terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Eu li...

O diário secreto de Adrian Mole aos 13 anos e 3/4 de Sue Townsend
Este livro retrata o dia-a-dia de um rapaz típico dos anos 80, com quase 14 anos. Realça os sentimentos; as angústias e os problemas com a família com os amigos e com a namorada.
Gostei especialmente deste livro, pela forma divertida que a autora retrata as situações caricatas do dia-a-dia deste rapaz. Um livro que não deves deixar de ler!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Lareira de Natal na EB JFPB


A Área de Projecto do 6.ºA, num trabalho de maquetização e recreação artística, depois de várias maquetes feitas pelos alunos esta turma aceita o desafio de construir uma lareira em tamanho real, é uma antiga e tradicional de Portugal. Não falta queijo e vinho, o fogo já está aceso e a chouriça bem defumada.

Bem-vindos à nossa Escola. Aconcheguem-se que o frio está à porta e o Natal já canta os seus hinos de Alegria e Paz.


sábado, 11 de dezembro de 2010

Natal Amarelo

ÁREA DE PROJECTO - ÁRVORE DE NATAL
Profs. GORETE LEAL, ANA TEIXEIRA, CLARA RODRIGUES, CARLOS SOUSA

5º Ano Turma C - 20 Alunos
ÁTRIO DA ENTRADA DA ESCOLA




Esta actividade insere-se no Projecto Eco-Escola.

A Escola Básica José Ferreira Pinto Basto está neste ano lectivo a candidatar-se ao “OITAVO GALARDÃO DAS ECO-ESCOLAS”.

Este concurso da Tetra PaK foi acolhido com entusiasmo, por parte dos professores e alunos do 5º C que na sua Área de Projecto o desenvolveram.

Durante a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos, foi feita uma sensibilização para a importância de se colocar no ecoponto amarelo as embalagens da Tetra Pak, não só na escola, mas também junto de dois Lares da Terceira Idade de Ílhavo.

O projecto, que à partida parecia simples, veio a revelar algumas dificuldades a quando da montagem das embalagens para a construção da Árvore de Natal. No entanto o enorme empenho de todos, permitiu que o barco chegasse a bom porto.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Exposição "Ouriços e Castanhas" na Biblioteca da Sra do Pranto - Novembro 2010

Feira do Livro - Sra do Pranto

Paralelamente à realização da Feira-do-Livro na escola sede do Agrupamento a Biblioteca da Sra do Pranto realizou a sua 1.º Edição da Feira do Livro. Nesta terça-feira foi o dia aberto à comunidade. Parabéns! A Participação da CComunidade foi fantástica.


9 anos Visitam Lisboa e redescobrem o Templo Hindu, Museu da República e Museu Berardo

As turmas do 9 ano da nossa escola visitaram Lisboa no encontro e descoberta de um Templo Hindu, do Museu da Repúlica e do Museu Berardo.

Se a chuva parecia ser desagradável à saída, de facto não o foi, S. Pedro atendeu os nossos pedidos e não precisamos de guarda-chuva.

Por terras da capital, o Templo Hindu http://www.comunidadehindu.org/  marcou o início de uma visita cheia de mistérios e descobertas. Em sinal de respeito, todos se descalçaram para entrar naquele espaço sagrado. Sentimos a beleza e o convite à interioridade que a trindade Hinduista, neste templo tão bem ilustrada, nas figuras e imagens que se nos apresentam. uma breve apresentação do modo de vida hindu culminou esta visita que foi para todos muito enriquecedora.Com um pouco de atraso, que as filas de trânsito nos provocaram, alcançámos o Museu da Républica onde vislumbramos uma história de "Encontros de Estados" onde o "Passaporte" tem uma importância singular. Viajámos no tempo e conhecemos face a face os nossos Presidentes da República.

Durante o tempo reservado ao almoço, passeámos nos belos jardins, oferecemos algumas migalhas às gaivotas que nos saudavam ruidosamete e refrescámos o corpo com a água que o vento, teimosamente, levava dos repuchos do lago criando uma pequena nuvem humida de nevoeiro.

Ir a Belém sem provar a doçaria típica "as natinhas de Belém" quase que era sacrilégio. Assim, ainda fomos esperar na fila para comprar uma recordação e provar as quentinhas natas com açucar e canela. Hummm!!!! que boas; é melhor não abusar e deixar as outras para oferecer aos pais...

A tarde foi dedicada à arte, no Museu Berardo, três grupos formamos e partimos à descoberta: observar, criticar, avaliar, comentar.... foram alguns dos desafios que, de uma forma activa, nos deparámos. Foi Fantástico.

O belo, embora subjectivo tem sempre mais a dizer que apenas o aspecto técnico utilizado, ou as cores, ou a instalação, ou a performance... começámos por descobrir a colecção

A Culpa Não É Minha - Obras da Colecção António Cachola
[ 13 Setembro 2010 | 9 Janeiro 2011 ]A Colecção António Cachola em depósito no MACE, Museu de Arte Contemporânea de Elvas, desde 2007, é apresentada pela primeira vez em Lisboa. Confrontando o entendimento das diferentes linguagens e tempos através de uma selecção de uma centena de obras, o comissário, Eric Corne, procura dar a conhecer a sua perspectiva do panorama artístico contemporâneo português por via desta emblemática colecção iniciada em 1990 e que conta já com cerca de 400 obras.

Outro grupo aventurou-se na TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA - Falemos de Casas: Entre o Norte e o Sul

14 Outubro 2010 | 16 Janeiro 2011 ]A exposição “Falemos de casas: Entre o Norte e o Sul”, co-produzida entre o Museu Colecção Berardo e a Trienal de Arquitectura de Lisboa dedica-se às condições de habitação e as novas soluções encontradas mediante a especificidade de cada região do globo. Com um amplo leque de comissários, a exposição parte de duas experiências emblemáticas (o “projecto SAAL” e “A Casa do Futuro”, de Alison e Peter Smithson) para equacionar o sentido da especificidade do lugar, da herança modernista e das novas soluções para a questão do habitar. Entre a dimensão utópica da herança de 1956 (de Smithson) e de 1976 (do SAAL) e a contemporaneidade, diversas práticas arquitectónicas se constroem e se definem, se cruzam e complexificam. Nas diferentes zonas desta exposição será dada conta das especificidades dos problemas e das soluções locais que a arquitectura vai definindo, recorrendo à apresentação de projectos, ao uso de imagens documentais, a entrevistas com arquitectos, teóricos e habitantes.
Aqui fica a reportagem fotográfica...



http://www.museuberardo.com/

HISTÓRIA DO NATAL DIGITAL

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ler em Puzzle! Biblioteca - Feira do Livro

No âmbito da feira do livro a Biblioteca Municipal de Ílhavo trouxe-nos um desafio: Ler em Puzzle!

A turma do 7D foi a turma escolhida para experimentar esta leitura misteriosa e enigmática. Descobrir a sequência da história tornou-se um desafio interessante e muito pedagógico. As histórias que estiveram na base do trabalho foram " Artur e os Minimeus", "A vida nas palavras de Inês Tavares", "Diário de um banana" e "O aprendiz de guereiro".

CASCI em visita pelos alunos do 9ano de EMRC

Evocando a comemoração da semana dos resíduos a CMI e o AEI uniram-se para visitar os lares da nossa Terra e partilhar saberes sobre as responsabilidades com o nosso planeta e a importância de Reciclar, do Reduzir e Reutilizar.
O professor de EMRC, com a turma do 9D, foram ao Lar do CASCI fazer festa. Houve espaço para partilha conhecimentos, de dança, e muitos abraços e beijinhos. Todos ficaram muito felizes com este intercâmbio: disso testemunham os sorrisos, as lágrimas, a atenção e comportamento durante a visita.

Obrigado a todos e em breve prometemos voltar!

Deixamos aqui um grande obrigado ao Engeheiro Luis Rabaça que nos desafiou com esta iniciativa, bem como à Professora Ambrosina que realizou as flores de oferta e à comunidade ilhavense nomeadamente à Lilinoivas[Gafanha da Nazaré] que preparou e ofereceu os saquinhos de flores secas para o dar a cada idoso dos lares visitados.




 
"Agradecemos desde já, todo o tempo dispensado para nos receber e toda a simplicidade e experiência de vida que nos conseguiram transmitir com a força do olhar. Esperamos que se tenham divertido e que desta forma tenhamos superado todas as expectativas. Agora partimos com a esperança de voltar.
obrigado por enriquecerem este dia com a felicidade da vossa presença " 9D

sábado, 4 de dezembro de 2010

Livros e Bruxas na Biblioteca Sra do Pranto

A Biblioteca e a escola sentiram uma brisa fria neste Novembro. Uma bruxa de nariz enrugado e cabelo roxo almendrado visitou a escola e aterrorizou com encantamentos e histórias que faziam rir até os mais amedrontados. Vem espreitar o que foi acontecendo...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Semana dos Resíduos - Bandeira Eco-escolas

Frutas e livros!!! Feira do ivro

Integrado nos desafios propostos para os alunos com necesidades educativas, sob a cordenação da professora Gorete Leal e Paula Gomes construímos frutas... estão expostas na Biblioteca no espaço da Feira do Livro. Serão um miminho aos pais que visitarem a Feira nesta sexta-feira, dia aberto à comunidade. Aguardamos a vossa visita das 21.00h às 22.30h.
Esperam-se três momentos a não perder e que irão marcar esta noite muito cor de rosa. Até logo!

Sida!!! Comemorando o dia mundial da sida.

Evocando o dia mundial da Sida, a nossa escola promove a reflexão sobre o tema com um grande cartaz afixado no átrio de entrada da escola, bem  como com a promoção de visitas, em pequeno grupo, ao espaço do gabinete. Nesta luta pela saúde e pela dignidade de todo o ser humano, lançam-se desafios e reptos aos quais não podemos ficar distraídos ou indiferentes, tu e eu temos que agir. Promove e defende hábitos saudáveis .


Bijuteria!!! A arte criada pela Unidade de Surdos da nossa escola.

Mais um dinamismo que se impôs no átrio da nossa escola, sem grandes apresentações mas com muita classe.
Os alunos surdos da nossa escola desenvolveram um projecto de construção de bijuteria no âmbito da reutilização de materiais. Estamos a comemorar a Semana Internacional dos resíduos. Que lindo... ficou maravilhoso. Esteve patente à comunidade durante a última semana de Novembro.