quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

8.º Ano - Visita de Estudo - Aveiro - EMRC


8.º Ano - Visita de Estudo - Aveiro




LOCAIS A VISITAR:



Convento e Igreja do Carmo

Seminário Santa Joana Princesa

Museu de Aveiro



Professores Dinamizadores:
EMRC, Prof. Filipe com colaboração das Professoras Vera e Luísa

Data de Realização: 04/02/2010

Objectivos:
Incentivar a expressividade criativa dos alunos.

Dar a conhecer a nossa região com todo o seu património cultural e religioso.

Mobilizar os valores da paz, da tolerância, do respeito pelo outro, do diálogo, da colaboração, da liberdade, da dignidade humana e dos valores delas decorrentes para organizar um universo de valores que oriente o comportamento na relação (pessoal e institucional).

Apreender um conjunto de valores e vivências que nos encaminham para a felicidade, tendo presente o património do Cristianismo

Sensibilizar para a valorização do património histórico, geográfico e cultural

Potenciar o conhecimento de outras realidades como instrumento de enriquecimento pessoal

Promover o relacionamento interpessoal

Foi uma visita simpática muito acolhedora e familiar, juntando 50 alunos do oitavo ano da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, potenciou um conhecimento cultural e histórico sobre os trilhos da felicidade testemunhados nos ambientes cristãos em terras de Aveiro.

O Convento e igreja do Carmo, Jardim de Deus, em honra do primeiro convento fundado no monte do Carmo ou Carmelo em Haiva, na Terra Santa, testemunha a alegria da felicidade de S. João da Cruz, de Sta Teresa e Sta Teresinha Carmelitas dedicados à terra e ao céu [assim nos testemunham o seu hábito castanho com escapulário e capa branca]. Primeiro em grandes conventos, depois em ambientes mais familiares se vive em total comunidade ao serviço dos outros.

O Seminário de Aveiro, dedicado a Santa Joana Princesa, um espaço de formação e aprofundamento para todos aqueles que colocam a hipótese de ser padre "Pescador de Homens" vocação sobrenatural para quem quer ser e fazer algo único, radical, especial numa entrega total de serviço ao outro e a Deus no amor. Os diversos espaços testemunham uma vida que remontam ao princípio do século XX com D. João Evangelista de Lima Vidal, Bispo atento à primeira necessidade de todo o Homem ser Feliz, mas para isso precisa de orientação. O padre é um dos primeiros a estar, a apoiar, a amparar, a promover, a acarinhar esta vocação profunda da felicidade.

O Museu de Aveiro com uma presença fundamental na história de Portugal e de Aveiro acolhe uma princesa que se quer dedicar totalmente a Deus. Princesa de Portugal, filha do rei D. Afonso V e da rainha, sua mulher, D. Isabel. Nasceu em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1452 e morreu no convento de Aveiro a 12 de Maio de 1490.

O nascimento desta princesa causou o maior entusiasmo e alegria, por não haver sucessor, e logo no berço foi jurada em cortes por princesa herdeira do reino, titulo que pela primeira vez se dava em Portugal. Recusou três casamentos e com uma sábia artimanha convenceu o pai, o Rei, a deixá-la integrar um convento e um convento de clausura. Deste feito cresce e enriquece Aveiro num património que nos deixa sem palavras.

A todos fica uma palavra de apreço aos que nos acolheram um grande obrigado, prometemos voltar. Aos nossos alunos fica uma palavra de parabéns pela seriedade, respeito e postura.

Educar é viver. Vivendo, descobrimos que somos algo mais que um ser que apenas respira. Somos vocação à Felicidade, no Amor.

Filipe Tavares

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Sem comentários: