terça-feira, 11 de março de 2014

Taize uma experiência que também tu podes Viver...

De 1 a 9 de Março cerca de 140 alunos de EMRC da Diocese de Aveiro viveram uma experiencia de Silêncio e de Encontro em Taize.

As 23 horas da viagem que nos separavam desta experiencia valeram cada segundo. O tom festivo da Oração, a Alegria do encontro, a Partilha confiante do ser de cada um, as tarefas no pequeno grupo e o serviço à comunidade, são momentos que marcam o dia a dia de cada um, neste mundo novo onde todos se sentiam confortavelmente ao lado de outro que nunca tinham visto nem que falava a mesma linguagem.

Cerca de 2000 Jovens, 700 portugueses, 700 franceses e mais alguns pequenos grupos de italianos, belgas, suíços e espanhois... animaram esta vila francesa que os Irmãos de Taize orientam sob a bênção do Irmão Roger.

Da reflexão da Palavra de Deus em grande grupo orientada por um dos irmãos; ao trabalho em pequeno grupo; à oração comum, três vezes ao dia; ao serviço comunitário na cozinha; no lavar da louça, na limpeza das casas de banho; às caminhadas e o tempo de silêncio recheia o ciclo diário que se intervala com momentos de grande festa e animação em qualquer esquina; antes, durante e após as refeições ou no Oiake, espaço onde o brincar em grupo se faz sentir com sorrisos, canções,danças e abraços.

A viagem interior ia acontecendo; as lágrimas vão se libertando, o maravilhamento da palavra renova o coração e a amizade é purificada. A necessidade do silêncio que atira o coração para Deus e impele os olhares a se entrelaçarem para redescobrir o valor do outro. A necessidade de se exigir mais de si próprio e de ser o primeiro a estar disponível pois todos somos indispensáveis na construção da felicidade.

Maravilha das maravilhas este tempo que soube a pouco. Que se multiplicou em amizades e cânticos de louvor a Deus. Sentir o Espírito de Taize é, sem dúvida uma experiência profunda que marca a diferença do hoje e do amanhã... e que se quer repetir, pois sentimos a falta do amor, da entrega, da solidariedade, da alegria, da proximidade com Deus, do encontro com os outros.
Filipe Tavares




Por mais que tenha reclamado, também estou com saudades do francês do "go to bed, no mix, girls go out", já que não é todas as noites que se forma um ajuntamento em volta do caixote do lixo para fazer pasta de atum à meia noite! Amanhã não vou acordar com francesas a maquilharem-se às 7 da manhã, nem vou ver pessoas a barrarem manteiga no pão com um bocado de chocolate, não vou estar numa fila interminável para comer, nem vou apanhar um valente banho a lavar a louça. Não vão haver mais cânticos que preenchem o vazio, nem os silêncios ainda mais importantes. Por mais que queiramos voltar, o que temos de fazer amanhã é sorrir e mostrarmos a todos a razão de termos ido! TAIZÉ!



Acordei e senti a falta de tudo... De ter que acordar os companheiros de camarata, de ir correr, da oração matinal, do sorriso de toda a gente, o bom dia em várias línguas... Ao contrário da maior parte do pessoal que foram para a escola e estiveram com amigos, eu simplesmente só acordei, e não estava ninguém em casa, não recebi um olá nem um bom dia, nem um sorriso!
Então, logo me encontrei a ouvir músicas de Taizé, e relembrar toda esta semana magnífica e única!
Obrigado a todos os que partilharam comigo esta semana, obrigado pelos sorrisos! Iremos ver-nos em breve 
"Taizé é uma nova vida para sempre!"
António Sousa

Sem comentários: