
Recortes de Jornal - Descobrir o mundo que nos rodeia, sentir as pessoas que nos envolvem, construir o sonho que faz crescer sorrisos, alimenta o espírito e a sabedoria empreendedora! - Prof. Filipe Tavares
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Eu li...

domingo, 12 de dezembro de 2010
Lareira de Natal na EB JFPB
A Área de Projecto do 6.ºA, num trabalho de maquetização e recreação artística, depois de várias maquetes feitas pelos alunos esta turma aceita o desafio de construir uma lareira em tamanho real, é uma antiga e tradicional de Portugal. Não falta queijo e vinho, o fogo já está aceso e a chouriça bem defumada.
Bem-vindos à nossa Escola. Aconcheguem-se que o frio está à porta e o Natal já canta os seus hinos de Alegria e Paz.
sábado, 11 de dezembro de 2010
Natal Amarelo
Profs. GORETE LEAL, ANA TEIXEIRA, CLARA RODRIGUES, CARLOS SOUSA
5º Ano Turma C - 20 Alunos
ÁTRIO DA ENTRADA DA ESCOLA
Esta actividade insere-se no Projecto Eco-Escola.
A Escola Básica José Ferreira Pinto Basto está neste ano lectivo a candidatar-se ao “OITAVO GALARDÃO DAS ECO-ESCOLAS”.
Este concurso da Tetra PaK foi acolhido com entusiasmo, por parte dos professores e alunos do 5º C que na sua Área de Projecto o desenvolveram.
Durante a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos, foi feita uma sensibilização para a importância de se colocar no ecoponto amarelo as embalagens da Tetra Pak, não só na escola, mas também junto de dois Lares da Terceira Idade de Ílhavo.
O projecto, que à partida parecia simples, veio a revelar algumas dificuldades a quando da montagem das embalagens para a construção da Árvore de Natal. No entanto o enorme empenho de todos, permitiu que o barco chegasse a bom porto.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Feira do Livro - Sra do Pranto
9 anos Visitam Lisboa e redescobrem o Templo Hindu, Museu da República e Museu Berardo
Se a chuva parecia ser desagradável à saída, de facto não o foi, S. Pedro atendeu os nossos pedidos e não precisamos de guarda-chuva.
Por terras da capital, o Templo Hindu http://www.comunidadehindu.org/ marcou o início de uma visita cheia de mistérios e descobertas. Em sinal de respeito, todos se descalçaram para entrar naquele espaço sagrado. Sentimos a beleza e o convite à interioridade que a trindade Hinduista, neste templo tão bem ilustrada, nas figuras e imagens que se nos apresentam. uma breve apresentação do modo de vida hindu culminou esta visita que foi para todos muito enriquecedora.
Com um pouco de atraso, que as filas de trânsito nos provocaram, alcançámos o Museu da Républica onde vislumbramos uma história de "Encontros de Estados" onde o "Passaporte" tem uma importância singular. Viajámos no tempo e conhecemos face a face os nossos Presidentes da República.
Durante o tempo reservado ao almoço, passeámos nos belos jardins, oferecemos algumas migalhas às gaivotas que nos saudavam ruidosamete e refrescámos o corpo com a água que o vento, teimosamente, levava dos repuchos do lago criando uma pequena nuvem humida de nevoeiro.
Ir a Belém sem provar a doçaria típica "as natinhas de Belém" quase que era sacrilégio. Assim, ainda fomos esperar na fila para comprar uma recordação e provar as quentinhas natas com açucar e canela. Hummm!!!! que boas; é melhor não abusar e deixar as outras para oferecer aos pais...
A tarde foi dedicada à arte, no Museu Berardo, três grupos formamos e partimos à descoberta: observar, criticar, avaliar, comentar.... foram alguns dos desafios que, de uma forma activa, nos deparámos. Foi Fantástico.
O belo, embora subjectivo tem sempre mais a dizer que apenas o aspecto técnico utilizado, ou as cores, ou a instalação, ou a performance... começámos por descobrir a colecção
A Culpa Não É Minha - Obras da Colecção António Cachola [ 13 Setembro 2010 | 9 Janeiro 2011 ]A Colecção António Cachola em depósito no MACE, Museu de Arte Contemporânea de Elvas, desde 2007, é apresentada pela primeira vez em Lisboa. Confrontando o entendimento das diferentes linguagens e tempos através de uma selecção de uma centena de obras, o comissário, Eric Corne, procura dar a conhecer a sua perspectiva do panorama artístico contemporâneo português por via desta emblemática colecção iniciada em 1990 e que conta já com cerca de 400 obras.
Outro grupo aventurou-se na TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA - Falemos de Casas: Entre o Norte e o Sul
14 Outubro 2010 | 16 Janeiro 2011 ]A exposição “Falemos de casas: Entre o Norte e o Sul”, co-produzida entre o Museu Colecção Berardo e a Trienal de Arquitectura de Lisboa dedica-se às condições de habitação e as novas soluções encontradas mediante a especificidade de cada região do globo. Com um amplo leque de comissários, a exposição parte de duas experiências emblemáticas (o “projecto SAAL” e “A Casa do Futuro”, de Alison e Peter Smithson) para equacionar o sentido da especificidade do lugar, da herança modernista e das novas soluções para a questão do habitar. Entre a dimensão utópica da herança de 1956 (de Smithson) e de 1976 (do SAAL) e a contemporaneidade, diversas práticas arquitectónicas se constroem e se definem, se cruzam e complexificam. Nas diferentes zonas desta exposição será dada conta das especificidades dos problemas e das soluções locais que a arquitectura vai definindo, recorrendo à apresentação de projectos, ao uso de imagens documentais, a entrevistas com arquitectos, teóricos e habitantes.
Aqui fica a reportagem fotográfica...
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Ler em Puzzle! Biblioteca - Feira do Livro
A turma do 7D foi a turma escolhida para experimentar esta leitura misteriosa e enigmática. Descobrir a sequência da história tornou-se um desafio interessante e muito pedagógico. As histórias que estiveram na base do trabalho foram " Artur e os Minimeus", "A vida nas palavras de Inês Tavares", "Diário de um banana" e "O aprendiz de guereiro".
CASCI em visita pelos alunos do 9ano de EMRC
O professor de EMRC, com a turma do 9D, foram ao Lar do CASCI fazer festa. Houve espaço para partilha conhecimentos, de dança, e muitos abraços e beijinhos. Todos ficaram muito felizes com este intercâmbio: disso testemunham os sorrisos, as lágrimas, a atenção e comportamento durante a visita.
Obrigado a todos e em breve prometemos voltar!
Deixamos aqui um grande obrigado ao Engeheiro Luis Rabaça que nos desafiou com esta iniciativa, bem como à Professora Ambrosina que realizou as flores de oferta e à comunidade ilhavense nomeadamente à Lilinoivas[Gafanha da Nazaré] que preparou e ofereceu os saquinhos de flores secas para o dar a cada idoso dos lares visitados.
sábado, 4 de dezembro de 2010
Livros e Bruxas na Biblioteca Sra do Pranto
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Frutas e livros!!! Feira do ivro
Esperam-se três momentos a não perder e que irão marcar esta noite muito cor de rosa. Até logo!
Sida!!! Comemorando o dia mundial da sida.
Bijuteria!!! A arte criada pela Unidade de Surdos da nossa escola.
Os alunos surdos da nossa escola desenvolveram um projecto de construção de bijuteria no âmbito da reutilização de materiais. Estamos a comemorar a Semana Internacional dos resíduos. Que lindo... ficou maravilhoso. Esteve patente à comunidade durante a última semana de Novembro.