quarta-feira, 10 de abril de 2013

Seminário Europeu subordinado ao tema “As Comunidades Ciganas: Desafios de sempre, Estratégias urgentes”



A EAPN Portugal  Rede Europeia Anti-Pobreza - desenvolve, desde a sua fundação (1991), atividades com e sobre as Comunidades Ciganas. Sendo estas comunidades um dos grupos sociais que mais graves situações de pobreza e de exclusão social enfrentam em Portugal e na Europa, é compreensível que constituam um dos principais focus de atenção de uma organização que tem como missão combater a pobreza e a exclusão social.
As comunidades ciganas têm vindo a adquirir uma crescente visibilidade, enquanto um dos grupos sociais que mais evidencia a necessidade de uma intervenção urgente e específica. Neste sentido, e tendo presente as orientações da Comissão Europeia aos Estados-membros no sentido de definirem estratégias nacionais de inclusão para estas comunidades, a EAPN Portugal considerou pertinente a realização de um Encontro europeu onde vários agentes, instituições e entidades com responsabilidade nesta matéria, possam apresentar um conjunto de compromissos e de estratégias de intervenção tendo presente os vários desafios e oportunidades neste domínio.
Neste contexto, a EAPN Portugal está a organizar um Seminário Europeu subordinado ao tema As Comunidades Ciganas: Desafios de sempre, Estratégias urgentes que irá decorrer no dia 23 de Abril 2013 na Fundação Engenheiro António da Almeida, no Porto. Com este evento pretendemos por em evidência a situação atual das comunidades ciganas na Europa, identificando estratégias de intervenção tendo como pano de fundo as orientações da U.E., da Estratégia Europeia 2020 e da nova programação de Fundos Comunitários. Pretendemos ainda promover a reflexão sobre as principais dificuldades de inclusão e, consequentemente, a apresentação de um conjunto de estratégias que promovam uma mais efetiva inclusão destas comunidades.

Sem comentários: