segunda-feira, 10 de maio de 2010

Charles Darwin uma descoberta... Biodiversidade ...



Após a visita de estudo dos sextos anos ao Museu da Ciência em Coimbra, onde puderam conhecer de mais perto o trabalho de Charles Darwin; em dinâmica de sala de aula e trabalho pessoal fomos desafiados a reconhecê-lo ou a conhecê-lo verdadeiramente.
Eis a sua apresentação (feita pela Joana do 6E)

Charles Darwin
Charles Robert Darwin FRS (12 de Fevereiro de 1809 —19 de Abril de 1882) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da selecção natural e sexual.
Darwin começou a interessar-se por história natural na universidade enquanto era estudante de Medicina e, depois, Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do brigue HMS Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. As suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Selecção Natural. Consciente de que outros antes dele tinham sido severamente punidos por sugerir ideias como aquela, ele confiou-as apenas a amigos próximos e continuou a sua pesquisa tentando antecipar possíveis objecções. Contudo, a informação de que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma ideia similar forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858.

para o conheceres melhor podes visitar
http://www.gulbenkian.pt/darwin/home.html

Paralelamente, falamos sobre a importância da Biodiversidade.

Bio... quê?

isso mesmo biodiversidade, podes sempre consultar o teu manual do sexto ano de EMRC ou perguntar aos teus professores mas deixamos-te aqui mais uma dica...


"Biodiversidade

A biodiversidade engloba a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta. Assiste-se a uma perda constante deste conjunto, com extinções e destruições com profundas consequências para o mundo natural e o bem-estar humano.

As principais causas são as alterações nos habitats naturais, resultantes dos sistemas intensivos de produção agrícola, da construção, da exploração de pedreiras, da sobrexploração das florestas, oceanos, rios, lagos e solos, da introdução de espécies alóctones invasivas, da poluição e, cada vez mais, das alterações climáticas globais. Vários estudos recentes da AEA mostram que se não forem envidados mais esforços políticos significativos, é improvável que esse objectivo seja atingido".

Se queres saber mais, pesquisa e descobre que também és responsável por este planeta. Age a partir de Ti!

Sem comentários: