quinta-feira, 31 de maio de 2007

Diabetes

Diabetes mellitus é o nome atribuído a um conjunto de situações, resultantes do organismo não ser capaz de mater a glicemia (nível de glucose no sangue) dentro dos limites normais. Não tratada, os níveis de glucose sobem a valores excessivos, causando graves problemas de saúde.
A Glucose é um açúcar que provém da alimentação que nós ingerimos – circula no sangue e é usado pelo organismo na produção de energia, particularmente pelo cérebro.
A glicémia é mantida entre as refeições, devido à libertação da glucose armazenada no fígado. Estes depósitos são repostos através da glucose proveniente da alimentação.
Os hidratos de carbono apresentam-se em duas formas principais: - Hidratos de carbono simples e hidratos de carbono complexos.
Os hidratos de carbonos simples são constituídos apenas por um ou dois açúcares. Em contraste, os hidratos de carbonos complexos consistem em longos anéis ou cadeias de açúcares.
Quando se ingerem hidratos de carbono simples, estes passam da boca para o estômago e deste para o intestino. Do intestino são rapidamente absorvidos para a corrente sanguínea. Por outro lado, os hidratos de carbono complexos, ao entrar no intestino são ingeridos antes de serem absorvidos para a corrente sanguínea.
Como exemplos de hidratos de carbono simples temos a sucrose, ou açúcar de mesa, a frutose, o açúcar que se encontra na fruta, e lactose, o açúcar que se encontra no leite.
Como exemplos de hidratos de carbono complexos temos as batatas, arroz pão, etc.
O tratamento dietético, consiste na redução ou eliminação da ingestão dos hidratos de carbono de absorção rápida.
Insulina
A substância mais importante no controlo da glicémia é a insulina. Trata – se duma hormona produzida por células especiais no pâncreas. Quando os hidratos de carbono são ingeridos e absorvidos, a glicémia aumenta. As células produtoras de insulina, nesse momento libertam – na para a corrente sanguínea. Esta libertação de insulina reduz a glicémia, dirigindo a glucose do sangue para o fígado, músculos e tecidos adiposos, para ser usada mais tarde, na produção de energia. Quando Há insuficiente insulina, não se dá o processo anterior, de tal maneira que a glicémia aumenta a níveis excessivamente elevados.
O valor normal da glicémia é de <110 mg. Quando a glicémia tem um valor mais alto, a glucose aparece na urina. Quando a glicémia atinge valores excessivamente altos pode provocar perda de consciência e morte. A doença resultante da alteração da regulação da glicémia, é conhecida por diabetes mellitus.

Tratamento de diabetes

Todos os diabéticos, necessitam de praticar exercício físico regularmente e precisam de ter uma alimentação cuidada (dieta).
Dieta
O plano dietético do diabético consiste numa dieta normal modificada ligeiramente, restringindo os hidratos de carbono simples e reduzindo a quantidade de calorias fornecidas pelas proteínas e gorduras. No diabético obeso, a quantidade total de calorias é reduzida de modo a permitir o emagrecimento.

Controlo da diabetes
Para que o doente se assegure do bom êxito do tratamento deve fazer o controlo da diabetes:
1-Teste da Urina;
2-O teste da glucose no sangue;
3-Peso.

Complicações da diabetes

Os diabéticos acima de todos são os que devem ter mais cuidados:
1-Não fumar;
2-Comer uma dieta de baixo teor em gorduras;
3-Controlo de hipertensão arterial;
4-Bom controlo da glucose no sangue.

Familiares dos diabéticos

Todos os familiares dos diabéticos, que tenham idade superior aos 30 anos, estão em risco de desenvolver uma diabetes.

Ana Luísa

1 comentário:

Anónimo disse...

Apenas uma pequena informação, os valores da glicécima são expressos (no nosso país) em mgr por dl. A apresentação dos valores em milimoles pode causar confusão. A glicémia em jejum considerada normal é para valores inferiores a 110 mgr/dl. Os valores em milimoles não são utilizados.