terça-feira, 25 de maio de 2010

À descoberta de Mário Castrim

 Dia Mundial do Livro


"À descoberta de Mário Castrim"

Actividade da Rede de Bibliotecas de Ílhavo, com o objectivo de homenagear o escritor Ilhavense Mário Castrim.

Mário Castrim (pseudónimo de Manuel Nunes da Fonseca) nasceu em Ílhavo, em 1920, e morreu em Lisboa, em Outubro de 2002.
Professor, escritor e jornalista, fez crítica de televisão diária, desde 1965, no Diário de Lisboa. Depois do encerramento deste jornal, em 1990, passou a assinar a crítica de televisão no semanário Tal & Qual.
Em 1963 criou, com Augusto da Costa Dias, o Diário de Lisboa – Juvenil, que sempre considerou a sua obra mais importante. Escreveu no jornal Avante! e, nos últimos dez anos da sua vida, trabalhou na revista Audácia, dos Missionários Combonianos. Dos textos dessa revista saíram três volumes para crianças, intitulados "O Lugar do Televisor".
Escreveu ainda livros infantis e juvenis: "Histórias com Juízo", "Estas são as Letras", "As Mil e Uma Noites", "A Moeda do Sol", a série "As aventuras da girafa Gira Gira", "O Cavalo do Lenço Amarelo é Perigoso", "A Caminho de Fátima", "O Caso da Rua Jaú" e "Váril, o Herói"; peças de teatro: "Com os Fantasmas não se Brinca" e "Contar e Cardar". É também autor das obras "Televisão e Censura", "Histórias da Televisão Portuguesa" e de dois livros de poesia: "Nome de Flor" e "Viagens".
Está representado em diversas antologias, nomeadamente, "Um Homem na Cidade", de 1968, que reuniu crónicas de dez jornalistas do Diário de Lisboa.

Todas as escolas do Concelho participaram e muito bem! Os mais pequenitos encantaram-se com as histórias da girafa Gira Gira e o resultado... vão poder apreciar, a seguir. Os meninos mais "velhotes" criaram, reescreveram, continuaram histórias do escritor, a várias mãos, dramatizaram e ilustraram contos, enfim... um festival de criatividade! Parabéns a todos os alunos do Concelho de Ílhavo, a todos os professores que tanto se empenharam nesta árdua, mas gratificante tarefa e à Biblioteca Municipal que, tão eficientemente, soube motivar e dar visibilidade aos trabalhos. Mário Castrim, definitivamente, ainda está entre nós. Onde quer que esteja, parabéns por alegrar os nossos pequenos artistas, com as suas histórias fantásticas...




A visita à Biblioteca

Apresentamos, a título de exemplo, a história a várias mãos da EB José Ferreira Pinto Basto, sede do Agrupamento de Escolas de Ílhavo. O começo é da "História do fundo do mar" de Mário Castrim e foi continuada ao sabor da imaginação das diversas turmas identificadas. Com um tratamento de imagem e o recurso às ferramentas da Web, eis o trabalho conseguido:





E, ainda... Abril

Dia Mundial da Terra
Dia da Liberdade




Pequenos escritores...

25 de Abril


noticia jornal

Sem comentários: