quinta-feira, 31 de maio de 2007

Verão

Chegada a altura do Verão prevenir é o mais importante!!!!!!!!!!

Efeitos do Sol

O excesso de exposição aos raios ultravioletas emitidos pelo sol provoca dois efeitos muito graves: cancro de pele e o envelhecimento prematuro da pele.
Os efeitos do sol não são imediatamente visíveis, só aparecem mais tarde. Por isso não penses que está livre destes efeitos, é melhor ter cuidado agora, para mais tarde não seres mais uma vítima do sol.


Protector Solar

Os protectores solares protegem a pele da acção dos raios ultravioleta do sol. Deves escolher o teu protector mediante o teu tipo de pele.

Cuidados a ter
  • Faz uma exposição progressiva ao sol, começando por períodos curtos nos primeiros dias;
  • Evita a exposição aos raios solares mais fortes (entre as 11h e as 16:30h);
  • Usa óculos escuros que ofereçam uma protecção eficaz;
  • Usa sempre um protector solar adequado à tua pele e aplica-o 30 minutos antes de te expores ao sol, para que tenha tempo de penetrar na pele;
  • Volta a aplicar o protector durante o dia, principalmente depois de ires à água;
  • Não uses perfume, loção da barba ou cosméticos que contenham álcool: tornam a pele mais sensível ao sol;
  • Bebe muitos líquidos e com frequência, ajuda a hidratar o corpo r a pele.

    Estas medidas de protecção devem ser tomadas mesmo que:

    · O céu esteja nublado, porque as radiações atravessam as nuvens,
    · Estejas debaixo de um toldo ou chapéu-de-sol, onde os raios solares incidem de forma indirecta
    · Haja vento ou estejas dentro de água, num barco ou colchão, pois os riscos mantêm-se apesar da sensação de frescura.

Bronzeado
Quem se contenta com dez minutos de exposição solar? Várias horas seguidas ao sol e com camadas de bronzeador não são sinónimo de um bronzeado saudável, muito pelo contrário. Prejudica gravemente a saúde e o bronzeado não fica tão bonito como se for obtido lentamente.

Enganas-te se pensas conseguir num só dia o bronzeado de todo o Verão. O mais que conseguirás será um escaldão, inestético e doloroso. Não adianta abusar do sol, porque o bronzeamento é um processo gradual, que requer no mínimo 48 horas. Todos os dias deverás ir aumentando o tempo de permanência na praia.

O melhor sol dura até às onze e meia e regressa às quatro e meia, alturas em que os raios estão mais distantes e não incidem perpendicularmente sobre o corpo, não sendo por isso tão perigosos. Pelo meio, o melhor é aproveitares o calor de outra forma, mas nunca deitado na areia e muito menos sem sombra.

E evita ficar muito tempo parado ao sol, para que os raios solares não incidam directamente sobre o corpo. E se não queres ficar às manchas, o melhor é fazeres caminhadas pela praia para ficares com um bronzeado mais uniforme.


Queimaduras

Apesar dos avisos, há sempre os mais distraídos que não cumprem as regras à risca. Como já não é possível voltar atrás, e a queimadura já lá está, como deves tratá-la e atenuar o ardor e o mau estar no regresso a casa?
· Aliviar as dores com soluções refrescantes de forma repetida. Eventualmente tomar analgésicos e anti-inflamatórios pela boca;
· Aplicação de cremes de corticóides nas áreas mais afectadas para diminuir a inflamação local;
· Hidratar a pele com um creme gordo;
· E, sobretudo, aprender com os erros...








M. Rosário Rocha

Sem comentários: