quinta-feira, 12 de março de 2009

Visita de estudo Castelo da Feira e Parque Biológico de Avintes - 5Ano





Castelo da Feira

O primeiro documento que se refere ao castelo da Feira data do século XI. Quando D. Henrique (1095-1112) recebeu as terras do Condado Portucalense (1095), estas incluíam os domínios não só deste Castelo de Santa Maria, mas também o Castelo de Guimarães, o Castelo de Faria e o Castelo de Neiva.
As terras de Santa Maria compreendiam, à época, um extenso domínio que se estendia, em grandes linhas, da orla marítima até ao curso do rio Arda e, desde o curso do rio Douro até ao sul de Ovar e de Oliveira de Azeméis.
Em 1282, D. Dinis incluiu-o entre os doze castelos assegurados como arras a sua consorte, a Rainha Santa Isabel.
Em 1128, o senhor do castelo apoiou a revolta de D. Afonso Henriques contra a sua mãe D. Teresa. O castelo foi também importante nas lutas contra os muçulmanos, contribuindo para a expansão do reino de Portugal. A parte. inferior da torre de menagem é desta época Em 1383, o castelo, cujo senhor era D. Afonso Teles, irmão de D. Leonor Teles, foi conquistado pelos adeptos do Mestre de Avis. Nessa altura, a muralha principal ficou com o formato que hoje podes ver.
Em 1448, D. Afonso V doou o castelo, já em mau estado, a Fernão Pereira (da família de Nono Alvares Pereira), o qual se comprometeu a repará-lo. Nos finais do século XV, todo o actual castelo começou a ficar com a actual configuração: reforçaram-se as muralhas, aumentou-se e embelezou-se a torre de menagem, construiu-se a nova cerca e a barbacã.
No século XVI, construiu-se um palácio que foi aumentado no século seguinte; não podes vê-lo, porque foi demolido em 1929 e do qual apenas restam algumas paredes, a escadaria e o fontanário
Em 1700, o 8º conde da Feira morreu sem deixar herdeiros; em 1772, o paço foi devorado pelas chamas; em 1755, o terramoto fez alguns estragos. No século XX, o castelo estava em estado de abandono
Durante o século XX, o castelo foi reconstruído- fizeram-se obras nas muralhas, nos adarves, nas ameias, na torre de menagem... Devido a essas obras, o castelo hoje está praticamente como era no início do século.


Parque Biológico de Gaia



Ver galeria de fotos

Primeiro centro permanente de Educação Ambiental do país, o Parque Biológico de Vila Nova de Gaia consiste numa área agro-florestal deste concelho, com 35 hectares, onde vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas.
O objectivo do Parque Biológico é a compreensão, pelos visitantes, da paisagem da região, incluindo todos os seus componentes (flora, fauna, clima, arquitectura rural, usos e costumes, hidrografia, etc.) e do contraste entre essa paisagem agro-florestal, que se preserva no Parque, e a envolvente urbana.
O Parque é, também, uma pequena reserva natural de fauna e flora; mais de 40 espécies de aves selvagens nidificam no Parque e outras tantas visitam-no durante as migrações.
Integram ainda o Parque um centro de recuperação de animais selvagens, encontrados feridos ou detidos ilegalmente em cativeiro, e um viveiro que produz anualmente milhares de plantas, de mais de 300 espécies, destinadas ao
próprio Parque e aos espaços verdes públicos do concelho de Gaia.
O Parque Biológico estende-se pelo vale do rio Febros, um afluente da margem esquerda do Douro, em cuja proximidade se disseminam velhas casas rurais, moinhos e engenhos de buchas.
Durante séculos, quem por aqui se deteve, procedeu ao arroteio dos bosques e florestas, à construção de muros e socalcos, à abertura de minas e poços, à modelação e fixação do leito do rio Febros para a instalação de moinhos, e à substituição das espécies vegetais originais por outras com maior interesse agrícola ou florestal.
A altitude do Parque varia somente entre os 47,8 m e os 98 m e o seu relevo é em grande parte artificial, uma vez que os antigos lavradores armaram o terreno em socalcos.
Do ponto de vista climatológico, o Parque Biológico situa-se numa região de clima geral marítimo-atlântico, caracterizado por um Verão fresco e um Inverno agradável, e uma precipitação superior a 1000 mm. As brumas são frequentes, mesmo no Verão, e ar é bastante húmido todo o ano.

Sem comentários: