quarta-feira, 7 de maio de 2008

Dia Mundial da Asma

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Asma, dia 6 de Maio, os especialistas alertam para a necessidade de controlo da doença, pois o número de internamentos e morte por asma continuam elevados em Portugal. De acordo com Bugalho de Almeida, pneumologia no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, «entre 2000 e 2007, morreram 189 doentes com asma nos hospitais portugueses, o que é grave, tendo em conta que actualmente 90% a 95% dos doentes com asma podem ter a doença controlada».
O especialista revela que, num inquérito efectuado recentemente em Portugal a 5551 asmáticos, apenas 7,9% dos doentes apresentaram controlo na asma e 30,9% tinham a asma parcialmente controlada, o que perfaz um total de mais de 60% de doentes com asma não controlada, ou seja mais de metade. Estes dados do mundo real sugerem que é necessário tomar novas acções para atingir metas ideais de tratamento e melhorar os resultados dos doentes.
Para serem capazes de prevenir futuros ataques de asma e melhorar significativamente a sua qualidade de vida, os doentes têm de aceitar que a solução é tratar a asma proactivamente, numa base diária, com medicação controladora anti-inflamatória, em vez de apenas reagir a um ataque com medicação de alívio, alertam os especialistas.
«Um mau conhecimento por parte dos doentes sobre o que realmente acontece no interior dos pulmões para causar sintomas é um dos motivos para o não cumprimento da terapêutica necessária. Os doentes que compreendem as verdadeiras causas da sua asma reportam significativamente um melhor cumprimento do tratamento que os doentes sem este conhecimento, demonstrando desta forma que existe ainda na nossa sociedade uma clara necessidade de melhorar a educação do doente sobre a asma», declara Bugalho de Almeida.
O pneumologista acrescenta que «o facto de ser ainda encarada como uma doença limitadora no que diz respeito à qualidade de vida do doente só mostra que os próprios doentes têm de ser educados sobre a doença. A partir do momento em que os doentes cumprem uma terapêutica adequada, os mesmos poderão apresentar uma redução de sintomas e ataques, um melhor controlo da asma e, por sua vez, podem reduzir o impacto sobre as suas vidas hoje e amanhã».
No caso de Portugal, mais de 24 mil asmáticos ainda necessitam de internamento hospitalar. Sobre isto, Bugalho de Almeida diz que «este número se reflecte em mais de 137 mil dias de internamento hospitalar». Segundo um estudo europeu cujos dados foram recentemente publicados no European Lung White Book e, na opinião do especialista, estes 137 mil dias de internamento representam 2,86% do custo total da asma o que, contas feitas, «se reflecte num custo anual que ascende a mais de 134 milhões de euros».
Com o objectivo de chamar a atenção para o problema da asma e, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Asma, realizou-se na passada Terça-feira um rastreio de asma e alergias organizado pela Clínica Universitária de Pneumologia do Hospital de Santa Maria/FML, que decorre entre as 9h00 e as 17h00, numa tenda junto à entrada principal do hospital lisboeta.

No local, um conjunto de profissionais irá realizar testes rápidos de despiste de alergias, testes de avaliação da função respiratória, bem como um inquérito sobre sintomas de asma e rinite alérgica. Para além de participarem no rastreio, os interessados poderão esclarecer as suas dúvidas sobre a asma e as alergias e solicitar informações sobre as medidas a tomar para um melhor controlo da doença.
Na cidade do Porto, segundo a agência Lusa, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e a Associação Portuguesa de Asmáticos estão a preparar uma acção de sensibilização dirigida a crianças com e sem asma no Centro Hospitalar do Porto. Em simultâneo, no Porto, decorrerá uma acção de rastreio para a população, na qual serão realizados inquéritos de sintomas para rinite alérgica e asma e o uso de medicação.


A asma pode ser a progenitora de muitas doenças relacionadas com alergias…
Muitos asmáticos têm também bronquite, ao que se dá o nome de BRONQUITE ASMÁTICA.
As mulheres que têm asma na gravidez, optam quase sempre por fazer um parto de cesariana, pois costumam ter bastante falta de ar…
Os fumadores são muitos, os rios sujos são bastantes, são diversos os jardins com lixo pelo chão, a quantidade de florestas que estão a ficar sem árvores é inúmera, os incêndios são muitíssimos e nosso planeta está a aquecer cada vez mais... Enfim a poluição é bastante…
Todos sofremos nestas circunstâncias, mas as pessoas asmáticas sofrem ainda mais…
Queres contribuir para esta causa?
Se sim trabalha em equipa para mudar estes aspectos negativos e prejudiciais para a nossa saúde.


Mara Godinho Carlos Reis

Sem comentários: