sexta-feira, 5 de junho de 2009

Passaram mais de 15 anos... E nada mudou!



Já se vão mais de 15 anos da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), a popularmente conhecida ECO-92, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1.992 e que teve como objetivo principal buscar soluções para o mundo conciliar o (necessário) desenvolvimento social, industrial e econômico com a conservação e preservação dos ecossistemas do planeta.

Estiveram no Brasil representantes de quase todas as nações para discutir e decidir medidas para frear a degradação ambiental e incluir nas agendas de todo o mundo a idéia do Desenvolvimento Sustentável, trazendo consigo um modelo econômico menos consumista e mais voltado ao equilíbrio ecológico.

Deste memorável encontro foram assinados pelos mais de 175 países presentes a Carta da Terra e a Agenda 21, sendo o ponto de partida para, anos mais tarde, surgir o Protocolo de Kyoto com suas metas de redução da emissão dos gases de efeito estufa (GEE) principais causadores do famigerado efeito estufa, causador do aquecimento global e suas conseqüentes mudanças climáticas.

Mas, a ECO-92 também foi palco de um dos mais emocionantes discursos que já tomamos conhecimento proferido por uma jovem canadense de apenas 12 anos. Seu nome, Severn Suzuki, que chegou ao nosso país com a ajuda financeira de seus amigos integrantes da ONG de nome ECO -- Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente.

De fato, por intermédio desta menina, uma criança levou ao mundo a mensagem das futuras gerações... Mas, os adultos nada fizeram... Nada mudou e, como as coisas estão caminhando... Nada deve mudar!

Assista este vídeo, se emocione, reflita nestas palavras e faça algo para Mudar o Mundo!

Sem comentários: