sábado, 8 de novembro de 2008

AJUDAR O AMBIENTE

Há muito para fazer em nome do Ambiente: Certas acções implicam uma mudança de estilo de vida, mas muitas outras significam simplesmente mudar de atitude.


ALIMENTAÇÃO


NÃO QUEIRAS GANHAR MILHAS COM A TUA ALIMENTAÇÃO
Kiwis da Nova Zelândia, carne da argentina, batatas de França e feijões do Quénia? É sempre bom provar novos sabores, mas dicas a saber que ao escolher produtos locais não só estas a ajudar o ambiente evitado emissões de CO2 no transporte, como estas a cuidar da saúde, porque quanto mais viajam os alimentos, mais nutrientes e sabor perder.
Cada vez que fores ao supermercado opta por produtos portugueses. Se tão não for possível, prefere os europeus.


A ÁGUA DA TORNEIRA É A TUA MELHOR AMIGA
É local, fria ou quente. Quando não queres mais fechas a torneira. Quando queres servir, basta abrir. Melhor que isto é impossível. A agua da torneira é 1000 vezes mais barata que a agua engarrafado e se os nossos avos bebiam é poruqe é boa.
Em casa consome água da torneira. Se quiseres agua fria colocas no frigorífico numa garrafa de vidro e não de plástico, para não adulterar o sabor. Se tiveres pavor a água de torneira, compra um filtrado de água ou um filtro para torneira.


COMPRA ALIMENTOS BIOLOGICOS
É melhor para o planeta, mas também para a tua saúde. Os alimentos biológicos possuem uma maior concentração de vitamina C, ferro e antioxidantes que protegem o coração, assim como outros minerais essenciais.



TRANSPORTES


ANDA A PE E FICA EM FORMA
Sentis-te melhor, ganhar agilidade ou melhorar a tua saúde são alguns factores que deves ter em conta cada vez que andas de carro para percorrer pequenas distancias. É que se andares de carro nunca vais alcançar nenhuma dela. Anda apé sempre que possível. Ajudaras o ambiente, e também a tua saúde.


PARTILHA OS MEIOS DE TRANSPORTE
Quanto mais pessoa forem no carro, menos carros circularão na estrada. Logo se fizermos bem as contas, menos CO2 no mundo. Utiliza transportes públicos.

Sem comentários: