sexta-feira, 24 de maio de 2013

Idosos e Escola de Mãos dadas...



Uma nova "turma" com alunos muito especiais chegou à escola no dia 23 de Maio para um trabalho não muito comum mas que se revelou essencial e maravilhoso.
Cerca de 20 idosos, visitaram a EBJFPB no âmbito da disciplina de EMRC, dando continuidade aos projectos já realizados |Visita dos 5 e 6 anos ao Lar (Missão Jubilar); Comemoração do 100º Aniversário da D. Alzira (EMRC / CPCJ); II Sessão - Parlamento Jovem para Pais e Exposição Rostos de Vida | deste modo a visita à escola foi acolhida por uma turma de alunos muito dedicados. O 7A esmerou-se na liçãoque tinha para dar... primeiro fomos uma espécie de padrinhos, cada aluno foi padrinho / tutor de um dos idosos.    Partilharam saberes, histórias e....sorrisos abraços e algumas lágrimas também.

Após uma passagem pelo lago da escola espaço mais calmo no momento do intervalo dirigimo-nos ao átrio da entrada onde está a instalação/exposição Rostos da escola; a Escola uma grande família: aqui todos os alunos estão representados numa fotografia de rosto moldurados num painel e serpenteados por dezenas de moinhos de vento inscritos com palavras dedicadas aos valores e à família.

foi o primeiro conhecimento entre a turma da escola e esta turma especial... apadrinhados seguimos de mãos dadas, lado a lado, ou servindo de guia à cadeira de rodas rumo à Biblioteca.

Foi um dos momento mais belos, deixem-me partilhar, este espaço onde os mais novos, conhecedores do espaço e dos livros... pescaram ora numa prateleira ora noutra... um livro para ler, mostrar, contar ...conversar com o seus "afilhados" mais idosos que nos visitavam... foram 40 minutos em que todos se deliciaram, partilharam vidas e histórias com simplicidade e muito interesse...

Como professor senti-me um verdadeiro artífice de um sonho tornado real na construção de uma escola envolvida pela comunidade onde todos, motivados pela Vida, se entregam na construção de um projecto comum. A escola não é um apêndice da sociedade, que vive à sua margem ... mas que partilha com ela e dando e recebendo.

Seguimos depois ao auditório onde podemos apreciar a exposição Rostos de Vida, onde cerca de 30 fotografias de rostos (rostos do Lar, rostos de Vida, rostos enrugados pelo tempo que testemunham o mundo partilhado que herdamos na primeira pessoa). Mais uma vez o sorriso espelhado naquela turma especial que agora se via frente a frente com os seus próprios retratos e se revia no tempo.
Brincámos e cantámos juntos e partimos à descoberta da escola, passámos pela sala de alunos, e passeamos ao sol pelo espaço exterior onde mapas decoram o chão, jardins e campos desportivos acondicionam a garra e a energia de tantos no fulgor da bola.

O encontro terminou com grandes abraços numa cumplicidade que se conquistou e numa promessa que nós mais novos não queremos esquecer aqueles que construíram o nosso mundo, e que agora, por vezes cansados, sós, tristes, precisam do nosso apoio, do nosso sorriso, do nosso abraço.

Bem Haja!!! Obrigado pela Visita. Os nossos alunos não irão esquecer estes noventa minutos, únicos, especiais, cheios de ternura e de atenção.

EBJFPB | O professor de EMRC
Filipe Tavares

Sem comentários: