quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O professor embirra contigo!


Não gostamos geralmente de estar com quem não antipatizamos connosco.

É não só desagradável, mas também assustador caso se trate de uma pessoa com poder. Todos temos momentos de segurança e momentos de insegurança. O estado de espírito afecta frequentemente a forma como encaramos o que nos rodeia. Antes de mais é bom distinguires se o que sentes se baseia em factos reais ou apenas nos teus receios e preocupações pessoais.
Se também sentes que os outros professores não gostam de ti, talvez tenhas tendência para te sentires rejeitado. Nesse caso, deves discutir o assunto com alguém que te possa ajudar: os pais, um psicólogo ou um professor em quem confies.
Se só tens problemas com um professor, procura reparar em como procede com os teus colegas. Se descobrires que o problema é de facto contigo, analisa o teu comportamento, pedindo aos teus colegas que sejam francos contigo: será que falas de mais e fazes perguntas desnecessárias? Quando falas nas aulas, não o farás em tom desagradável, não serás irónico? Os professores também sentem as emoções de quem os rodeia!
Caso os colegas te demonstrem que não tens um comportamento correcto, deves obviamente fazer tudo para mudares. Se os colegas acharem que és correcto e bem comportado, mas ainda assim o professor embirra contigo, tens toda a razão em andares aborrecido. A vida é assim e no futuro encontrarás certamente muitas pessoas que embirram contigo.

Tens de aprender a lidar com esta situação desde já. Na escola dependendo do ano em frequentas, poderás adoptar por varias estratégias:

1.Se ainda tens apenas um professor que ensina todas as disciplinas, o caso é complicado, pois não o podes realmente evita-lo. Tenta uma de duas soluções:
· Teres um comportamento exemplar, apresentando sempre os trabalhos de forma implacável, fazendo um esforço sincero para que o ano decorra com o mínimo de conflitos.
· Recorreres aos pais ou um psicólogo para falarem com o professor, principalmente se tens esforçado para que tudo corra bem e, apesar disso, os conflitos permanecem.

2. Se o professor com quem tens problemas ensina apenas Matemática, Português ou Inglês, tens oportunidade de resolver a questão com calma.
No entanto, se o vosso relacionamento se deteriorar ao ponto de começares as ter mas notas, é muito importante que, fales com um psicólogo, um professor em quem confies e, com os teus pais.
As notas devem, ser acima de tudo, um reflexo do trabalho, e nunca resultado de relacionamento do professor com o aluno.


Há momentos em que reagimos mal a quem tem uma personalidade diferente da nossa. Consegues provavelmente pensar em pessoas que te irritam e nem saber dizer porquê!
Agora percebes que o comportamento do professor pode não ter nada a ver contigo e que ele só reage assim porque tu lhe lembres outra pessoa ou acontecimento, algum momento menos agradável porque passou. A culpa não é tua. Infelizmente, porem é um problema que te diz respeito. Mas lembra-te que o problema tem solução. Concentra-te nas pessoas que gostam de ti e faz o teu trabalho.

Boa Sorte!

Sem comentários: