quinta-feira, 31 de maio de 2007

Alcoolismo







Pergunta: O que é o alcoolismo?



Resposta: O alcoolismo é uma doença. As pessoas que têm a doença perderam o controlo sobre o que bebem e não estão capazes de parar sem ajuda. Elas também perdem o controlo sobre como actuam quando estão embriagados.



Pergunta: Como começa o alcoolismo?



Resposta: Os médicos não sabem todas as razões porque as pessoas se tornam alcoólicas. Algumas começam por beber um pouco e acabam penduradas no álcool. Uma pessoa pode beber para esquecer problemas ou para acalmar os nervos, mas depois elas acabam por precisar de álcool para se sentirem normais. Uma vez que uma pessoa perde o controlo sobre o que bebe, ele ou ela precisa de ajuda para parar de beber.




Pergunta: Se o alcoólico está doente por que é que ele ou ela simplesmente não vai ao médico?
Resposta: No começo, o alcoólico não está consciente de que ele ou ela está doente. Mesmo quando o alcoólico se torna consciente de que algo está errado, ele ou ela pode não acreditar que o álcool é o problema. Um alcoólico pode continuar a pôr as culpas nas outras pessoas, ou pode culpar o seu trabalho, ou o lar, ou o que seja. Mas, an verdade, é o álcool que é o grande problema.




Pergunta: Existe um alcoólico “médio”?



Resposta: Não. Não existe esse tipo de pessoa chamado alcoólico médio. Os alcoólicos podem ser novos, velhos, ricos, pobres, masculinos ou femininos.



Pergunta: Qual é a cura para o alcoolismo?



Resposta: Não há cura para o alcoolismo senão acabar o processo da doença não bebendo mais. As pessoas alcoólicas que pararam completamente de beber chamam-se “alcoólicos em recuperação”. Ao alcoólicos em recuperação podem ter vidas saudáveis, felizes ou produtivas.



Pergunta: Podem os membros de uma família fazer um alcoólico parar de beber?



Resposta: Não. É importante saber que um alcoólico precisa de ajuda para parar de beber, mas ninguém pode ser forçado a aceitar a ajuda, não importando tentares muito ou o que quer que faças! Também é importante que saibas que os membros da família por si próprios não podem dar a ajuda que um alcoólico precisa. Um alcoólico precisa da ajuda de pessoas treinadas para tratar da doença.



Pergunta: Quantas crianças nos Estados Unidos têm pelo menos um pai ou mãe alcoólicos?Resposta: Cerca de 11 milhões de crianças nesse país estão a crescer com pelo menos um pai ou mãe alcoólico. Deve haver alguns na tua turma neste momento. E lembra-te, alguns adultos também cresceram com pais alcoólicos.




Pergunta: Eu sei que não posso fazer os meus pais parar de beber, então o que posso eu fazer para me sentir melhor?



Resposta: Fala com alguém em quem confies sobre o problema. Fala com um professor, um chefe de Escuteiros, um treinador ou o psicólogo da escola. Nalguns países, como nos Estados Unidos, também existem grupos de crianças que têm pais alcoólicos. Um desses grupos chama-se “Alateen”. Eles têm encontros, como um clube, e os membros partilham ideias para como melhorar as suas vidas.
Como em Portugal não existe nenhum, se quiseres podes ser um pioneiro e criar um grupo desses. Pede o apoio de um professor ou da escola para essa importante iniciativa.

Sem comentários: