quarta-feira, 7 de maio de 2008

EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO


Introdução: A sociedade contemporânea vive um momento de crise, comprometendo toda a vida na Terra. Os padrões de consumo devem ser revistos, pois podem acabar com a continuidade da vida no planeta. A educação para o consumo é o elemento-chave para alertar a população em relação à sua responsabilidade social na busca do desenvolvimento sustentável deste mundo.

Para perceberes melhor

Os recursos naturais têm sido utilizados como se fossem infinitos, e não há qualquer preocupação com os impactos das actividades realizadas. Apenas mais recentemente é que se começou a perceber que o planeta não vai sobreviver se continuar por este caminho. Assim, surge a preocupação com modelos sustentáveis de desenvolvimento, onde haja a conciliação entre o desenvolvimento económico e a preservação do meio ambiente.

· Há a necessidade de mudanças no modo de pensar, que levem em consideração as actuais características da sociedade contemporânea e privilegiem uma visão total do mundo, com uma postura ética, responsável e solidária.

Fala-se muito em crise ambiental. Entretanto, não é o meio ambiente natural que se encontra em crise. Vive-se uma crise de valores, que desencadeiam os problemas presentes em diferentes sectores de nossa sociedade – e geram a ameaça ao meio ambiente.

O ser humano pensa que pode dominar a natureza, e dela se utilizar como se a sua existência fosse exclusivamente para satisfazer as necessidades humanas. O resultado de tudo isto leva a uma crise sócio – ambiental presente nos dias de hoje. A natureza não pode mais ser vista somente sob o aspecto económico, como um objecto à disposição do ser humano, mas como um todo integrado e interdependente, indispensável para a continuidade da vida na Terra.




Conclusão: O futuro da espécie humana e de todas as espécies dependem do equilíbrio do meio ambiente. Sem uma relação harmónica e equilibrada entre o ser humano e a natureza, não há como assegurar a qualidade de vida no presente, e a existência das futuras gerações.

As pessoas devem agir com cuidado e preocupação, já que são responsáveis pelos outros seres humanos e por toda a natureza.

É preciso abandonar o actual modelo de desenvolvimento, que busca apenas o crescimento económico, e procurar um modelo de desenvolvimento que respeite a natureza e utilize de modo racional os recursos naturais.

Pensa nisto!




- Silvana 6ºC - Catarina 6ºC

Sem comentários: