quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Aniversário da Implantação da República

A Biblioteca associando-se aos eventos da comemoração da República fez uma pequena exposição com o acervo literário e documental presente na biblioteca e de outras obras captadas por vários elementos da escola. No dia do serão com os pais, comemorando-se o mundial da música, a entrega de prémios e a Republica podemos conhecer de mais perto este espaço nobre que nos foi brindado. deixamo-vos aqui uma pequena mostra fotográfica bem como alguns pequenos flashes sobre o tema e vivências deste feriado nacional pelos nossos alunos do 5G, que abraçaram a árdua tarefa de comentar, elaborar, opinar, pesquisar para que o jornal da escola estivesse todo o ano vivo e activo.




Na terça-feira, comemoram-se 100 anos da Implantação da República que aconteceu no dia 5 de Outubro de 1910.



A Biblioteca expôs, CDs e DVDs, e livros por exemplo “O fim do Mundo”, “O 5 Outubro e a primeira República” e “Os Lusíadas”. O cartaz e as bandeiras de Portugal em cima da mesa, na Biblioteca, anunciam o Centenário da República.


Neste dia, tão importante o que a nossa escola pretende fazer é lembrar o quanto a República em Portugal é importante e que antes era diferente. Antigamente, antes do dia 5 de Outubro de 1910 era o Rei que mandava. depois passou a ser quem o povo escolhia.


Na sexta-feira da mesma semana em que se comemora o dia da implantação da República os Pais (Encarregados de Educação) são chamados para visitar a escola e sentir o dinamismo que queremos ter este ano.  Este texto foi o nosso primeiro trabalho nesta disciplina.


Para já escolhemos “Os Lusíadas” como o livro português mais importante . Outros livros serão escolhidos pelos nossos colegas. À semelhança do que se passa no nosso país as propostas serão votadas. O livro vencedor, escolhido, será o que tiver mais votos.

José Alexandre, Maria Pinho e Catarina Santos, 5.ºG



Republica
Em 1910, no dia 5 de Outubro, às nove horas aconteceu uma coisa muito importante. Relembro que eu e os meus pais fomos à rua para ver o que se passava. Vimos uma grande multidão de gente. Com receio que nos perdesse, o meu pai, colocou-nos uma algema ligada ao seu GPS. Bem, entenda-se, naquele tempo como não havia tecnologia o meu pai pôs a cabeça a funcionar e orientou-nos. Mas não correu muito bem chocámos contra um senhor, já com roupas muito “demode” mas muito simpático que nos disse o que estava acontecer: Uma revolução, a Implantação da República.
Mas é o Rei que manda? Não é?
Era… , respondeu o senhor, agora é o presidente.
De repente ouço o meu nome… filha filha…
Eu acordo e grito estamos na República!
Beatriz Duarte

5 de Outubro é feriado. Comemora-se o dia da implantação da Republica. Os alunos não vão à escola. Nesse dia brinquei muito, fui visitar a minha tia. Fiquei em casa sem me recordar do porquê do feriado. Diverti-me joguei consola e vi televisão.
Miguel

O dia da Republica é um dia muito importante para Portugal. Comemora-se a implantação da República e o fim da Monarquia. As pessoas não trabalham, pois é feriado Nacional, aproveitando o mesmo para passear e fazer coisas que gostam.
Beatriz Santos

No dia 5 de Outubro é considerado feriado Nacional pois se comemora a implantação da República. As pessoas não trabalham e as crianças não vão à escola como eu. Passei o dia no computador e a jogar Nintendo. Até me diverti consegui passar muitos níveis no “Super Mário”.
Maria Marques

No dia 5 de Outubro de 1910 os portugueses começaram um novo regime de governo onde imperava a liberdade. As pessoas podiam escolher quem governava e dar a sua opinião. A República, do latim res publica é uma forma de de governo em que o chefe do estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes tendo a sua chefia uma duração limitada.
Catarina Santos

Os 100 anos da República
No dia 5 de Outubro 2010 comemorou-se os 100 anos da república. Aproveitei este dia em que foi feriado para dormir até mais tarde, andei de BMX e encontrei um conjunto de pessoas que estavam a pescar. Entretanto fui buscar a minha tia ao trabalho e fomos para casa comer. Já quase de noite fomos ao café passear e conversar.
Ruben Ferreira

No dia 5 de Outubro é feriado nacional, pois comemora-se a implantação da República. Operou-se grandes mudanças na política e no governo do país. Por exemplo, no tempo dos reis o poder descendia de pai para filho, agora com a República, é o povo que escolhe quem vai governar.
Ruben Neto


“ Dia Mundial da República “

Dia 5 de Outubro foi o dia da Implantação da República.

Ontem, 5 de Outubro, todos os telejornais referiam que República celebrava o seu centésimo aniversário. O Palácio de Belém esteve aberto ao publico durante esta semana.

Na nossa escola houve muitas actividades, por exemplo, a biblioteca fez uma mini exposição com imensos livros sobre a República, na entrada da Escola estava um expositor com imensos cartazes alusivos ao tema.

Mas afinal o que é a República?
“A Republica é uma forma de governo em que o chefe do estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. “

“ Num regime republicano e chefe de estado, normalmente chamado presidente, pode ou não acumular o poder executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre e secreto, em intervalos regulares, variando conformo o país. A origem desse tipo de regime esta na Roma clássica, quando primeiro surgiram instituições como o senado.

Inês Ferreira Cruz 2010.10.06 A.P

Sem comentários: