sexta-feira, 19 de abril de 2013

EMRC - Visita ao Lar S. José

Galerias de Fotografias     1.ª Visita    e    2.ª Visita


Com desafios da disciplina de EMRC, a nossa escola, EB JFPB, motivada pelo dinamismo da Missão Jubilar e, não tendo possibilidade de agenda nos mês de fevereiro, mês dedicado à visita, efectuou agora, a sua visita ao Lar de S. José nos dias 15 e 17 de abril.


Foram duas as visitas com alunos do sexto e quinto anos, repartidos em dois grupos, num total de 80 alunos que participaram nesta epopeia de abraços onde se reaprendeu a cativar e a olhar a vida com outros olhos.
A viagem foi feita a pé, com sol e muita alegria.
Trocaram-se olhares, sorrisos, lágrimas e histórias. Todos ganharam com este espaço de encontro e partilha.
Alguns ecos....

Eu nem sei quantas pessoas é que conheci, mas eram tão simpáticas, engraçadas, meigas e muito queridas...
Guilherme 6D

"...tive que ser forte para não chorar pois não gosto de ver pessoas neste estado... mas resisti e fiz um sorriso para que ela não ficasse mais triste"

Um dia cheio de grandes esperanças onde em  poucos minutos iríamos conhecer, dar o nosso apoio e a nossa companhia a tantas pessoas sem a sua família... 
Maria João 6D

"...impressionei-me quando a d.ª Alzira disse que ia fazer 100 anos no dia dois de maio..."

"foi interessante ver que alunos como nós, um pouco mais velhos, estavam lá quase todos os dias a fazer voluntariado..."

"Perdi a conta das pessoas que conheci, com quem falei, abracei e beijei... Gostei muito..."

"Foi muito profundo esta visita, não sabia para o que ia, mas ouvi muitas histórias..."

A todos que partilharam este momento Obrigado.
Nesta troca de sensibilidades e permutas de vida, descobrimos o dom do acolhimento e do abraço.
Bem haja a todos.
O prof. de EMRC Filipe Tavares

Testemunhos.


No lar de São José senti tristeza, senti pena e senti-me ao mesmo tempo contente por estar lá a conviver com aquelas pessoas que, infelizmente, algumas não tinham quase ninguém de família (como um senhor que nos disse que só tinha um filho (e que era a única pessoa da família). Mas vivi bem esses momentos e continuei sempre com um sorriso na boca.
No lar de S. José também conheci muitas pessoas como: a Sr. Conceição,a Sr. Maria, o Sr. João, o Sr. Manuel...... Algumas das profissões delas eram: actrizes,outros jogadores de futebol,outra costureira...
O rosto que mais me impressionou foi o de uma senhora de 99 anos ,que até nos pediu para lhe darmos um beijinho cada uma ,como se fossemos filhas dela.
Carolina Ribeiro 6B

Com a ida ao Lar de São José senti-me alegre, contente e feliz; mas ao mesmo tempo também senti tristeza das pessoas que lá estavam sem ninguém que as visitassem. Foi muito bem o momento que estive com eles. Conheci muitas pessoas, uma senhora que foi actriz, um senhor que foi jogador de futebol, outro que nos contou a história dos glaciares e nos fez um problema de matemática…
O rosto que mais me impressionou foi o de uma senhora que está quase a fazer cem anos e que nos tratou como filhas.
 Foi uma visita muito boa que nos fez conhecer pessoas muito especiais e também me fez pensar que ao contrário de que muitas pessoas pensam as pessoas de mais idade continuam a ter muito que nos ensinar.
Barbara 6B
.

Sem comentários: