quinta-feira, 25 de abril de 2013

EMRC - A nossa ida ao lar de S. José



A nossa ida ao lar de S. José

No dia 15 de abril de 2013 pelas 14:15h à entrada da escola 3 turmas de 5º e 6º ano juntaram-se para fazer uma “saída de campo”. Aí começou a aventura de conviver com pessoas de maior idade que estão a precisar de companhia de jovens que os façam crer o bem que fizeram à sociedade e que ainda têm muitas razões para viver e aproveitar bem o que a vida lhes oferece.

Quando chegamos ao lar tiramos uma fotografia de grupo e avisaram-nos para não fazer barulho pois havia pessoas que necessitavam da cabeça sossegada. Fomos recebidas pela D. Susana uma funcionária muito simpática que nos recebeu com muita alegria. Fomos para o pátio, pois era lá que os utentes estavam (a aproveitar o sol que já não se via há muito). Ao chegarmos, o professor Filipe começou por desejar uma boa tarde contando um resumo apressado da história “O Principezinho ”. 

Depois duas alunas do 6º B distribuíram raposas em origami feitos por nós. Uma vez que pareceu que os utentes gostaram, os alunos foram conversar com os idosos e ofereceram-lhes uma pequena prenda feita com grande vontade e amor que eles disseram guardar na mesinha de cabeceira. Alguns alunos tiveram a sorte de os ir visitar aos quartos, uma vez que não se conseguiam levantar ou que estavam com problemas graves e não se mexiam. 

A Catarina e a Ana Maria conheceram várias pessoas das quais duas lhes marcaram bastante: O senhor Francisco Torrão, a quem ofereceram uma pequena lembrança e o senhor Manuel Coelho que estava “chateado” por não o deixarem tocar harmónica. O senhor Manuel Coelho com quem nós conversamos bastante disse que fazia parte do rancho e que foi a coisa que mais gostou de fazer durante toda a sua vida vivida até então. O rosto que nos impressionou mais foi o de uma senhora que quando nós lhe demos 2 beijinhos nos agarrou com tanta força que quase nos sufocava pois gostou de nos ver, pois fizemos-lhe lembrar os filhos que infelizmente já tinham falecido. Outro senhor que nos impressionou bastante foi um senhor acamado que quando nos olhou, ficou sem palavras e quase se emocionava porque também lhe fizemos lembrar os seus descendentes. Ao vermos estas caras sentimos uma vontade de chorar com eles, de rir com eles e acima de tudo de sonhar com eles. Foi um momento em que sentimos felicidade…e vontade de um dia, quando tivermos a idade deles, nos orgulharmos dos nossos feitos e que também tenhamos crianças, jovens e adolescentes como nós a lembrar-nos o quanto importante fomos para a sociedade.

OBRIGADO A TODOS OS QUE NOS AJUDAM A SER FELIZES!!!!

Ana Maria Deus Vida,5ºD
Catarina Semedo Madaíl de Oliveira, 5ºD

Sem comentários: