quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Emoções em Mudança


Um dos principais problemas da adolescência é a mudança na relação entre ti e os teus pais. Não te esqueças de que a adolescência é uma fase que, por vezes, pode ser tão confusa para ti como para os restantes membros da família. Têm de conviver com os teus humores imprevistos, com o teu secretismo e, por vezes, com o teu comportamento bizarro e com o facto de haver dias em que te sentes confiante e cheia de iniciativa e outros em que só te lamentas e sentes insegura.

Provavelmente até este momento terás estado emocional, física e financeiramente dependente dos teus pais. Ser adolescente significa, em parte, que esta situação, já não acontece, muito embora o andar na escola, pelo menos até aos 16 anos, leve a que sejam poucos os adolescentes que trabalham para ganhar a vida e que contribuem para as despesas lá de casa. A dependência económica dos pais, é, com frequência, o motivo das discussões.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Diga Não a Violência


Violência não se combate com violência. Tendo arma pra se defender a gente não vai estar se defendendo, vai estar fortalecendo e realizando mais um acto de violência. Um mundo sem armas será um mundo mais justo. Num mundo sem armas existiria muito mais diálogo entre as pessoas. A pessoa que tem uma arma quer fazer justiça com as próprias mãos. A gente pode usar as nossas mãos, a nossa mente, o nosso coração, para fazer justiça de outra forma.