quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dia Aberto - EMRC, GEO, Hist e Linguagem Gestual

EMRC, GEO, HGP, HIST, e LGP apresentaram trabalhos e um conjunto de objectos e artefectos sobre suas as áreas em duas salas da nossa Escola.
Nestas salas pode ser visto uma colecção de faróis, vários instrumentos de orientação, trabalhos elaborados para o concurso de bandeiras da Europa|DCHS|, Jogos de Tabuleiro, trabalhos sobre a dignidade da Vida, do valor da água  e dos cuidados a ter com o nosso Planeta  elaborados pelos alunos |EMRC|, trabalhos sobre Portugal e o que é nosso|Hist e Geo|, identificação associações de Linguagem Gestual Portuguesa em Portugal e trabalhos dos alunos em LGP |LGP|; bandeiras de Portugal ao longo da história,  recriação de ambientes socio culturais, regiões, plantas, florestas |Hist|; Foi um espectáculo! Parabéns a todos pelo empenho e arte na construção de todos os materiais!!!


Dia aberto - Ciências

Ciências da Natureza e Ciências Naturais |2.º e 3.º Ciclos| proporcionaram a abertura de três laboratórios,
onde os diversos temas científicos estiveram ao alcance de todos. Desde a Terra à Lua; do sol, dos Planetas das estrelas;  dos animais às plantas, o corpo humano, os sistemas, ambientes e habitats....

Dia aberto - Inglês e Francês


As disciplinas de Inglês e francês uniram-se num mesmo espaço e apresentaram uma mexida "Waka Waka" onde doces, pratos tradicionais, trabalhos dos alunos e outras tradições estiveram em exposição e em  desgustação. Claro que a música animou o espaço com a Shakira featuring Freshlyground performing Waka Waka (This Time for Africa) (The Official 2010 FIFA World Cup (TM) Song). Todos dançámos!!!



Dia Aberto - Ensino Especial

Comemorando o trabalho deste ano lectivo, o grupo de trabalho e os alunos do Ensino Especial presentearam a escola com um conjunto de actividades "doces" elaboradas por eles próprios... foi de arregalar os olhos.... Parabéns!!!

Dia aberto - Inglês

O 2.º ciclo de Inglês dando continuidade ao trabalho desenvolvido na área vocabular, criaram uma árvore artística aludindo a conteúdos sobre a Rainforest |6A Inglês|.Esteve exposta perto do lago da escola ao lado da Biblioteca.

Dia aberto - Arte




Recebendo trabalhos multidisciplinares de ET, EV, AP, TEA, entre outras áreas, está patente uma exposição no átrio e que se estende pelos corredores da nossa escola.
Os trabalhos resultam do esforço da escola para participar em vários projectos, bem como na preocupação concreta de embelezar a nossa escola e no esforço de sensibilizar a comunidade educativa para temas da educação para a sexualidade/saúde, ecologia, construção da paz, direitos humanos, leitura e cultura.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Centro Escolar da Coutada


Centro Escolar da Coutada  
Quando os alunos passam a “professores”…
As 3 turmas do 1º ciclo deste Centro tiveram, em momentos diferentes, o Gonçalo como “professor” de origamis.
Quem é o Gonçalo? Porque virou, por momentos, professor?        
O Gonçalo é um aluno do 4º ano, integrado no Dec. Lei 3/2008 de 7 de Janeiro que tem uma especial apetência para a construção de origamis.. O Gonçalo frequentemente, trazia a sua pasta cheia de, folhas de revista, folhas coloridas e muitas e diferentes produções feitas, que fazia questão de mostrar aos professores e que foi despertando o interesse dos seus colegas…      
O interesse dos alunos e a predisposição do Gonçalo para mostrar e ensinar, foram o “motor” para o desenrolar da actividade.
Todas as professoras do Centro consideraram uma grande mais-valia a utilização desta competência do aluno, não só para ele (proporcionar a subida da sua auto-estima…) como também para todos os alunos envolvidos.
Depois da discussão de ideias e de alguns acertos, passámos à acção.   
(...)
Centro Escolar da Coutada- ílhavo2011

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vencedores do Concurso Enigma do mês 2010-11


Vencedores do Concurso Enigma do mês
2010-2011
DCHS

Enigma 1 - Bárbara Oliveira , 6º C
Enigma 2 - Dara, 8º C
Enigma 3 - João Andrade, 7º C
Enigma 4 - Anastasyia (nº 1), 5º D
Enigma 5 - Afonso Rufino, 6º A

terça-feira, 14 de junho de 2011

Visita à Fábrica da Vista Alegre


Visita à Fábrica da Vista Alegre


Fundador da fábrica José Ferreira Pinto Basto

e Patrono da nossa Escola.



Ensino Especial 2010-2011




Para dar a conhecer um pouco da história de alguns lugares da nossa cidade, pensamos visitar uma fábrica que é muito conhecida em todo o mundo pelas bonitas peças de porcelana, que nela se produzem.

Esta fábrica chama-se Vista Alegre e foi fundada em 1824, por José Ferreira Pinto Basto, que por ser uma pessoa muito importante deu o nome à nossa escola.

O José Ferreira Pinto Basto foi uma pessoa que se preocupou com o bem estar dos seus operários. Para isso, nos terrenos contíguos à fábrica foram construídas habitações, dormitório, refeitório, barbeiro, creche (onde as operárias deixavam as suas crianças, enquanto trabalhavam), bombeiros, uma banda de música, cooperativa, padaria, teatro e uma quinta que abastecia a cooperativa, com alimentos, (legumes, leite, carne, …). Foi construída também uma bonita capela em honra à Nossa Senhora da Penha de França e ao lado um palácio, onde vivia o dono e onde eram recebidos os seus convidados, entre os quais, as pessoas mais importantes do país na época.

Este espaço funcionava como uma comunidade autónoma e fechada. Mais tarde foi mandado construir um museu, no qual se expõem uma variedade de peças, que foram sendo produzidas, ao longo dos anos.



2010-11 Educação Especial em visita à Vista Alegre

EMRC uma escolha para a Vida!!!

Sentindo a necessidade de representar os grandes desafios da disciplina para a construção de um mundo melhor,  o empenho na construção responsável da felicidade de cada um; os alunos do nono ano criaram um conjunto de paineis onde se valoriza  vida e a sua a beleza bem como o compromisso responsável com o outro que vive a nosso lado.

Com EMRC descobre a Beleza da VIDA e constrói a tua felicidade!!!!!


Bandeiras - Concurso de Bandeiras da Europa

Descobrindo os países e seus símbolos identificativos, as bandeiras são sempre uma riqueza de cor e criatividade repleta de sentido histórico e cultural. Os nossos alunos foram desafiados a construir uma bandeira, de forma criativa, eis os resultados. Parabéns a todos os participantes.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Desporto Escolar - Avisos

5.ºAno em visita ao Mosteiro da Batalha e ao Centro de Interpretação de Aljubarrota



Os alunos do 5.º ano visitaram o Centro de Interpretação de Aljubarrota em São Jorge, seguindo depois para o Mosteiro da Batalha. Foi uma visita muito enriquecedora possibilitando mais valias no conhecimento da história de Portugal e da nossa identidade.


"Desde que em 2002 se iniciou o processo de recuperação e valorização do campo de São Jorge, a Fundação Batalha de Aljubarrota verificou que o elemento decisivo para o sucesso da salvaguarda deste património era a criação de um Centro de Interpretação que apresentasse a Batalha de Aljubarrota ao público de uma forma rigorosa, instrutiva e cativante. Foi assim possível, através do diálogo com os Ministérios da Cultura e da Defesa Nacional, transformar o antigo Museu Militar no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA): um projecto inovador que, tirando partido das novas tecnologias, relança este conjunto patrimonial e a vivência que podemos ter dele."   http://www.fundacao-aljubarrota.pt/

A destacar...

1385 - Batalha de Aljubarrota


A batalha ocorrida no planalto de S. Jorge no dia 14 de Agosto de 1385 constituiu um dos acontecimentos mais decisivos da História de Portugal. Sem ela, o pequeno reino português teria, muito provavelmente, sido para sempre absorvido pelo seu poderoso vizinho castelhano. Sem o seu contributo, o orgulho que temos numa história largamente centenária, configurando o estado português como uma das mais vetustas e homogéneas criações políticas do espaço europeu, não seria hoje possível.

A Batalha de Aljubarrota proporcionou definitivamente a consolidação da identidade nacional, que até então se encontrava apenas em formação, e permitiu às gerações futuras portuguesas a possibilidade de se afirmarem como nação livre e independente.


Mosteiro da Batalha

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória (mais conhecido como Mosteiro da Batalha situa-se na Batalha, Portugal, e foi mandado edificar por D.João I de Portugal como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota. Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos, desde o início em 1386 até cerca de 1517, ao longo do reinado de sete reis de Portugal, embora desde 1388 já ali vivessem os primeiros dominicanos. Exemplo da arquitectura gótica tardia portuguesa, ou estilo manuelino, é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Em Portugal, o IPPAR ainda classifica-o como Monumento Nacional, desde 1910. Mosteiro da Batalha

quinta-feira, 9 de junho de 2011

25 de Abril em Exposição na Biblioteca

Evocando a data comemorativa do 25 de Abril, os alunos das turmas 6A e 6C realizaram uma exposição com várias entrevistas.

Fotografar a Cidade - Concurso de Fotografia

O Concurso de fotografia "Fotografar a cidade" é um concurso integrado na visita de estudo à cidade do Porto no dia 24 de março de 2011, dinamizado pelas disciplinas de Hist. Geo. EVT e TEA, aberto à participação de todos os alunos do 8.º Ano que integraram a respectiva visita.

Entrega dos prémios será no dia 17 de Junho.


1. Lugar
8C Beatriz Fernandes e João Afonso

2.º Lugar
8B Mariana, Andreia, Gonçalo sabino e Gonçalo Silva

3.º Lugar
8A Diogo

Feira da Saúde Junho 2011 - Educação para a Saúde





Dia 8 de Junho realizou-se mais uma Feira da Saúde na nossa escola. O controlo é a chave de uma vida saudável. Saber como se está é meio caminho andado para viver melhor. Muitos foram os que neste esforço de se conhecer querem estar mais atentos e já fizerem mudanças nos seus hábitos.