça-feira, 25 de setembro de 2007

EMRC - Uma Viagem Diferente - Slogans

Sinta-se tentado a viajar connosco pela Vida... 

Leve dinheiro para comida, paciência para as pessoas e força de vontade para andar. 

 Um amigo para ler, uma mochila para levar e confiança para andar. 

 

 Na mochila levo comida, com alegria dou essa comida aos pobres e recebo força de vontade para ajudar.

Marcelo aluno de EMRC

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Não a Preseguição Escolar



Se és vitima deste tipo de perseguição ou se conheces alguém que o seja. AGE! E defende os teus direitos. Como? Toma nota!
O que é o bullying ?
- Chama-se assim à perseguição escolar. Quando um rapaz/rapariga está a sofrer mal tratos psicológicos (insultos, chantagens, humilhações...) ou físicos (pancadas...), por parte dos seus colegas de turma ou do bairro.
- O perseguidor "malfeitor" sente-se forte porque tem o apoio dos seus amigos.
- Se estás a sofrer bullying , não te sintas culpado: não é culpa tua. Deves pedir ajuda o quanto antes.

Aprende a defender-te
- Não deixes que os insultos ou burlas te firam. Ignora-os! O "malfeitor" quer magoar-te: se te incomodas, ele ganha.
- Também podes responder-lhe com ironia ou demonstra-lhe que os seus comentários não te afectam com um "claro, como tu és perfeito..."
- Se te afecta, os insultos não cessam e deves pedir ajuda a um adulto de confiança. Não temas: só vais piorar mais a situação ao tentares proteger-te.

Se um amigo sofre de bullying
- Quem sabe não to diga por medo de parecer um/uma cobardolas, mas seguramente que o notarás triste e fechado em si mesmo... Se além disso, tens suspeitas de que á perseguido, pões-te no seu lugar e ajuda-o/a!
- Convence-o a falar com os seus pais ou encarregado de educação ou até com um professor. Se não tiver coragem, fá-lo tu por ele/a. Podes salvar-lhe a "vida".

Pede ajuda
- A quem? Para começar, aos teus pais, ou aos professores e/ou psicólogo da escola.
Eles irão proteger-te e alertarão ao pais do agressor para que tomem medidas.
- Se tudo continuar igual, denuncia-o à policia (se os teus pais te acompanharem, melhor). A lei está do teu lado!
- Também podes ligar para o Centro SOS Voz Amiga Tel: 800 20 26 69. É grátis e anónimo. Aí, encontras apoio e ajuda.