segunda-feira, 28 de novembro de 2011

À conversa com João Manuel Ribeiro


À conversa com João Manuel Ribeiro

   Considerado um dos maiores poetas portugueses da literatura infanto-juvenil da atualidade, João Manuel Ribeiro esteve em Ílhavo, nos passados dias 22 e 23 de novembro, tendo dinamizado sessões de poesia e de promoção de leitura em três bibliotecas do nosso agrupamento.   



    No dia 22 esteve na biblioteca do Centro Escolar da Légua e na biblioteca do Centro Escolar de Vale de Ílhavo e no dia 23 na biblioteca do Centro Escolar da Coutada.

    Os alunos e professores, com a coordenação da professora bibliotecária, prepararam com “pompa e circunstância” as atividades e a recepção do escritor, tendo este encontro superado as espetativas de todos. Foram trabalhadas obras diversas, escritas em poesia e em prosa e, a partir de algumas, os alunos apresentaram os trabalhos realizados. Houve em todas as sessões diversos e interessantes momentos e sobretudo a desmistificação de que a poesia é algo aborrecido ou difícil de ler e/ou trabalhar.

     A vinda deste escritor, à semelhança de outras atividades deste género que têm acontecido no nosso agrupamento, contou o precioso apoio da Biblioteca Municipal.

“Os livros são a casa onde os sonhos moram e querem ser encontrados”.
João Manuel Ribeiro














1 comentário:

Isabel Morgado disse...

Trabalhar obras deste belíssimo escritor foi muito gratificante para os alunos e professores.
É uma pessoa muito dinâmica, expressiva, envolvente, muito comunicativo,….
Os alunos adoraram a qualidade das respostas às suas perguntas.
Explorar a obra “ A casa grande” com os meus alunos foi muito gratificante porque trabalharam e interiorizaram valores que já se vão extinguindo na sociedade de hoje.
Todos os trabalhos de pesquisa e de solidificação dos valores adquiridos foram trabalhados com todo o entusiasmo.
Parabéns pela iniciativa.
Obrigada!