quarta-feira, 24 de outubro de 2012

EMRC uma mais valia para a Vida!!!!


EMRC um testemunho, um espaço de partilha de Vida!!!!


1. O que é a religião para mim?
A religião para mim é VIDA, é algo em que acreditamos e em que temos fé.
É a entrega do "EU" à família de Deus.
Eu não pratico a ida à missa mas oro em louvor a Deus com fé.
EU ACREDITO E DEUS!!!

2. Qual é a minha posição perante:
2.1 Aborto
Eu não concordo com o aborto, mas em tudo existe excepções…

Poderei concordar com o aborto, no caso de uma violação, quando a criança é gerada num ato sexual bruto e indesejado. Para não falar nos traumas que a criança/ mulher ficam.
Ter algo (alguém) dentro de si que não é desejado.
A EMRC ajuda-me a reflectir que abortar também faz ficar com traumas e por vezes até poderemos ficar sem a possibilidade de engravidar de novo… em alguns casos extremos…

 Poderei concordar ainda no caso de não existir condições mínimas que assegurem o bem da criança…  mas mesmo assim não seria necessário recorrer ao aborto, pois temos outras opções e escolhas tais como: a adopção  a entrega da criança a uma instituição, e ainda algo que é mais próximo como a entrega a um familiar chegado.
A EMRC ajuda-me a reflectir que estas opções são muito válidas, e com elas não  colocarmos temos que nos culpabilizar todo o resto da nossa  vida   por termos morto uma criança indefesa.

NÂO CONCORDO absolutamente com o ABORTO. Hoje em dia há disponibilidade para se falar, informar, prevenir e agir sem recorrer à morte de um ser indefeso e sem culpa. Já não é um "tabu", existe mais divulgação de informação mais sensibilidade sobre este assunto.
Está ao dispor de todos, através da consulta de planeamento para o casal  ou só para a mulher aconselhamento e os recursos para a utilização do método contraceptivo escolhido:

Os adolescentes ou jovens tem assim mais do que uma opção de contracepção.

Numa relação onde não se querer adiar o ato sexual, devido a falta do preservativo ou para ter mais prazer, ou, simplesmente, porque se acha que não é necessário é um ato de IRRESPONSABILIDADE .  e se surge uma gravidez indesejada eu  NÂO CONCORDO com a realização de um aborto.

2.2. Eutanásia
Quanto ao eutanásia acho que é uma escolha que compete a cada pessoa.
Eu se estiver numa situação destas se calhar pensaria: " Ah, eu não o faria",
mas se tivesse perante uma situação em que a decisão estava nas minhas mãos, nesse momento pensaria e reflectia bastante.
Não é decisão fácil, por isso se se escolher  já não há remorsos no futuro. Morremos.

2.3 quanto a ser mãe/ pai
Concordo, e falo por mim que um dia quero ser mãe, mesmo que a lei da vida não me permita ter um filho biológico. Mas ser mãe ou pai não é só quem "gera um ser e o coloca ao mundo" mas sim quem cuida e cria, quem dá amor e educação quem disponibiliza a sua companhia e seu tempo.

Sendo filho biológico ou não o amor é igual... 
Uma mulher que queira ser mãe tem que pensar seriamente na responsabilidade que quer assumir...

Eu quero ser mãe, uma mãe exemplar, uma mãe que possa acompanhar todas as fases da vida do meu/minha filho/a.
Quero ser uma mãe presente e activa com o meu filho, uma mãe que não tive mas que quero ser.

3. O meu futuro...
 Eu sou o que construo no presente tendo em conta o que vivi ontem...
e o que sonho para amanhã...
O meu futuro, não vai ser igual ao meu passado sem sombra de dúvidas. O que vivi no passado fez com que tivesse consciência do que quero para mim no futuro.

O meu passado e o meu presente está a criar uma nova pessoa com costumes, hábitos e maneira de pensar diferentes. O meu passado fez com que eu por vezes bata com a cabeça e aprenda com os erros, faz com que cresça com mais responsabilidade.

O meu futuro não sou eu apenas quem o construo, mas sim eu e quem me rodeia.

Aprendi que não estou sozinha no Mundo, e que não tenho que viver só para mim, mas sim para os outros porque os outros já viveram para mim.
O esforço e a opção certa, é o mais importante.
Prevejo um futuro melhor do que previa há uns anos atrás.
Para mim viver, é ter futuro, e criar uma vitória por cada obstáculo.
No meu futuro vejo uma pessoa formada, educada com uma vida endireitada, com orgulho no que me fiz ser. Ser uma boa cidadã, pessoa que ama e que é amada.
Liliana Cardoso.  9ano
Professor Filipe Tavares



Sem comentários: