quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

9 anos Visitam Lisboa e redescobrem o Templo Hindu, Museu da República e Museu Berardo

As turmas do 9 ano da nossa escola visitaram Lisboa no encontro e descoberta de um Templo Hindu, do Museu da Repúlica e do Museu Berardo.

Se a chuva parecia ser desagradável à saída, de facto não o foi, S. Pedro atendeu os nossos pedidos e não precisamos de guarda-chuva.

Por terras da capital, o Templo Hindu http://www.comunidadehindu.org/  marcou o início de uma visita cheia de mistérios e descobertas. Em sinal de respeito, todos se descalçaram para entrar naquele espaço sagrado. Sentimos a beleza e o convite à interioridade que a trindade Hinduista, neste templo tão bem ilustrada, nas figuras e imagens que se nos apresentam. uma breve apresentação do modo de vida hindu culminou esta visita que foi para todos muito enriquecedora.Com um pouco de atraso, que as filas de trânsito nos provocaram, alcançámos o Museu da Républica onde vislumbramos uma história de "Encontros de Estados" onde o "Passaporte" tem uma importância singular. Viajámos no tempo e conhecemos face a face os nossos Presidentes da República.

Durante o tempo reservado ao almoço, passeámos nos belos jardins, oferecemos algumas migalhas às gaivotas que nos saudavam ruidosamete e refrescámos o corpo com a água que o vento, teimosamente, levava dos repuchos do lago criando uma pequena nuvem humida de nevoeiro.

Ir a Belém sem provar a doçaria típica "as natinhas de Belém" quase que era sacrilégio. Assim, ainda fomos esperar na fila para comprar uma recordação e provar as quentinhas natas com açucar e canela. Hummm!!!! que boas; é melhor não abusar e deixar as outras para oferecer aos pais...

A tarde foi dedicada à arte, no Museu Berardo, três grupos formamos e partimos à descoberta: observar, criticar, avaliar, comentar.... foram alguns dos desafios que, de uma forma activa, nos deparámos. Foi Fantástico.

O belo, embora subjectivo tem sempre mais a dizer que apenas o aspecto técnico utilizado, ou as cores, ou a instalação, ou a performance... começámos por descobrir a colecção

A Culpa Não É Minha - Obras da Colecção António Cachola
[ 13 Setembro 2010 | 9 Janeiro 2011 ]A Colecção António Cachola em depósito no MACE, Museu de Arte Contemporânea de Elvas, desde 2007, é apresentada pela primeira vez em Lisboa. Confrontando o entendimento das diferentes linguagens e tempos através de uma selecção de uma centena de obras, o comissário, Eric Corne, procura dar a conhecer a sua perspectiva do panorama artístico contemporâneo português por via desta emblemática colecção iniciada em 1990 e que conta já com cerca de 400 obras.

Outro grupo aventurou-se na TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA - Falemos de Casas: Entre o Norte e o Sul

14 Outubro 2010 | 16 Janeiro 2011 ]A exposição “Falemos de casas: Entre o Norte e o Sul”, co-produzida entre o Museu Colecção Berardo e a Trienal de Arquitectura de Lisboa dedica-se às condições de habitação e as novas soluções encontradas mediante a especificidade de cada região do globo. Com um amplo leque de comissários, a exposição parte de duas experiências emblemáticas (o “projecto SAAL” e “A Casa do Futuro”, de Alison e Peter Smithson) para equacionar o sentido da especificidade do lugar, da herança modernista e das novas soluções para a questão do habitar. Entre a dimensão utópica da herança de 1956 (de Smithson) e de 1976 (do SAAL) e a contemporaneidade, diversas práticas arquitectónicas se constroem e se definem, se cruzam e complexificam. Nas diferentes zonas desta exposição será dada conta das especificidades dos problemas e das soluções locais que a arquitectura vai definindo, recorrendo à apresentação de projectos, ao uso de imagens documentais, a entrevistas com arquitectos, teóricos e habitantes.
Aqui fica a reportagem fotográfica...



http://www.museuberardo.com/

Sem comentários: