quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Utiliza plenamente as tuas capacidades

Certamente já ouviste algum professor dizer-te, ou corrigir um trabalho, que poderias ter feito melhor ou que ficaste aquém das tuas capacidades. Talvez isso te tenha confundido: fizeste o melhor que sabias e se calhar não tens as capacidades que te atribuiu. Que é isso de capacidades?

Antes de veres como poderás lidar com esta situação aborrecida por vezes embaraçosa vamos ao que interessa: o que são ao certo as capacidades?


Trata-se de um conceito subjectivo cuja existência não pode provar ao medir, mas apenas demonstrar. Presume-se que determinada pessoa tem capacidades para dada tarefa, o que só se demonstra quando aquela é executada.

No entanto, é importante que saibas que nem sempre as nossas capacidades são postas à prova ou utilizadas.


Poderás ter certas capacidades que não podes nem queres utilizar. Quem sabe se não serias uma grande pianista genial? Certamente terias talento mas falta-te paciência para praticares horas fio. Talvez tenhas imenso jeito para línguas , mas este ano a biologia fascina-te, faz-te delirar e há qualquer coisa nas línguas que te aborrece e deixa-te frustrada .



O alguém dizer que tem capacidades para isto ou para aquilo significa que, conhecendo-te, sabe que em principio poderias fazer um bom trabalho. A apreciação feita não tem, em conta os teus problemas, a tua personalidade , os teus interesses, a tua vida num dado momento. Todos estes factores podem afectar as tuas capacidades ... ou melhor, afectam a realização de determinado trabalho.



Voltemos, pois, à situação em análise.
O professor diz que poderias fazer melhor. Em primeiro lugar, será bom notares que te fez um elogio (quer seja certo, quer não, das tuas capacidades), pois tirou as suas conclusões analisando todos os teus pontos fortes. Na verdade, poderás estar a dar melhor tendo em conta as circunstancias, facto que o professor deverá ponderar cuidadosamente.

Podes também pensar no seguinte: tentar fazer sempre o que corresponde ás nossas exactas capacidades pode ser umas meta enganosa; porém, fazaer melhor a cada momento não o é. É, com efeito, a melhor coisa que podes fazer por ti.



Assim, em vez de ignorares o que diz o professor, pensa seriamente se ele não terá razão. Pede-lhe quediga exactamente qual a parted o trabalho que não é tão boa quanto deveria ser, que erros cometeste, que respostas não foram cuidadosamente elaboradas, que ideias expuseste desorganizadamente. Escuta-o com atenção. Talvez concordes, talvez não. Pode ser que as tuas capacidades conrrespondam às suas expectativas ou talvez ele esteja enganado. Quem sabe se, neste momento, fazer trabalhos escritos não á o teu forte, embora em breve possa vir a sê-lo. Enventualmente, noutras circunstâncias poderás desenvolver melhor essa aptidão.
A próxima vez que te confrontares com uam situação destas fala abertamente com o tue professor, pedindo-lhe que explique como poderias ter feito melhor, e demonstra também porque porque achas que deste o máximo.



Orgulha-te do que fizeste, não á fácil dares o tue melhor e sentires que foi insuficiente.
Claro, deves porcurar continuar a melhorar oara que sintas que estás a crescer e aprender cada vez mais, e não apensas para demenstrares as tuas capacidades.

Aproveita esta dica pois assim as tuas capacidades vão melhorar!

(feito com ajuda de um site)

Sem comentários: