segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Ano Novo Vida Nova

Vem aí um novo ano e com ele vida nova. É altura de planeares aquilo que queres fazer e concretizar. Uma tarefa quase instintiva, e que todos fazemos.

Uns vão ao pormenor das coisas, e assentam num calendário, agenda ou outra coisa do género. Outros ficam-se apenas pelo projecto mental. Bem ou mal, a ideia é óptima, o que custa é cumprir o que esboçam com tanta paciência e vontade de concretizar.

Para que as coisas não se fiquem pela ideia de fazer e se tornem realidade, deve-se fazer uma lista com as resoluções de Ano Novo. Deves dosear muito bem o sonho, a realidade, a possibilidade e a utopia, mas também que de certa forma seja um desafio. Pega no papel e no lápis e toma nota de algumas das resoluções mais comuns para o Ano Novo, assim como algumas sugestões para que as consigas concretizar. A ideia está em não sonhar impossíveis.


Mudar o Mundo!
Todos queremos mudar o mundo. Não se pode é ambicionar começar logo por acabar com embargo comercial dos EUA a Cuba, ou fazer uma greve de fome contra a morte das galinhas para cabidela.

Deve-se começar por pequenas boas acções. As boas acções podem ser para com os animais, para com as pessoas ou para com o próprio planeta Terra. Podes começar por gastar menos água no banho e andares sempre com um saco de plástico ou de pano na mochila, para não trazeres para casa sacos desnecessários. Informares os teus pais e toda a tua família, amigos, e vizinhos acerca da importância da separação de lixos, e o modo correcto de o fazer.
Para ajudares outras pessoas podes informar-te na tua zona acerca de programas de voluntariado. Procura e informa-te de que forma poderás ser útil em instituições de solidariedade na tua área de residência.
Recusa-te a usar objectos feitos com pele de animais, ver espectáculos em que esteja implícito o mau trato de animais, e procura de que forma poderás ajudar o canil da tua área de residência.


Outras resoluções de Ano Novo prendem-se com os sonhos. Formares a tua própria banda, viajar, tirar a carta de condução, conquistar um rapaz ou rapariga, decorar o teu quarto, entrar na universidade. São sonhos realizáveis, basta força de vontade da tua parte, e alguma informação.
Adaptado da sapo

Sem comentários: