sexta-feira, 29 de maio de 2009

Os Santos Populares



Junho é o mês dos santos populares.
Santo António a 13, São João a 24 e São Pedro a 29.
Sardinha assada, bailes pelas ruas, manjericos e versos populares: assim é a tradição portuguesa no mês de Junho.

Entre 13 e 29 de Junho, o Centro Virtual Camões propôs aos seus visitantes a criação de quadras populares alusivas a esta época festiva.

S. António dizia que “tudo é nada, excepto Amar a Deus”. É visto como o casamenteiro… e certamente ficará feliz se os casais descobrirem que o seu matrimónio é o Sacramento do amor e são o sinal do Amor de Deus pelos Homens. Certamente ficará feliz se os casais e cada pessoa descobrir que é no amor a Deus que toda a vida tem que acontecer. Ficará feliz, se cada acólito encontrar a verdadeira vocação a que é chamado.
S. João, o Baptista, amou tanto a Cristo que, para o anunciar, deu a sua vida. Foi ele que, com Jesus no Jordão, transformou um baptismo de conversão num baptismo de Filiação Divina. Várias vezes o quiseram fazer Messias, mas ele sempre respondeu que não. Ele apontava o Cordeiro de Deus dizendo: “que Ele cresça e eu diminua”.
S. Pedro, discípulo de Jesus, também entregou a sua vida pelo Seu Mestre. Caminhou com Cristo, sendo um simples pescador foi escolhido par guiar a Igreja nascente. Vacilou e negou, mas reconhecendo a sua fragilidade professou novamente o seu amor: “Tu sabes tudo, Senhor, bem sabes que Te amo!”
Três Santos. Três homens iguais a tantos outros. Três pessoas de situações sociais e económicas diferentes, bem como de diferentes níveis culturais e académicos. Contudo, três homens unidos no mesmo Amor, marcados e apaixonados pelo mesmo Jesus. Podendo valerem-se das suas condições, viveram com simplicidade e humildemente. Três dos Santos mais venerados por toda a Igreja e mais respeitados em todas as culturas e mesmo pelas outras religiões. Três homens que são para nós exemplo e estímulo para vivermos a Santidade que recebemos no Baptismo. Talvez por isso eles sejam tão populares entre nós: porque sendo do povo, nos indicam Aquele que deu a Sua Própria Vida pelo Povo. O Acólito tem nestes três homens a grande força e exemplo do seu serviço, dedicação e amor à Eucaristia.

S.António

S.Pedro



S.João

Adaptado, Tiago Xavier dos Santos

Sem comentários: