sexta-feira, 6 de março de 2009

Projecto Ilhavo - Uma Cidade

A Cidade de ILHAVO

ILHAVO é uma cidade portuguesa, que se situada no distrito de Aveiro, região Centro e subregião do Baixo Vouga, com aproximadamente 17.000 habitantes (cidade). É sede de um município com 75,05 Km² de área e (2006), subdividido em 4 freguesias.
O município é dividido em três braços da Ria de Aveiro e é limitado a norte e nordeste pelo município de Aveiro (limite terrestres a noroeste e através da ria a norte) e a sul por Vagos.
O concelho recebeu foral de D. Dinis em 13 de Outubro de 1296, tendo sido elevado a cidade em 9 de Agosto de 1990.
A Igreja Matriz de Ílhavo é um dos monumentos da cidade, foi completamente reconstruída na segunda metade do século XVIII. As obras foram feitas pelo rei D. José I, à excepção da capela-mor que ficou a cargo da paróquia. A igreja guarda vários objectos artísticos, da época anterior à sua construção, como por exemplo a pia baptismal gomada, dois benedictérios seiscentistas, dois baixos-relevos em talha dourada e policromada - o da "Dúvida de S. Tomé" e a "Senhora da Assunção" -possivelmente oriundos do Convento de S. Domingos, actual Sé de Aveiro.
As imagens que se seguem são outros dos monumentos e edifícios históricos da cidade de Ílhavo, alguns deles já reconstruídos e modernizados outros ao completo abandono.

A Vista Alegre foi fundada por José Ferreira Pinto Basto, que deu também o nome á nossa escola. Até o fim do século XVIII, Portugal não possuía nenhuma indústria que fabricasse porcelana.
A Vista Alegre é hoje uma das melhores fábricas de porcelana do mundo e uma das mais bem equipadas. Para além de ser líder de mercado em Portugal, tornou-se uma instituição em Portugal e no mundo, sinónimo de excelência e inigualável qualidade.
A cidade de Ílhavo é também conhecida pelo famoso Pão de Vale de Ílhavo, confeccionado de forma artesanal e cosido em forno a lenha. O Pão de Vale de Ílhavo tem a Pada com forma mais conhecida, mas também existe o Folar ou Pão Doce (com ou sem ovos) comercializado nas alturas da Páscoa.
O município de Ílhavo engloba duas cidades: Gafanha da Nazaré e Ílhavo. No concelho de Ílhavo, na localidade da Barra, existe um dos muitos faróis (Farol da Barra) marítimos de Portugal. O Farol e praia da Barra pertencem á freguesia de Gafanha da Nazaré. Já a Costa Nova do Prado pertence à freguesia da Gafanha da encarnação. A praia da Costa Nova do Prado é também um dos locais de excelência do município, sendo de visita obrigatória por quem passa na zona. As casas típicas desta praia (designadas por Palheiros), caracterizam-se por fachadas em madeira ou betão, listadas com cores vivas e alegres, alternadas com a cor branca.

Sem comentários: