terça-feira, 31 de março de 2009

A Floresta é nossa amiga

A Floresta é nossa amiga


As árvores são o chapéu-de-chuva dos montes. Sem elas a chuva em excesso destrói as terras. Com as árvores não.
As árvores defendem do vento as culturas agrícolas e fixam as areias do mar. Nas florestas há água limpa e fresquinha.
As árvores fabricam o oxigénio, o que é muito bom, pois o ar das cidades está muito poluído. As fábricas, os automóveis e os aviões são os principais agentes de poluição.
As árvores dão-nos madeira, fruta, papel, oxigénio; nos dias quentes também nos dão sombra.
Com certeza, ainda não tínhamos pensado nisto, pois não? As árvores são nossas amigas. Então temos de tratar as árvores bem.

João Pedro, 5ºG

terça-feira, 24 de março de 2009

Primavera


O Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial da Árvore e da Floresta e a Primavera começaram aos 7 minutos de 21 de Março no hemisfério Norte…

"Procuro as melhores palavras para escrever…
Apanho uma… escapa-se-me … foge…
escolho outra… nem sempre permanece...
Procuro bons sentimentos… boas sensações…
amor… paixão… segredos...
E pelo caminho vou encontrando
muito mais do que procuro...
Encontro por vezes o que não imagino…
Para atingir o que procuro
hei-de encontrar o necessário
entre as melhores palavras
para poder dizer-vos
o que vos devo…"

sábado, 14 de março de 2009

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A educação financeira deve ser dada às crianças já na infância, ensinando-lhes a dar valor às coisas e com quanto dinheiro é possível comprar certas coisas. Há várias formas de se ensinar isso aos pequeninos, por exemplo em jogos infantis que contenham ‘moedas’ e ‘notas’ de papel. Através destes jogos é lhes possível aprenderem o que podem comprar, quanto vale o dinheiro etc. Agora na adolescência o assunto é mais sério, levando em conta que é nesta fase aprendemos efectivamente que ‘dinheiro não cai do céu’ e para ter sucesso no futuro tem de se aprender a gerir agora a mesada.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Dia da Mulher

Comemorando o dia da mulher ... foi um dia muito estranho, mas fantástico para mim porque foi completamente diferente, fiz muitas coisas com a minha família:

Logo de manhã, eu fui ver o “Madagáscar 2 “ ao Centro Cultural de Ílhavo com a minha mãe, madrinha e com o meu primo.
À tarde, eu estive a jogar à bola e estive a brincar.

À noite, eu e o meu pai fomos buscar pizza e ofereci flores à minha mãe, madrinha e à minha avó.

joão pedro, 5g

quinta-feira, 12 de março de 2009

Visita de estudo Castelo da Feira e Parque Biológico de Avintes - 5Ano





Castelo da Feira

O primeiro documento que se refere ao castelo da Feira data do século XI. Quando D. Henrique (1095-1112) recebeu as terras do Condado Portucalense (1095), estas incluíam os domínios não só deste Castelo de Santa Maria, mas também o Castelo de Guimarães, o Castelo de Faria e o Castelo de Neiva.
As terras de Santa Maria compreendiam, à época, um extenso domínio que se estendia, em grandes linhas, da orla marítima até ao curso do rio Arda e, desde o curso do rio Douro até ao sul de Ovar e de Oliveira de Azeméis.
Em 1282, D. Dinis incluiu-o entre os doze castelos assegurados como arras a sua consorte, a Rainha Santa Isabel.
Em 1128, o senhor do castelo apoiou a revolta de D. Afonso Henriques contra a sua mãe D. Teresa. O castelo foi também importante nas lutas contra os muçulmanos, contribuindo para a expansão do reino de Portugal. A parte. inferior da torre de menagem é desta época Em 1383, o castelo, cujo senhor era D. Afonso Teles, irmão de D. Leonor Teles, foi conquistado pelos adeptos do Mestre de Avis. Nessa altura, a muralha principal ficou com o formato que hoje podes ver.
Em 1448, D. Afonso V doou o castelo, já em mau estado, a Fernão Pereira (da família de Nono Alvares Pereira), o qual se comprometeu a repará-lo. Nos finais do século XV, todo o actual castelo começou a ficar com a actual configuração: reforçaram-se as muralhas, aumentou-se e embelezou-se a torre de menagem, construiu-se a nova cerca e a barbacã.
No século XVI, construiu-se um palácio que foi aumentado no século seguinte; não podes vê-lo, porque foi demolido em 1929 e do qual apenas restam algumas paredes, a escadaria e o fontanário
Em 1700, o 8º conde da Feira morreu sem deixar herdeiros; em 1772, o paço foi devorado pelas chamas; em 1755, o terramoto fez alguns estragos. No século XX, o castelo estava em estado de abandono
Durante o século XX, o castelo foi reconstruído- fizeram-se obras nas muralhas, nos adarves, nas ameias, na torre de menagem... Devido a essas obras, o castelo hoje está praticamente como era no início do século.


Parque Biológico de Gaia



Ver galeria de fotos

Primeiro centro permanente de Educação Ambiental do país, o Parque Biológico de Vila Nova de Gaia consiste numa área agro-florestal deste concelho, com 35 hectares, onde vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas.
O objectivo do Parque Biológico é a compreensão, pelos visitantes, da paisagem da região, incluindo todos os seus componentes (flora, fauna, clima, arquitectura rural, usos e costumes, hidrografia, etc.) e do contraste entre essa paisagem agro-florestal, que se preserva no Parque, e a envolvente urbana.
O Parque é, também, uma pequena reserva natural de fauna e flora; mais de 40 espécies de aves selvagens nidificam no Parque e outras tantas visitam-no durante as migrações.
Integram ainda o Parque um centro de recuperação de animais selvagens, encontrados feridos ou detidos ilegalmente em cativeiro, e um viveiro que produz anualmente milhares de plantas, de mais de 300 espécies, destinadas ao
próprio Parque e aos espaços verdes públicos do concelho de Gaia.
O Parque Biológico estende-se pelo vale do rio Febros, um afluente da margem esquerda do Douro, em cuja proximidade se disseminam velhas casas rurais, moinhos e engenhos de buchas.
Durante séculos, quem por aqui se deteve, procedeu ao arroteio dos bosques e florestas, à construção de muros e socalcos, à abertura de minas e poços, à modelação e fixação do leito do rio Febros para a instalação de moinhos, e à substituição das espécies vegetais originais por outras com maior interesse agrícola ou florestal.
A altitude do Parque varia somente entre os 47,8 m e os 98 m e o seu relevo é em grande parte artificial, uma vez que os antigos lavradores armaram o terreno em socalcos.
Do ponto de vista climatológico, o Parque Biológico situa-se numa região de clima geral marítimo-atlântico, caracterizado por um Verão fresco e um Inverno agradável, e uma precipitação superior a 1000 mm. As brumas são frequentes, mesmo no Verão, e ar é bastante húmido todo o ano.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Miminho, Textos Criativos

Um miminho pode ser a alegria, o amor, um abraço, a amizade, ser amigo, ter harmonia, o carinho, ternura, a partilha, muitos beijinhos ou simples mente um, as prendas, e toda a gente deve gostar de carícias ajuda, e adoram meiguices através das palavras.
Tudo isto pode ser dado por toda a gente desde que seja só por um miminho.

Projecto Ilhavo - Uma Cidade

A Cidade de ILHAVO

ILHAVO é uma cidade portuguesa, que se situada no distrito de Aveiro, região Centro e subregião do Baixo Vouga, com aproximadamente 17.000 habitantes (cidade). É sede de um município com 75,05 Km² de área e (2006), subdividido em 4 freguesias.
O município é dividido em três braços da Ria de Aveiro e é limitado a norte e nordeste pelo município de Aveiro (limite terrestres a noroeste e através da ria a norte) e a sul por Vagos.
O concelho recebeu foral de D. Dinis em 13 de Outubro de 1296, tendo sido elevado a cidade em 9 de Agosto de 1990.
A Igreja Matriz de Ílhavo é um dos monumentos da cidade, foi completamente reconstruída na segunda metade do século XVIII. As obras foram feitas pelo rei D. José I, à excepção da capela-mor que ficou a cargo da paróquia. A igreja guarda vários objectos artísticos, da época anterior à sua construção, como por exemplo a pia baptismal gomada, dois benedictérios seiscentistas, dois baixos-relevos em talha dourada e policromada - o da "Dúvida de S. Tomé" e a "Senhora da Assunção" -possivelmente oriundos do Convento de S. Domingos, actual Sé de Aveiro.
As imagens que se seguem são outros dos monumentos e edifícios históricos da cidade de Ílhavo, alguns deles já reconstruídos e modernizados outros ao completo abandono.

A Vista Alegre foi fundada por José Ferreira Pinto Basto, que deu também o nome á nossa escola. Até o fim do século XVIII, Portugal não possuía nenhuma indústria que fabricasse porcelana.
A Vista Alegre é hoje uma das melhores fábricas de porcelana do mundo e uma das mais bem equipadas. Para além de ser líder de mercado em Portugal, tornou-se uma instituição em Portugal e no mundo, sinónimo de excelência e inigualável qualidade.
A cidade de Ílhavo é também conhecida pelo famoso Pão de Vale de Ílhavo, confeccionado de forma artesanal e cosido em forno a lenha. O Pão de Vale de Ílhavo tem a Pada com forma mais conhecida, mas também existe o Folar ou Pão Doce (com ou sem ovos) comercializado nas alturas da Páscoa.
O município de Ílhavo engloba duas cidades: Gafanha da Nazaré e Ílhavo. No concelho de Ílhavo, na localidade da Barra, existe um dos muitos faróis (Farol da Barra) marítimos de Portugal. O Farol e praia da Barra pertencem á freguesia de Gafanha da Nazaré. Já a Costa Nova do Prado pertence à freguesia da Gafanha da encarnação. A praia da Costa Nova do Prado é também um dos locais de excelência do município, sendo de visita obrigatória por quem passa na zona. As casas típicas desta praia (designadas por Palheiros), caracterizam-se por fachadas em madeira ou betão, listadas com cores vivas e alegres, alternadas com a cor branca.

Jogo Beira-Mar no estádio Mário Duarte

Jogo Beira-Mar no estádio Mário Duarte


No dia 11 de Janeiro de 2009, eu fui ver o Beira-Mar x Freamunde, no estádio Mário Duarte.
Eu fui com o meu primo e com o meu pai ver esse jogo “escaldante”.
Quando começou o encontro, os jogadores entraram em campo e houve muitos aplausos para a equipa da casa, que neste caso era o Beira-Mar.
Aos 25 minutos de jogo, Artur, jogador do Beira-Mar, marcou de cabeça o primeiro golo.
No final da primeira parte, a família do Beira-Mar, constituída pelos sócios e camadas jovens, tirou uma fotografia numas bancadas livres.
Na segunda parte, o Beira-Mar criou muitas oportunidades de golo desperdiçadas.
No último minuto de jogo, o guarda-redes do Freamunde foi expulso, por isso foi livre directo e quase que era golo.
Quando acabou o jogo, o resultado final era 1-0 e também os jogadores do Beira-Mar atiraram cavacas aos adeptos porque era dia de São Gonçalinho.


João Pedro 5ºG

Aquecimento global


Aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século. O fenômeno se manifesta como um problema na temperatura sobre as áreas populadas do Hemisfério Norte, entre Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer. O clima marítimo do Hemisfério Sul é mais estável; embora o aumento do nível médio do mar também o atinge. O clima marítimo depende da temperatura dos oceanos nos Trópicos; e este está em equilíbrio com a velocidade de evaporação da água, com a radiação solar que atinge a Terra e o Efeito Estufa (Albedo).
O Homem e a Biosfera

O homem, como ser vivo, faz parte da biosfera, modificando-a positiva ou negativamente.
Os seres vivos dependem uns dos outros e mantêm relações específicas com o
meio ambiente. Com exceção do homem, que consegue se fixar e viver em quase todos os lugares do planeta, devido ao alto grau de adaptabilidade que lhe é natural, cada ser vivo tem um ambiente em que se adapta melhor e que, sendo modificado, pode afetar o ecossistema. Por isso, o homem tem uma responsabilidade acrescida na saúde da biosfera.
Neste sentido, a
UNESCO lançou, em 1971, o programa internacional "O Homem e a Biosfera" para incentivar a cooperação entre os países no sentido de conhecer e encontrar formas de evitar a degradação da biosfera.
A África
A África é o segundo continente mais populoso da Terra atrás da Ásia e o terceiro continente mais extenso atrás da Ásia e das Américas.
Tem cerca de 30 milhões de km², cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do
planeta e mais de 900 milhões de habitantes em 53 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo.
A Poluição

Por poluição entende-se a introdução pelo homem, directa ou indirectamente de substancias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ai presente.[1]
Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.
Mesmo produtos relativamente benignos da actividade humana podem ser considerados poluentes, se eles precipitarem efeitos negativos posteriormente. Os
NOx (óxidos de azoto) produzidos pela indústria, por exemplo, são frequentemente citados como poluidores, embora a própria substância libertada, por si só não seja prejudicial. São classificados como poluentes pois com a acção dos raios solares e a humidade da atmosfera, esses compostos dão origem a poluentes como o HNO ou o smog.
Pesquisa de Vanda 5g

O Piolho saltitão, Texto Criativo

O Piolho saltitão

Era uma vez um piolho que viva numa cabeça de um rapaz que se chamava Miguel. Quando o Miguel chegou à escola, já tinha tocado para entrar. O piolho mordeu-lhe na cabeça, e o Miguel num segundo estava lá fora e noutro segundo, estava dentro da sala. Quando o Miguel se portava mal o piolho mordia-lhe novamente na cabeça, e se o Miguel se portava novamente mal e o piolho mordia-lhe outra vez e com mais força.
Quando o Miguel foi para casa disse para o piolho: nunca mais vou portar-me mal, então o piolho foi se embora. Mas o Miguel teve que prometer ao Piolho que se iria portar bem.

Tiago Xavier dos Santos 5ºG

_______________________________
O Piolho saltitão

Era uma vez um piolho saltitam chamado Manuel. O piolho Manuel um dia foi parar á cabeça de um rapaz muito bonito, passou de cabeça em cabeça e pensou –já estou farto de saltar: vou parar nesta cabeça e dormir!
Quando acordou tinha muitos amigos com quem brincar, pensava que era um sonho!
Beliscou-se, mas não era um sonho era real, foi chamar amigos para brincar mas ninguém o conhecia ficou triste e foi para casa.
Ele começou a pensar: eles não gostam de mim e não me conhecem! Vou fazer amigos. Conseguiu fazer muitos amigos e ficou feliz e perguntou-lhes:
- quem e que quer vir jogar futebol comigo? E eles disseram:
- sim queremos! Tu és o nosso melhor amigo, por isso vamos lá jogar futebol. Ficaram muito felizes. Brincaram até á hora de jantar e disseram:
- somos muito felizes e foram para casa.
Um dia mais velhos morreram porque a mãe do menino descobriu que ele tinha piolhos. Foi comprar remédio e eles morreram mas não morreram todos o piolho Manuel sobreviveu saiu de casa olhou á sua volta e estavam todos mortos foi procurar os seus amigos encontrou os mas eles estavam mortos e ele começou a chorar e gritou:
Não está a acontecer.

Tiago Gomes5G

A Rolha, textos criativos

Era uma vez um sobreiro que vivia no Alentejo e que dava muita cortiça.
O Joaquim Barbudo, era assim que era conhecido, era o dono desse sobreiro. Ele gostava muito do sobreiro, porque dava muita cortiça. Mas um dia, um senhor ficou muito interessado nessa árvore…
O sobreiro ficou sem casca, pois a cortiça foi tirada por aquele senhor e o Joaquim ficou muito triste e muito preocupado. Pensou nisso todo o dia e questionou-se onde estaria a casca do sobreiro (…)
Na fábrica a rolha saltou e foi levada até às caves do vinho do Porto. Quando o Joaquim Barbudo soube da notícia, deslocou-se rapidamente até ao Porto. Quando lá chegou, encontrou aquele senhor e começaram uma longa discussão para resolver o assunto. No final toda a gente se entendeu (…)
Em casa do Joaquim, depois do jantar, ele pegou na rolha e pô-la numa garrafa de vinho sua para beber e saborear.

João Pedro 5g

___________________________

A rolha

Era uma vez um sobreiro que estava numa floresta. A minha avó vivia lá, numa colina com 3 casas.
O Joaquim Barbudo, era assim conhecido pela sua grande barba longa e peluda. Era vizinho da minha avó e era um grande lenhador. O Joaquim convidou-me para ir com ele e eu, claro que não recusei. Quando chegamos ele pegou numa das suas ferramentas e cortou a casca de um sobreiro.
O sobreiro ficou sem casca, pois a cortiça já foi retirada, e levamo-la para um homem que comprava a cortiça, disse que o bocado era grosso e de qualidade e comprou por 47euros. O homem perguntou-me se queria ir com ele à fábrica, e eu disse que sim. Quando chegamos a cortiça já estava em rolhas para vender.
Na fábrica, a rolha saltou e foi levada até à casa do vinho do Porto que era debaixo de uma colina. Um dos homens encontro-a e colocou-a numas das garrafas que estava lá.
Lá em casa, depois do jantar, peguei na rolha e juntei à colecção de rolhas do meu pai.
Catarina Nogueira, 5G

___________________________
A rolha

Era uma vez um sobreiro no baixo Alentejo um dia esse sobreiro foi cortado.
O Joaquim barbudo era assim conhecido porque tinha muita barba a profissão era tirar as cascas dos sobreiros.
O sobreiro ficou sem casca, pois foi retirada pelo Zé Tasquim.
Na fábrica a rolha saltou e foi levada até às caves
do vinho do Porto, vinho de alta qualidade que o ti Horácio bem apreciava.
Lá em casa, depois do jantar peguei na rolha e guardei-a para a colocar no rolhão do meu hipermercado.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Inter-Escolas Concelho de Ílhavo 2009

Em mais uma edição do Interescolas de Ílhavo a nossa escola participou de uma forma activa e colorida.
Vários foram as peças apresentadas pelos nossos alunos. Desde a Dança ao Canto os nossos artistas construiram um espectáculo recheado de arte e emoção...

Aqui vos deixamos apenas uma pequena mostra do que foi esta maravilhosa actuação realizada pelas escolas e para as escolas... de Ílhavo



Teatro 7A - O Peixinho e as Estrelas do Mar

Sob orientação das professoras Susana e Anabela Mateus o 7A brindou a nossa escola e os pequeninos da Pré com uma actuação colorida cheia de mensagem. Inspirada no valor da amizade e da solidariedade, adaptação do livro do Principezinho, os alunos desta turma coloriram e deram forma a uma apresentação singular repleta de sons e símbolos marítimos. O Valor da Amizade é o mais importante.

Semana da Leitura 2009 - Encontro com Amaro Neves

O encontro com o historiador e grande defensor do património português, foi muito interessante e os alunos mostraram-se muito entusiasmados com a experiência. O tema principal da conversa foi "A cidade dos ovos moles", primeiro livro de literatura infantil editado pelo autor. Os alunos fizeram algumas perguntas a Amaro Neves e leram algumas passagens do livro, dando a conhecer duas lendas sobre a origem deste doce tão apreciado. Ao mesmo tempo e, para que todos ficassem a saber como se fazem os deliciosos ovos moles, a Professora Margarida Simões exemplificou. No fim... claro, todos nos deliciámos!
Para terminar a visita os alunos ofereceram ao historiador uma dramatização de "O Pássaro da Alma" de Michal Snunit. Muito bonito! Eis a reportagem fotográfica:
(em Livros Sentidos)

Semana da Leitura 2009 - Lançamento do livro de contos

Basta clicar para veres o livro...





quarta-feira, 4 de março de 2009

Semana da Leitura na ESDJCCG

Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo.

Está a decorrer na nossa escola a chamada Semana da Leitura.
Deixo-te aqui um folheto onde podes ver a progamação de dia 6 de Março, dia aberto , devido à exposição de trabalhos dos alunos de Eur'Hope.




Encontrámos-nos lá :D

terça-feira, 3 de março de 2009

Daltonismo


" O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica."




Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Cambridge demonstrou que algumas formas de daltonismo podem, na verdade, proporcionar uma visão mais aprimorada de algumas cores:

Durante a 2ª Guerra Mundial descobriu-se que os soldados daltónicos tinham mais facilidade em detectar camuflagens ocultas na mata.

Os daltónicos possuem uma visão nocturna superior à de uma pessoa com visão normal.

Eles também são capazes de identificar mais matizes de violeta do que as pessoas com visão normal.

A maioria dos daltónicos não sabe que possui esta anomalia.

A percepção das cores varia muito de uma pessoa com daltonismo para outra.

O pintor Vincent van Gogh sofria de daltonismo.

A incidência de daltonismo é maior entre os descendentes de Europeus.

Os daltónicos vêem, em média, entre 500 a 800 cores.

Normalmente as cores predilectas de quem tem esta alteração genética são o azul ou roxo, por serem cores vivas.

Para os daltónicos o arco-íris não possui 7 cores.


segunda-feira, 2 de março de 2009

Semana da Leitura - Biblioteca

Andas outra vez triste, gostarias de ganhar prémios... conhecer novos mundos e ter novas aventuras? Ora cá está uma actividade recheada de cor e desafios...

Semana da Leitura... passa pelo átrio da escola para veres o programa e participa no concurso do Puzzle literário... ainda podes ser o Vencedor... aproveita para fazer uma viagem a um lugar mágico ... Lê um novo livro, ou um velho que ainda não lhe tenhas pegado... vais ver que te vai levar a sonhar novamente!

LudoArte- Um projecto artístico da nossa escola

Não tens nada que fazer... andas pela escola a apanhar Gambuzinos...
Dedica-te a sonhos mais altos... desperta em ti o Sr. Artista que existe e mostra com toda a garra o que és capaz de criar...!!!
Eis alguns exemplos... o teu trabalho pode estar por aqui... para a Próxima.
Anda lá, tu és capaz!

Grafities * Inter-escolas

Mais um ano mais uma edição do Grafities - Inter-escolas. Realizou-se na nossa escola EB23Ílhavo e contou com a participação das escolas Secundária de Ílhavo e Secundária da Gafanha da Nazaré... cada escola teve na sua mão uma tela para criar um grafitie... eis alguns dos resultados.... podem escolher e comentar o que gostam mais...

Jornal de Parede 5G - AP - Março

Ao iniciar mais um mês já actualizamos o nosso espaço "Jornal de Parede" mesmo ao lado do quadro na nossa sala... queremos homenagear o nossos Pais neste mês continuamos a trabalhra com o projecto Banda desenhada, e temas sempre actuais como a reflexão sobre a natureza, o mundo, e a Água...

Dia do Pai

Todos os anos há um dia em que os Pais são especiais e tornam-se o centro das atenções. Começamos desde já a preparar este dia. Vejam os trabalhos no nosso jornal de parede!