sexta-feira, 19 de abril de 2013

Parlamento Jovem sessão - EB JFPB Ílhavo



A sessão do Parlamento Jovem, EB JFPB,  realizada com os actores principais, os nossos alunos, decorreu no auditório da nossa escola, nesta quarta feira dia 17 de Abril .
Inicialmente três listas/grupos estavam inscritos e convidados para o debate "A Crise", mas o terceiro grupo apresentando uma justificação aceitável para a sua ausência apenas dois marcaram presença.

A sessão foi presidida pelo nosso convidado o Eng. Paulo Costa, da CMI, político, motivado e empenhado na participação activa da construção de um mundo melhor partilhou  um pouco do que é ser político nos dias de hoje, dificuldades e desafios, mas acima de tudo da responsabilidade que todos devemos assumir na construção de um mundo melhor, capaz de bem, onde, cada um agarrando o seu sonho, se empenha, participando activamente nos espaços que a sociedade possibilita a sua acção: associações, escola, casa, projectos...

Foi dada a palavra aos dois grupos para reencontrarem e justificarem razões para a crise. Temos que admitir que foram fantásticos. Comentava graciosamente a nossa Directora do Agrupamento, que marcou a sua presença na íntegra, "temos alunos muito bem falantes, capazes focarem o essencial, e propondo caminhos muito sólidos...".



Foi um sucesso. A plateia, cerca de 70 alunos com turmas do segundo e terceiro ciclos, atenta foi batendo palmas a cada intervenção dando crédito ao que se ia desenhando à nossa frente.


Depois cada grupo teve oportunidade de dar pistas e reflectir soluções para a crise. Mais uma vez, os nossos alunos brilharam pois de uma forma muito acutilante e eficaz tocaram nos pontos essenciais para a esperança, a alegria, a solidariedade, para o empreendorismo e para a necessidade de afirmar o Ser mais do que o ter.

Podemos afirmar que desta semente já brotou um novo compromisso que poderá modificar decisivamente a esperança das nossas comunidades: Fazer uma sessão,com as reflexões hoje e aqui debatidas para os Pais.

Vai ser marcada brevemente uma sessão para a comunidade educativa em geral, especialmente para os Encarregados de Educação e Famílias.

A todos e especialmente à disponibilidade do Eng. Paulo Costa que, na sua presença, levantou o véu para a verdadeira atitude política de construir responsavelmente um mundo para todos, onde cada um tem que dar o seu melhor, e conquistar o futuro não desistindo dos seu sonhos; empenhando-se, participando, envolvendo-se com a comunidade.

Um testemunho...

Mais uma vez, tive a oportunidade de dizer tudo aquilo, ou quase tudo, que venho guardando
dentro de mim já à algum tempo. A necessidade que o ser humano tem de se expressar é
grande. E embora muitas vezes não o pareça, quando começa, por aí vai como uma pena que
voa com o vento. Naquele momento tive a certeza de que não são apenas os adultos que se
preocupam, mas nós jovens adolescentes também. Portugal, embora esteja a passar uma má
fase, não deixa de ser o nosso porto. Tem coisas maravilhosas em todo ele, desde doces até
paisagens magnificas. E o facto de ter tudo isto, não quer dizer que precisemos de desistir dos
nossos sonhos. Temos que os agarrar, ter imaginação e coragem de enfrentar cada obstáculo
que nele existe e ultrapassá-lo até que o nosso sonho se realize. Basta ser forte e acreditar que
tudo é possível.
Filipa Lopes 9ºc

____________________________________________
Prof. Filipe Tavares

Sem comentários: