terça-feira, 26 de outubro de 2010

Biblioteca e os monstrinhos... vem viver o espírito do Halloween

Vem construir Monstrinhos
             e escreve uma quadra medonha... brrr

e para ter mais inspiração...

Motofonia - Um solo Poético para todas as infâncias

Motofonia (7 minutos) from Fernando Mota on Vimeo.


A 19 e 20 de Outubro - Motofonia - Um solo Poético para todas as infâncias. A nossa escola aproveitou o espectáculo apresentado no Centro Cultural de Ílhavo. As turmas do 5.ºF e o 5.ºH acompanhadas pelos professores de Música deliciaram-se neste conto musical onde as melodias do dia a dia foram recriados com toda a beleza e simplicidade um conjunto de paisagens sonoras.

Motofonia (trailer) from Fernando Mota on Vimeo.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação



Como já vai pertencendo à cultura da nossa escola, a EB José Ferreira Pinto Basto comemorou o Dia Mundial da Alimentação. No átrio da nossa escola ficou patente uma bancada de alimentos saudáveis para usufruto de toda a comunidade escolar; dinamizado pelas professoras de Ciências da Natureza. As turmas do nono ano assumiram a preparação do espaço; é de louvar a participação de todas as turmas na partilha desta mesma responsabilidade. Este espaço de exposição servirá de motivação para a reflexão sobre o tema. As circunstâncias dos dias de hoje são promotoras, infelizmente, de um conjunto de atitudes não muito saudáveis ao nível do sedentarismo, do lazer frente aos "ecrans" de comunicação levando também a desiquilibrios na alimentação. É importante renovar hábitos de exercício físico e de uma alimentação mais saudável, onde as frutas, os legumes e a água  abundem e se regrem o uso dos açucares e gorduras.
Neste dia, o trabalho da Unidade de Surdos e dos Apoio Educativo foi mais uma colaboração a realçar.
Aqui vos deixamos algumas fotografias deste dia.




quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Poesia e Poesia

*Poema aos homens constipados *



Pachos na testa, terço na mão,

Uma botija, chá de limão,

Zaragatoas, vinho com mel,

Três aspirinas, creme na pele

Grito de medo, chamo a mulher.

Ai Lurdes que vou morrer.

Mede-me a febre, olha-me a goela,

Cala os miúdos, fecha a janela,

Não quero canja, nem a salada,

Ai Lurdes, Lurdes, não vales nada.

Se tu sonhasses como me sinto,

Já vejo a morte nunca te minto,

Já vejo o inferno, chamas, diabos,

Anjos estranhos, cornos e rabos,

Vejo demónios nas suas danças

Tigres sem listras, bodes sem tranças

Choros de coruja, risos de grilo

Ai Lurdes, Lurdes fica comigo

Não é o pingo de uma torneira,

Põe-me a Santinha à cabeceira,

Compõe-me a colcha,

Fala ao prior,

Pousa o Jesus no cobertor.

Chama o Doutor, passa a chamada,

Ai Lurdes, Lurdes nem dás por nada.

Faz-me tisana e pão de ló,

Não te levantes que fico só,

Aqui sozinho a apodrecer,

Ai Lurdes, Lurdes que vou morrer.



António Lobo Antunes - (Sátira aos HOMENS quando estão com gripe)

Histórias e histórias - O Ponto e Virgula

Ponto e vírgula


Era uma vez, um ponto que conheceu uma linda virgula, simpatizaram e tiveram um lindo filho que saía à mãe e ao pai; era o ‘’ponto e vírgula’’…

O ponto e vírgula era muito irrequieto e mentiroso! Sempre que liam um texto, o ponto e vírgula intrometia se sempre lá no meio para deixar as pessoas respirarem e fazerem uma breve pausa…

Os seus pais lhe diziam: “saíste cá um mentiroso!” mas não era por mal, era só na brincadeira…

Mas apesar de ser assim, o ponto e vírgula era espantoso …fazia coisas Maravilhosas nos textos e nas histórias!
Maria Marques

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Evocando o Dia Mundial do Animal

Eu sou o Botas...

Como todos sabemos, as pessoas têm o seu dia especial (a sua festa de anos ou um dia dedicado a eles).


Com os animais passa-se a mesma coisa, pois também têm o seu dia especial ou a sua festa de anos.

AH…ainda não me apresentei: Eu sou o Botas, o cão, e quero- vos falar sobre o dia mundial dos animais – o meu dia!!!.

Quando esse dia chegou, a minha dona não queria ir para a escola. Foi então que a mãe apareceu, e a acalmou:

- Hoje não vais à escola, porque é sábado!

Ela parou a gritaria e disse à mãe:

- Ele não devia ter assistido a esta cena toda!!!

E foram-se as duas embora.

Olhem….e eu fiquei aqui sozinho. Quando vocês estão sozinhos, não vos apetece ter alguém para brincar? Pois eu também. Mas os pais da minha dona não querem ter mais cães. Dizem que dão muito trabalho, e eu compreendo, pois sendo eu ainda bebé e já dou tanto trabalho….o que será quando crescer!!!!! UI!!!! Deve dar o dobro do trabalho.

Quando eles chegaram, traziam uma prenda muito misteriosa! E vocês perguntam: Misteriosa porquê? Misteriosa, porque mexia-se muito. Eles entregaram-me o embrulho, e eu desapertei o laço e a minha dona rasgou o papel. Foi quando espreitei lá para dentro, e……… nem acreditam o que eu vi: um cachorrinho igual a mim (mas branco)!!!!! Fiquei tão contente que me senti humano. E a partir daquele dia nunca mais me senti só.

Que Grande dia de MIM!!!!!

Beatriz Lau 5.ºG

Desafios EMRC 5.ºano 2010-11

Desafios EMRC 5ano EBJFPB Ílhavo

Os alunos do 5.ºano foram desafiados a retratar com beleza o ser EMRC na escola com os outros. A Vida só é possível com os outros, deles dependemos constantemente.
Clica na imagem para veres alguns dos trabalhos.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Implantação da Républica revisitada - DCHS

Os professores de História da nossa escola brindaram-nos com uma pequena grande evocação da Implantação da República:
Primeiro sentimo-nos portugueses testemunhando e participando no astear da Bandeira de Portugal ao som do Hino que todos tentámos cantar.
Nos espaços verdes da escola foi o momento de plantar a árvore da República, uma espécie autóctone que a nossa Directora fez justiça à natureza dando vida e água.
Por fim no auditório da nossa escola os professores introduziram-nos nesta aventura que foi a Implantação da República em Portugal...

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Aniversário da Implantação da República

A Biblioteca associando-se aos eventos da comemoração da República fez uma pequena exposição com o acervo literário e documental presente na biblioteca e de outras obras captadas por vários elementos da escola. No dia do serão com os pais, comemorando-se o mundial da música, a entrega de prémios e a Republica podemos conhecer de mais perto este espaço nobre que nos foi brindado. deixamo-vos aqui uma pequena mostra fotográfica bem como alguns pequenos flashes sobre o tema e vivências deste feriado nacional pelos nossos alunos do 5G, que abraçaram a árdua tarefa de comentar, elaborar, opinar, pesquisar para que o jornal da escola estivesse todo o ano vivo e activo.




Na terça-feira, comemoram-se 100 anos da Implantação da República que aconteceu no dia 5 de Outubro de 1910.



A Biblioteca expôs, CDs e DVDs, e livros por exemplo “O fim do Mundo”, “O 5 Outubro e a primeira República” e “Os Lusíadas”. O cartaz e as bandeiras de Portugal em cima da mesa, na Biblioteca, anunciam o Centenário da República.


Neste dia, tão importante o que a nossa escola pretende fazer é lembrar o quanto a República em Portugal é importante e que antes era diferente. Antigamente, antes do dia 5 de Outubro de 1910 era o Rei que mandava. depois passou a ser quem o povo escolhia.


Na sexta-feira da mesma semana em que se comemora o dia da implantação da República os Pais (Encarregados de Educação) são chamados para visitar a escola e sentir o dinamismo que queremos ter este ano.  Este texto foi o nosso primeiro trabalho nesta disciplina.


Para já escolhemos “Os Lusíadas” como o livro português mais importante . Outros livros serão escolhidos pelos nossos colegas. À semelhança do que se passa no nosso país as propostas serão votadas. O livro vencedor, escolhido, será o que tiver mais votos.

José Alexandre, Maria Pinho e Catarina Santos, 5.ºG



Republica
Em 1910, no dia 5 de Outubro, às nove horas aconteceu uma coisa muito importante. Relembro que eu e os meus pais fomos à rua para ver o que se passava. Vimos uma grande multidão de gente. Com receio que nos perdesse, o meu pai, colocou-nos uma algema ligada ao seu GPS. Bem, entenda-se, naquele tempo como não havia tecnologia o meu pai pôs a cabeça a funcionar e orientou-nos. Mas não correu muito bem chocámos contra um senhor, já com roupas muito “demode” mas muito simpático que nos disse o que estava acontecer: Uma revolução, a Implantação da República.
Mas é o Rei que manda? Não é?
Era… , respondeu o senhor, agora é o presidente.
De repente ouço o meu nome… filha filha…
Eu acordo e grito estamos na República!
Beatriz Duarte

5 de Outubro é feriado. Comemora-se o dia da implantação da Republica. Os alunos não vão à escola. Nesse dia brinquei muito, fui visitar a minha tia. Fiquei em casa sem me recordar do porquê do feriado. Diverti-me joguei consola e vi televisão.
Miguel

O dia da Republica é um dia muito importante para Portugal. Comemora-se a implantação da República e o fim da Monarquia. As pessoas não trabalham, pois é feriado Nacional, aproveitando o mesmo para passear e fazer coisas que gostam.
Beatriz Santos

No dia 5 de Outubro é considerado feriado Nacional pois se comemora a implantação da República. As pessoas não trabalham e as crianças não vão à escola como eu. Passei o dia no computador e a jogar Nintendo. Até me diverti consegui passar muitos níveis no “Super Mário”.
Maria Marques

No dia 5 de Outubro de 1910 os portugueses começaram um novo regime de governo onde imperava a liberdade. As pessoas podiam escolher quem governava e dar a sua opinião. A República, do latim res publica é uma forma de de governo em que o chefe do estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes tendo a sua chefia uma duração limitada.
Catarina Santos

Os 100 anos da República
No dia 5 de Outubro 2010 comemorou-se os 100 anos da república. Aproveitei este dia em que foi feriado para dormir até mais tarde, andei de BMX e encontrei um conjunto de pessoas que estavam a pescar. Entretanto fui buscar a minha tia ao trabalho e fomos para casa comer. Já quase de noite fomos ao café passear e conversar.
Ruben Ferreira

No dia 5 de Outubro é feriado nacional, pois comemora-se a implantação da República. Operou-se grandes mudanças na política e no governo do país. Por exemplo, no tempo dos reis o poder descendia de pai para filho, agora com a República, é o povo que escolhe quem vai governar.
Ruben Neto


“ Dia Mundial da República “

Dia 5 de Outubro foi o dia da Implantação da República.

Ontem, 5 de Outubro, todos os telejornais referiam que República celebrava o seu centésimo aniversário. O Palácio de Belém esteve aberto ao publico durante esta semana.

Na nossa escola houve muitas actividades, por exemplo, a biblioteca fez uma mini exposição com imensos livros sobre a República, na entrada da Escola estava um expositor com imensos cartazes alusivos ao tema.

Mas afinal o que é a República?
“A Republica é uma forma de governo em que o chefe do estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. “

“ Num regime republicano e chefe de estado, normalmente chamado presidente, pode ou não acumular o poder executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre e secreto, em intervalos regulares, variando conformo o país. A origem desse tipo de regime esta na Roma clássica, quando primeiro surgiram instituições como o senado.

Inês Ferreira Cruz 2010.10.06 A.P

Descobrir uma nova Escola! Descobrir novos Amigos!

Olá 5º Ano!!!




Olá 5º ano, eu sou a Inês tenho 11 anos e andava na escola da “ Senhora dos Campos “.

Era tão diferente, mas agora é continuar a olhar para a frente e não baixar os braços. É verdade a escola é mesmo muito grande mas não é por isso que vou andar por ai pelos cantos sozinha, temos de fazer novas amizades e andar-mos sempre a sorrir.

Olha eu no dia da apresentação estava um pouco nervosa mas depois passo-me, não conhecia ninguém (os meus colegas antigos foram todos juntos para outra escola, sentia-me um bocado deslocada). É bom saber que consegui chegar até aqui, e espero conseguir chegar ate mais longe.

Até agora estou a gostar imenso da escola,

os professores são tão fixes, e já tenho vários amigos. Estou a adorar a escola. As aulas são divertidas, espero conseguir todos os meus objectivos. Espero não desiludir os meus pais.

EU ADORO ANDAR NA ESCOLA......



O meu primeiro dia de aulas dia de aulas.Olá a todos!


Eu gosto muito de estar nesta escola porque podemos ir à biblioteca jogar no computador, ler revistas, jornais, filmes, …

Gosto de comer cá na escola porque nós temos cartão para podermos comer.

Gosto de ver a escola porque ainda não sei algumas salas, por isso eu peço ajuda a alguém.

Gosto de estar nas salas de aulas para conhecer os professores e amigos e também gosto muito de aprender cá nesta escola para eu estar a saber alguns trabalhos de Matemática, Língua Portuguesa, Estudo Acompanhado, Música, História de Geografia de Portugal, …

Eu também brinco com os meus amigos e faço Ginástica. Na Ginástica gosto de correr, jogar Futebol, Basquetebol, às Escondidas e à Apanhada, …

João Paulo5G


Eu sou uma aluna que está pela primeira vez nesta escola.
Eu sou pequena, magrinha, tenho a pele morena, olhos castanhos e cabelo castanho claro; sou sossegada mas um bocadinho nervoso.
As minhas sopas preferidas são caldo-verde e canja, e gosto de quase todos os alimentos.
Nos meus tempos livres gosto brincar com os meus amigos, de jogar ps2, de estar no PC, de ler, gosto de música e ando aprender a tocar guitarra.


O meu primeiro dia de aulas
O meu primeiro dia de aulas foi um pouco esquisito e estava um pouco assustada e com medo, mas acho que me vou habituar. Nas salas estava perdida (quase perdida e com medo de me perder). Mas tentava acompanhar os meus colegas para não me perder.

A minha primeira semana de aulas
Na minha primeira semana de aulas estava um bocado nervosa mas sabia que me ia habituar.
É difícil de decorar as salas mas ao longo do tempo vou-me habituando.
Tem muitos meninos a empurrar. Vão sempre empurrar!

Sofia, AP 5G

Desafios para este ano...
Na próxima semana, terça-feira, comemoram-se 100 anos da Implantação da República que aconteceu no dia 5 de Outubro de 1910.


A Biblioteca de Ílhavo ofereceu-nos muitos livros, CDs e DVDs, por exemplo “O fim do Mundo”, “O 5 Outubro e a primeira República” e “Os Lusíadas”. O cartaz e as bandeiras de Portugal em cima da mesa, na Biblioteca, anunciam o Centenário da República.

Neste dia, tão importante o que a nossa escola pretende fazer é lembrar o quanto a República em Portugal é importante e que antes era diferente. Antigamente, antes do dia 5 de Outubro de 1910 era o Rei que mandava. depois passou a ser quem o povo que escolhe quem o governa.

Na sexta-feira da mesma semana em que se comemora o dia da implantação da República os Pais (Encarregados de Educação) serão chamados para provavelmente lhes falarem sobre o que faremos em Área de Projecto. Este texto foi o nosso primeiro trabalho nesta disciplina.

Para já escolhemos “Os Lusíadas” como o livro mais importante português. Outros livros serão escolhidos pelos nossos colegas. À semelhança do que se passa no nosso país as propostas serão votadas. O livro vencedor, escolhido, será o que tiver mais votos.

José Alexandre, Maria Pinho e Catarina Santos, 5.ºG


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia Mundial da Música - Concurso Literário, Mês das Bibliotecas Escolares, Enigma do Mês e Poesia Parede no Auditório da nossa Escola

No auditório da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, realizou-se a entrega do prémios do Concurso Literário em parceria EB JFPB e ADDA. Valorizou-se assim a comemoração do mês dedicado às Bibliotecas Escolares, o Dia Mundial da Música criando uma noite de serão cheia de música, poesia, declamação e festa.

Chá e os bolinhos aconchegaram os presentes mesmo antes da visita à biblioteca, para redescobrir a República em exposição. Cerca de 90 participantes testemunharam ainda a entega dos prémios e lembranças aos que mais brilharam na Canvas Parade Poesia, e do Concurso do Enigma do Mês DCHS 2009-10.







http://www.youtube.com/v/uH49w0FQkk8?hl=pt&fs=1">name="allowFullScreen" value="true">http://www.youtube.com/v/uH49w0FQkk8?hl=pt&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344">