quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Comemoração dia do Mar e Oceanos

o mar




Era uma vez uma menina que se chamava-se Maria e gostava muito do mar.

Ela, toda as manhãs, ia ao pé do mar. Um dia foi levada por uma onda.Mas era esquisito porque ela conseguia respirar e isso não era possível … pensava ela. Era como se fosse a menina do mar….navegava para todos os oceanos atlântico, Pacífico, Indico, glacial árctico e glacial antárctico.

com inspiração no livro da menina do mar.
Inês Nogueira, 5G





Minha casa


Era uma casa humilde, pobrezinha,

Que hoje ainda recordo com saúde,

Relembro a alegria que ali tinha

Nos tempos dessa minha mocidade!



E nessa doce ninho, no meu lar,

Eu vi crescer irmãos a quem amava;

Que com meus pais me esperavam para abraçar,

Quando duma viagem eu chegava!



Casa de pobres sim, mas alegria,

Onde imperavam amor em comunhão!

Vozes alegres contando todo o dia,

a todas alegrando o coração!



Mas de repente, -Deus assim o quis!

Toda a alegria sã, que ali reinava

Findou!...E desde então, um lar feliz!

Rude golpe de dor e sofrimento,

Á porta nos bateu, sem tal conta!

E os ricos transformavam-se em tormento,

-O tormento cruel, dentro do lar:



Agora ao visitar essa casinha,

Embora eu veja ali alguém sorrir,

Sei bem que a dor dos meus é igual á minha

E por isso avalío seu sentir!...

poesia no livro de Quintino Teles da minha terra e de seu povo, os Ílhavos.
recolha de Sofia 5G


Uma história...

O dia do mar


Na minha escola comemorou-se o dia do mar.

À noite houve uma festa na escola. Eu e a minha família fomos. Havia um lago … que bonito lago, senti-me tentada a descobri-lo e … quando abri os olhos estava no oceano, era lindo! Eu tinha me transformado numa sereia azul. Por momentos pensava que era um sonho, mas não, era realidade. Tudo era estranho e esquisito, mesmo muito diferente. Apareceu um peixe, o Peixe dos sonhos, e ele disse:

-olá como está senhora majestade? E eu respondi-lhe.

-bem obrigada mas o que e que tu me chamaste? Perguntei admirada.

-majestade! Mas porque pergunta?

- Por nada, por nada. Disse eu

- Venha comigo se faz favor

-ok. Respondi

Quando eu o comecei a seguir nos fomos para a terra dos peixes, Oceanolândia.

Sem comentários: