terça-feira, 20 de novembro de 2007

Elaborar Respostas


Muitos dos aluno não conseguem elaborar respostas num testes e são poucos que o conseguem fazer com precisão.
Eis algumas ideias básicas para melhorar a qualidade das respostas:
· Alguns alunos elaboram a resposta partindo do princípio que ela vai ser lida por uma pessoa que conhece o assunto (o professor). No entanto, a qualidade da resposta tende a aumentar se o aluno elaborar a resposta fingindo que ela se destina a ensinar alguém que desconhece o assunto. Experimenta redigir as respostas como se o destinatário fosse um aluno mais novo.


· As frases curtas são mais fáceis de escrever (e de ler) do que as longas. Porém, os alunos que revelam maiores dificuldades de expressão insistem em construir frases longas. Se tens dificuldades em te expressares, usa e abusa do ponto final.


· Na maior parte das questões dos testes é esperada uma resposta curta, clara e objectiva. Assim, elabora uma primeira resposta em rascunho e depois tenta dizer o mesmo de forma mais directa e com menos palavras.


A qualidade da escrita melhora com a leitura de bons textos publicados em livros, revistas e jornais. Para praticares a escrita, experimente copiar textos interessantes (parágrafos, pensamentos, poemas...) ou elaborar um diário pessoal onde se registem ideias, experiências e sentimentos.

Sem comentários: