quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Biblioteca Activa !!!

À conversa com... Tiago Salgueiro. Escritor, ilustrador e professor de design, nasceu no Porto e tem 37 anos. Gosta de escrever e ilustrar livros para crianças e tem algumas coleções já publicadas: Anedotas ilustradas, Provérbios ilustrados, Pipim o pinguim, e muitas outras. Mostrou aos alunos como ensaia e executa as ilustrações dos livros que, algumas vezes, também são escritos por ele. Os alunos também realizaram duas instalações que seriam um desafio ao autor: adivinhar quais os provérbios (de um dos livros de Tiago Salgueiro) que estavam representados.



 Dia 31 de outubro, Dia Mundial da Poupança. Na situação atual é importante refletir sobre os nossos hábitos e procurar não exceder o que chamamos de orçamento pessoal. Todas as turmas de 3º ciclo foram convidadas a assistir a uma sessão informativa, dinamizada pela DECO, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, onde Marta Nave apresentou várias sugestões de organização do orçamento pessoal e de poupança, no nosso dia-a-dia.



Visitas à Biblioteca - Formação dos utilizadores do 5º ano. Para que os alunos se tornem autónomos, é preciso informá-los sobre as regras de utilização, ensinar-lhes como se organiza e funciona a Biblioteca e por fim dar-lhes ferramentas para que pesquisem e encontrem os materiais de que necessitam. Foi o que foi feito, numa primeira abordagem, durante 90 minutos a todas as turmas do 5º ano. Todos receberam um guião do utilizador e, a partir daí, desenvolveu-se um trabalho de informação e exploração do mundo da biblioteca. Esta formação foi da responsabilidade da Professora Bibliotecária, Paula Agualuza e da Técnica da BMI, Sara Silva.

Sem comentários: