domingo, 7 de junho de 2009

O stress dos exames!

Aproxima-se uma época bastante complicada, a dos exames! Complicada para ti e para quem te atura. O stress que esta fase te pode provocar faz com que não haja paciência para quem contigo conviva no dia a dia. Um pouco de stress não faz mal nenhum, mas o exagero pode fazer muito mal à saúde.
Sinais e Sintomas de stress

Dores de cabeça, mau humor, choros, esquecimentos, batimentos cardíacos muito acelerados, dores musculares, mãos frias e húmidas. Já sentiste alguns destes sintomas? Então, se calhar, és mais uma vítima desta doença tão actual e que afecta quase a totalidade da população activa em todo o mundo. O acumular de pequenos factores destabilizadores podem levar a uma sobrecarga no nosso organismo. A origem do stress. Os sintomas mais comuns de stress são sinais que decorrem de um cansaço acumulado. Quando estas cansado o teu organismo fica mais debilitado, logo as defesas estarão um pouco em baixo. A tua imunidade fica a trabalhar a meio gás. Automaticamente estaras mais susceptível de apanhar algum vírus. Eis alguns dos sintomas:

  • Cansaço.
  • Ganho ou perda de peso.
  • Infecções, gripes e outras viroses, por exemplo Herpes.
  • A Pressão Arterial e o Colesterol sobem.
  • Dores de cabeça, dores musculares, dores “de coluna”.
  • Restlesslegs (pernas irrequietas, principalmente na cama, durante a noite).
  • Má digestão, gastrites, úlceras.
  • Prisão de ventre e diarreia, flatulência (gases).
  • Acne, pele envelhecida, rugas, olheiras. Seborreia, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas.
  • Tentativa de relaxar com cafeína e nicotina ou excesso de comida, causando outras complicações no organismo.

Num caso extremo o stress pode provocar ataques de ansiedade, ou mesmo levar à depressão.

Formas de combate

Tens tanto que estudar, apontamentos para pôr em ordem, matéria para rever, livros para consultar, parece-te que o dia deveria ter 48h. Nunca tens tempo para fazer tudo o que precisas. Essa angústia é um sinal óbvio do teu stress, e deves tentar combatê-lo com regras básicas. Acordar cedo é uma delas. Experimenta acordar mais cedo um bocadinho e organizares melhor as tuas manhãs. Não te deixes seduzir pelos lençóis, assim que o despertador tocar salta da cama. Segue-se um bom pequeno-almoço e um duche. Vais ver que começas o dia mais relaxado/a, e com o pé direito.

Deves planear muito bem os teus dias. Tu, nesta altura do campeonato, já te conheces bem, e sabes melhor do que ninguém, a que altura do dia o teu rendimento é a 100%. Escolhe esse período de maior energia para realizares as tarefas que envolvam maior responsabilidade e criatividade.

Estabelece prioridades. Não deves querer fazer tudo ao mesmo tempo. Faz uma lista do que tens de fazer, por ordem de prioridades, e tenta cumpri-la.

Cria bom ambiente. Os pensamentos positivos activam as energias positivas que temos em nós. Pensa positivo, que tudo vai correr bem, que o teu esforço vai ser compensado.

Relaxa. Ao fim do dia toma um bom banho, daqueles demorados, e reserva depois algum tempo para ti mesmo/a. Vê alguma coisa na televisão ou vai dar dois dedos de conversa com os amigos. Concede a ti mesmo/a esses momentos, eles são preciosos para descomprimir o stress do dia-a-dia. Saber relaxar contribui tanto para os bons resultados nos exames como todas aquelas horas de estudo.

Arranja um hobbie ou uma actividade criativa. Algo que te ocupe a mente, e que não te deixe tempo para pensar ou te chateares com os problemas do dia-a-dia. A pintura é um excelente hobbie.
Fim do Stress

Porém, nem tudo é assim tão fácil. Tens de estar sempre atento, de forma a poderes reconhecer os teus limites. Se algum problema não puder ser resolvido naquele momento, não deves lutar contra ele. Aceita o desafio, mas deves esperar pelo momento certo para o resolver. Talvez esperar pelo o teu período de maior rendimento intelectual, quando a tua energia estiver a 100%. Não deves guardar os teus problemas, dificuldade e duvidas só para ti. Deves conversar com os teus pais, amigos ou professores, sobre as tuas preocupações. Isso poderá ajudar-te a aliviar a tensão acumulada. Não deves nunca descurar o teu descanso. Descansar é fundamental para quem precisa do cérebro a funcionar com o rendimento máximo. Descansar e fazer uma alimentação saudável, pois o teu cérebro precisa de combustível para trabalhar. Na tua agenda deverás contemplar sempre os teus trabalhos mas também reservares um espaço para o lazer.

Era ideal que pudesses praticar alguma actividade física. O facto de correres, caminhares, jogares, alivia a sensação de tensão acumulada, relaxando os músculos de forma sadia. Ou então fazeres outra coisa qualquer que te faça sentir bem e relaxado/a. Se tiveres que chorar, chora. Chorar alivia a ansiedade, descomprime, e pode evitar uma dor de cabeça daquelas. Não te auto mediques. Os medicamentos podem aliviar a tensão temporariamente, mas não fará com que as causas desapareçam. E alguns medicamentos podem causar habituação. Usa-os apenas com orientação médica, mas se puder ser, evita-os. Em vez disso experimenta fazer uma massagem de relaxamento, Yoga ou Meditação. Vais ver que ajuda e muito. Atenção, a cafeína (contidos no: café, chá preto, chá mate, refrigerantes) devem ser banidos da tua dieta. Eles são adulteradores do sistema nervoso, por isso nesta altura não devem ser ingeridos. Os teus nervos já andam à flor da pele, é melhor não mexeres mais com eles.

Acima de tudo, procura envolveres-te num ambiente que transpire tranquilidade. Um cenário que dê uma sensação de paz e tranquilidade. Uma música agradável, ou um quadro bonito poderão fazer toda a diferença num espaço. Experimenta algo ZEN (ambiente desprovido de muitos elementos, cores claras e sempre com perfume a incenso). Estudar num ambiente agradável é meio caminho andado para combater o stress, e com menos stress o estudo corre melhor e isso reflecte-se nas tuas notas. Boa sorte e toca a não deixar nada para trás no fim do ano!

Sem comentários: