domingo, 9 de novembro de 2008

Magusto - S. Martinho


A festa de São Martinho é ainda hoje recordada principalmente pelas crianças (mas infelizmente é um costume que está caindo em desuso) no dia 11 de novembro, que com panelas e sininhos giram pela cidade entrando nas lojas pedindo qualquer coisa como doação e cantando:


Fra' Martino, campanaro,
dormi tu? dormi tu?
Suona le campane, suona le campane,
din, don, dan, din, don, dan!


Vida*
Martinho nasceu em Sabaria, na antiga Panónia (hoje Hungria), entre os anos de 315 e 317 d.C.

Era filho de um soldado do exército romano e, como mandava a tradição, filho de militar segue a vida militar, assim como outras profissões da época. Martinho estudou em Pavia, onde a família vivia, e entrou para o exército com apenas 15 anos, tendo chegado a cavaleiro da guarda imperial. Tinha a religião dos seus antepassados e cria nos deuses que faziam parte da mitologia romana.

Um dia aconteceu um fato que o marcou para toda a vida.
No ano de 338 d.C., durante uma noite fria e chuvosa de inverno, às portas de Amiens (França), Martinho passava, provavelmente com seu cavalo, quando viu um pobre homem com ar miserável e quase nu, que lhe pediu esmola. Martinho não levava consigo qualquer moeda. Num gesto de solidariedade, cortou ao meio a sua capa (clâmide) e entregou ao mendigo para que se agasalhasse. Os outros soldados riram, porque Martinho ficara com a capa rasgada. Mas segundo a lenda, de imediato, a chuva parou e os raios de sol romperam por entre as nuvens. Este episódio ficou conhecido como "verão de São Martinho".

Depois do encontro de Martinho com o pobre -- que seria o próprio Jesus --, sente-se um homem novo e é batizado na Páscoa de 337 ou 339 d.C. Entende que não pode perseguir os seus irmãos na fé e percebe, que os outros são mais seus irmãos que inimigos. Tem apenas uma solução: o exílio, porque, oficialmente, só podia sair do exército com 40 anos. Obteve do imperador a esoneração e mudou-se para Poitiers, onde foi ordinado sacerdote do bispo Santo Hilário. Funda primeiro o mosteiro de Ligugé e depois o mosteiro de Marmoutier, perto de Tours, onde anos mais tarde é aclamado como Bispo de Tours. Morre em Candes, no dia 8 de novembro do ano de 397 e seu corpo chega à cidade de Tours no dia 11 de novembro, acompanhado por 2.000 monges, curiosos e mulheres devotas. É o primeiro padrono da França.

* texto adaptado d'O Leme


Slide, Trabalhos realizados por Magusto 5G; e homenagem ao Outono - Autumn, 6C.

No Outono por onde passamos vemos boas e grandes castanhas à venda. Entramos numa loja e vemos castanhas á venda. Entramos numa pastelaria e ouvimos as pessoas a comentarem:
-Aquelas castanhas são tão boas!!
- E assadas? Já experimentaste? São tão boas…
As pessoas quando andam pela rua ouvem os vendedores ambulantes a dizerem.
- Olhem as castanhas quentes e boas, quentes e boas.
As pessoas gostam de comer castanhas.
O Magusto é festejado no dia 11 de Novembro, nesse dia as pessoas costumam comer castanhas junto à lareira, nas escolas é festejado o magusto com castanhas e uma grande fogueira.
Também nesse dia as pessoas amigas costumam juntar-se para fazer uma enorme fogueira, onde comem castanhas, saltam a fogueira.
Do 1º ano ao 4º, na minha escola fazíamos uma grande fogueira onde assávamos as castanhas, cantávamos, saltávamos… era divertido.
João Diogo 5G

Sem comentários: