segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Dia Mundial da Alimentação





Objecto: Actividades realizadas para a comemoração do Dia Mundial da Alimentação.


INTRODUÇÃO

Com este relatório pretendo dar a conhecer as actividades que se desenvolveram neste início do ano, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, a fim da comemoração do Dia Mundial da Alimentação.
Vou apenas destacar os aspectos mais importantes, pois todo o processo foi complexo e envolveu mais do que uma turma, ano e ciclo.


DESENVOLVIMENTO

No início da realização do projecto houve um Brainstorming no qual participei dando a ideia de serem realizadas umas molas com ímanes para frigorífico num novo material – EVA – o qual eu fiquei responsável por comprar.
Na aula seguinte, apareci com o material e com a factura. Também nesta aula, eu e o meu grupo (Ana Carolina, Ana Castro, Cristiana e Daniela), começámos a determinar quais os frutos ou legumes, que iríamos realizar como bonecos para aplicar nessas molas. Houve também a ideia de lhes serem colados olhos de modo a que o produto fosse mais chamativo. Foram apenas realizados os bonecos com ímanes, sendo a ideia das molas desperdiçada.
Ao longo das seguintes aulas foram realizados os objectos para vender de modo a que fosse angariado dinheiro para a tão esperada viagem de finalistas (que esperamos se realize).
Por fim, chegou o Dia Mundial da Alimentação. Ficou cada um responsável de trazer fruta (que iria ser servida aos nossos colegas) e uma roupa ou chapéu alusivo ao dia (ou seja, comprar um chapéu dos “300” e colar-lhe legumes e frutas artificiais).
Três quartos da turma ficaram destacados para ir cortar a fruta e os seus respectivos dedos para o refeitório, trabalho que foi completamente realizado, que o diga o Jorge.
A venda dos nossos ímanes não pode ser realizado por motivos que nos ultrapassam, depois de tanto trabalho e tempo gastos.
Mas não há bela sem senão!
Aproveitando este alvoroço e apanhando-nos a todos distraídos, um dos nossos colegas viu-se privado, involuntariamente, de alguns dos seus bens, realce-se com certo valor económico.
No átrio, estava um outro grupo de alunos (no qual eu estava inserida) a decorar o espaço para que este fosse o mais apelativo possível, de modo a que esta actividade fosse um sucesso.
Por volta das 10 horas, começou a distribuição de iogurtes e da fruta aos nossos colegas tendo sido esta um sucesso. Cada aluno tinha que responder a uma pergunta sobre os seus hábitos alimentares, sendo recompensado pela resposta que desse.
Também durante a actividade da manhã, decorreu a apresentação de um trabalho em Powerpoint realizada por um grupo de alunos do 9º ano e que estava prontíssimo há horas).
Durante todo o dia, esteve também em exposição uma roda dos alimentos realizada por uma turma do 2º ciclo.
No fim do intervalo, havia que arrumar e limpar o átrio e o refeitório. Utilizámos a aula de Educação Tecnológica para este fim tendo sido bem aproveitada e nada desperdiçada.


CONCLUSÃO

Este dia teve sucesso perante a comunidade escolar tendo sido reduzido o número de alunos que não teve direito a iogurte.
Por isso, o balanço desta actividade é positiva, tendo (penso eu, e espero) satisfeito os objectivos propostos pela Directora de Turma e pelo professor de Educação Tecnológica.



Ana Castro
Ílhavo, 27 de Outubro de 2008

Sem comentários: