segunda-feira, 9 de julho de 2007


Vamos ajudar a salvar o nosso planeta!


Papel

Guarda os jornais numa pilha separada do resto do lixo e leva-os a um ecocentro ou a um farrapeiro perto de ti. Por cada tonelada de papel reciclado salvam-se 17 árvores, poupa-se energia e reduz-se muito a poluição. Prefere artigos em papel reciclado. Ao apoiar as empresas que reciclam papel estás a ajudá-las a continuar o seu negócio, ou seja, estás a incentivar a reciclagem e a reduzir o desperdício.

Água

Poupa água! E não te esqueças que, por muito pouca água que desperdices, se todos fizerem como tu, o prejuízo será enorme. Tenta tomar duches mais curtos e enquanto estiveres a ensaboar-te fecha a torneira. Quando tu ou algum teu familiar estiverem a lavar a louça, em vez de o fazerem em água corrente, encham o lava-louça e mergulhem todos os pratos, tachos e talheres na mesma água, passando depois por água limpa. Usa sempre a quantidade mínima de detergente necessária para que a louça fique limpinha.


Vidro

Recicla o vidro. Assim poupas energia e estás a diminuir a quantidade de lixo produzido. A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vinho é suficiente para iluminar uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.


Natureza

Quando fores passear pelo campo ou por parques naturais, respeita a vida selvagem. Não pegues em animais, não faças barulho nem deites lixo para o chão. Quanto às plantas, não as arranques e evita pisá-las! Se tiveres espaço, planta árvores e arbustos típicos de Portugal. Assim, estás a contribuir para a conservação das florestas e dos animais que lá vivem. Diz aos teus vizinhos para fazerem o mesmo! Não compres objectos em marfim, tartaruga, coral, pele de répteis, casacos de pele verdadeira e outros produtos provenientes de espécies ameaçadas. Além de ser proibido, é uma das principais causas da quase extinção de animais tão fantásticos como os gorilas da montanha.


Energia

Passa a usar lâmpadas fluorescentes ou de halogéneo. Estas lâmpadas duram muito mais tempo e consomem por vezes apenas um quarto da energia! Assim diminui-se a poluição provocada pela produção de energia ou evita-se a construção de grandes barragens que destroem a paisagem. Não regules o frigorífico para uma temperatura inferior a 3°C. Um frigorífico que esteja mais frio gasta mais energia e não conserva melhor os alimentos, ou pelo menos o ganho que se obtém não justifica o desperdício da energia. Passa a lavar a roupa em água morna e não quente. A maior parte das vezes não é necessária uma temperatura tão elevada para lavar a roupa, diminuindo assim a energia necessária para a tarefa.


Poluição

Usa menos plástico. Por exemplo, procura usar sacos de pano e comprar produtos sem embalagens ou com embalagens de vidro. Podes passar a usar sacos de pano no supermercado. Isto porque o processo de produção de plástico é muito poluente e à base de petróleo, um produto não renovável e que ao arder contribui para o efeito de estufa. Não compres produtos com CFC. Estes estão presentes em "sprays" e em aparelhos de ar condicionado e são os principais responsáveis pelo buraco do ozono (que nunca foi tão grande). Actualmente, na maior parte dos "sprays" existe um substituto de CFC mas que mesmo assim contribui para o "buraco". Por isso o melhor é evitá-los ao máximo e optar por produtos alternativos.

Sem comentários: