quinta-feira, 31 de maio de 2007

Internet: navegar com segurança



A Internet é fantástica: Podemos aprender, trocar informações, conversar, contactar gente nova, fazer amigos, jogar... É um mundo! Mas a Internet, tal como o mundo, também tem gente com más intenções que trata de alguns assuntos complicados de modo muito negativo. Essas pessoas mal formadas podem-te criar graves problemas. A curiosidade por coisas desconhecidas é natural, saudável e permite crescer, aprender e conhecer o mundo em que vivemos, mas deve ser acompanhada por formação e informação. A navegação acompanhada por um adulto é uma boa ideia, especialmente se encontramos algo estranho ou que não entendemos, mas... navegar sozinho é mais fixe! :)

Proibido: (


-Dar dados pessoais a pessoas que se «conheçam» através da net, para além do e-mail, como, por exemplo, o telefone ou a morada completa. Do mesmo modo, não se devem (nestes casos e sem autorização) dar informações pessoais sobre membros da família ou amigos.
-Fazer compras com cartões de crédito.
-Dar o número de cartões de crédito ou de quaisquer documentos pessoais.
-Copiar documentos (textos, fotografias, etc.) que estejam on-line e utilizá-los sem dizer (escrever) de onde foram retirados ou quem os fez.
-Responder a mensagens ou contactos mal-educados, provocadores ou que falem de assuntos inadequados.

Permitido:)


-Navegar por sites com temas de interesse, utilizando a pesquisa dos vários motores de busca disponíveis.
-«Conversar» com outros internautas nos «chats» ou fóruns sobre vários temas.
-Receber «Newsletters» regularmente com novidades e informações sobre temas que te interessam, inscrevendo-te em listas de e-mails ou «assinando-as» (se isso não implicar custos).
-Enviar mensagens só de texto ou também com fotografias, sons, etc., dando apenas como contacto o e-mail. Outros dados, apenas se forem sites apropriados e seguros.
-Copiar programas ou música que se encontre disponível gratuitamente na Internet. (Mas cuidado com os vírus e afins.)
-Fazer a própria página pessoal (ou site) e pôr esses conteúdos on-line.


M. Rosário Rocha
6ºF

Sem comentários: