segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Um Natal diferente

A tua família é pequena e não há hipótese de conseguir fazê-la aumentar.

Tens uma família reduzida a ti a aos teus pais. Os teus tios que até costumam passar o natal convosco, este ano não estão. O Natal é sinónimo de reunião familiar, mas a tradição já não é o que era, e nem sempre as coisas correm como queremos.
O que se passava antigamente, a grande reunião familiar, já não é muitas vezes possível. Famílias separadas por muitos quilómetros, ou simplesmente famílias pequenas. A grande reunião familiar da consoada transformou-se num jantar normal com bacalhau com batatas. Algumas famílias sentem até algum desconforto durante esta quadra festiva, o que os leva a não querer festejar. As razões são mais que muitas. Se é isto que se passa com a tua família, tens que ter uma alternativa à festa tradicional.

De certeza de que a tua não é a única família pequena. Não é essencial que o Natal tenha de ser festejado em família, as tradições somos nós que as fazemos.

E talvez já tenhas ouvido o ditado: quem não tem cão, caça com gato. Neste caso, quem não tem família tem amigos, ou vizinhos. É uma alternativa, nas grandes cidades, e mesmo nas aldeias, as pessoas que estão mais próximas de nós são os vizinhos e os amigos. São eles que por vezes nos acompanham nos maus momentos. Porque não partilhar com eles a ceia de Natal? Será um Natal diferente e muito agradável.

Escusa de haver no prédio onde moras, famílias a passar um Natal triste. Desde que todos se dêem bem não há razão para ceias separadas. É tudo uma questão de divisão das tarefas e entreajuda. Os adultos vão adorar, e os mais pequenos também. Dará lugar à troca de tradições. Vai ser um convívio saudável e agradável, que vão querer repetir por muitos anos.

Ceias diferentes

Uma outra opção é sair de casa para passar esta quadra. Não vais querer que a tua mãe faça uma tonelada de doces de todos os géneros e feitios, só para vocês os três ou quatro… Uma sugestão é irem passar a consoada num hotel ou restaurante. Cada vez há mais pessoas que abdicam do seu Natal em família para poderem servir os outros.
Eles passam a noite de consoada a trabalhar, a cozinhar e servir, para que muita gente possa ter um natal diferente. São muitos e disponibilizam ementas tradicionais, incluindo as batatas com o bacalhau e os doces da época. Muitas vezes estas ceias são acompanhadas com espectáculos. É um Natal diferente!·
Também podem sair de casa para fazerem do Natal uma noite diferente para os outros. Inscreve-te a ti e à tua família para trabalho de voluntariado para essa noite. Um Natal solidário será o vosso lema. São várias as instituições que nesta noite pretendem que os mais vulneráveis possam celebrar o Natal num ambiente mais acolhedor e familiar. A ajuda é sempre necessária, se não for a preparar a comida e a servi-la será para simplesmente dar uma palavra de conforto e alento.

Porque o Natal é isto mesmo, é amor e acima de tudo solidariedade. Vais ver que te vais sentir um autêntico Pai Natal.


Sair de casa

Podem optar por sair de casa, fazer tempo até à hora da ceia. Ir ver um espectáculo ou um bom filme. Há salas de cinema que funcionam nesta noite, e actores de teatro que trabalham na consoada. Para estas pessoas o Natal só tem sentido a trabalhar no espectáculo. Para que tal aconteça tem de haver público. No final costuma haver um pequeno convívio entre os actores e algum público. É uma noite diferente e bastante enriquecedora. Em Portugal esta prática ainda não está muito divulgada, mas no estrangeiro é muito comum.
Se vão sair de casa para fazer tempo para a ceia, o tempo tem de ser ocupado com alguma coisa. Se a noite estiver bonita, aproveitem para passear a pé, ver as iluminações e as decorações das ruas e das lojas. Apreciem a azáfama de última hora nas lojas, riam-se com as pessoas que deixaram para a última hora as compras mais importantes. Ou aproveitem para vocês mesmos comprarem os vossos presentes.

Muita gente aproveita para na noite de consoada, depois do jantar, ir visitar pessoas amigas, ao mesmo tempo que levam as prendas para lhes oferecer. É tradicional em algumas famílias fazer-se isto. O que importa é que seja uma noite diferente!

Ficar em casa

Ficar em casa é uma opção. Aproveitem para estar em família, partilhar coisas boas, brincar e conversar. Ajuda a tua mãe a fazer os doces e a arrumar a cozinha. Aluga um bom filme, que seja do agrado de todos, de preferência sem tiros nem sangue. Os de animação são sempre boas escolhas.). Mas tudo depende do vosso gosto. O que se pretende é um serão agradável. Se preferirem podem assistir à programação da televisão, que por norma costuma fazer uma boa selecção de programas para a família.·
É claro que há um momento, o grande da noite, a chegada do Pai Natal com os presentes. Guardem todos os presentes que vos deram e só os abram no momento certo, e todos juntos. Assim a noite será muito mais simpática.·
Se tens família longe esta será a altura de se telefonarem ou conversarem. Por telefone ou via Internet. Se tiverem webcam ainda poderá ser mais interactivo, e todos se poderão ver. Vai com certeza fazer alguma confusão aos mais velhos, mas eles vão-se tornar os fãs número 1 destas novas tecnologias.·
O que importa é que sejam poucos mas bons. Seja com um Natal Tradicional ou diferente o que importa é que seja passado com alegria, e com aqueles que gostamos.

Um Feliz Natal para todos

adaptado da sapo

Sem comentários: