sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

"Porque não me deixam os meus pais ser mais independente?"





Agora irás escolher os teus próprios amigos, concretizar os passa tempos e interesses e formar as tuas próprias opiniões – e os teus pais poderão nem sempre estar de acordo com a tua nova forma de viver. Podem não gostar dos teus amigos, pensar que os teus passatempos são perigosos e ter opiniões politicas diferentes. No entanto, lembra-te de que têm tanto direito aos seus pontos de vista como tu, especialmente enquanto viveres sob o seu tecto.

A forma como reagem a tua adolescência terá muito a ver com a sua infância e adolescência e cm a forma como os pais os terão tratado. Não sejas demasiado intransigente com eles.

É normal querer manter algumas coisas em segredo não as contanto aos pais. Tal como os filhos não querem conhecer pormenores íntimos da vida amorosa dos pais, os pais também têm dificuldade em imaginar que os filhos começaram a ter interesse pelo sexo oposto. Nesta fase da vida, esta situação pode criar uma barreira entre pais e filhos. Por vezes um pai tem dificuldades em admitir que a filha, que costumava sentar-se ao seu colo, fique de um momento para o outro envergonhada com isso e em vê-la transformar-se numa jovem mulher atraente para outros homens. É normal que o pai cioso proteja a filha e sinta ciúmes dos seus namorados.

Outra grande questão é a de saber que controla. Se vivem na mesma casa, é indispensável que descubras regras e modos de vida aceitáveis para ambas as partes. Mas, uma vez que são geralmente os pais que ganham o dinheiro para sustentar a casa, geralmente encaram-na como sendo «deles» e sentem-se no direito de controlar tudo o que lá acontece.
É por isso que eles hesitam quando queres convidar amigos para irem lá a casa, ou dar uma festa, com receio de que as coisas se estraguem ou de se tornarem estranhos no sue próprio lar.

Sem comentários: