terça-feira, 24 de junho de 2008

Começar a pensar a sério no futuro.

Escolher uma carreira, quais as profissões do futuro?
Estamos a chegar ao fim de mais um ano lectivo, e para muitos está na hora de começar a pensar a sério no futuro. Estás a acabar mais uma etapa da tua vida, e mais uma vez uma série de opções e escolhas têm de ser feitas. Não devem ser escolhas mal pensadas, nem feitas em cima da hora. São opções que deves tomar com a ajuda dos teus familiares. Não quero com isto dizer que sejam eles a dizer-te o que deves ou não seguir, mas aconselhares-te com eles será uma boa ideia. É de uma grande responsabilidade a escolha que vais fazer e deve envolver alguma maturidade.

Profissões com futuro
Como sabes, em matéria de emprego as coisas não estão fáceis. Temos áreas que estão saturadas de profissionais habilitados e outras em que há falta de profissionais. Os casos da área da saúde e dos trabalhos de apoio à comunidade são duas áreas com escassez de profissionais. Mas há muitas mais profissões com abertura para mais profissionais, e essas devem ser as tuas primeiras opções, não esquecendo a tua vocação e gosto, claro.
São várias as áreas ainda pouco exploradas e pouco saturadas, até à data. A começar na área do ambiente e da agropecuária, até à área dos transportes há muito por onde escolher. É claro que as evoluções da tecnologia também providenciam novos empregos, ligados a áreas específicas, e que ainda não têm técnicos especializados suficientes para a procura. Assim como os problemas ambientais e de preservação das espécies obrigam a que haja também a procura de mais profissionais especializados.

Áreas e Profissões com maior futuro

Ambiente e Agropecuária – Arquitecto Paisagista, Engenheiro Agrónomo, Engenheiro Florestal, Enólogo, Guia Ecoturismo, Veterinário, Oceanógrafo, Biólogo, Engenheiro do Ambiente, Engenheiro Técnico-agrário, Geofísico, Jardineiro, Meteorologista e Tratador de Animais Selvagens. Tudo profissões com preocupações de carácter ambientalista e requer algum gosto pelo que se faz.

Artes e EspectáculoActor, Booker, Coreógrafo, Encenador, Guionista, Manequim, Músico, Produtor e Promotor de espectáculos, Apresentador, Cenógrafo, Label Manger, Maquilhadora, Produtor e Promotor Discográfico. Aqui só vinga quem tiver talento, e algumas cunhas. Não serão empregos muito estáveis, mas repletos de criatividade.

Ciências Sociais e HumanasAgente de Geriatria, Antropólogo, Assistente Social, Diplomata, Sociólogo, Animador Sociocultural, Arqueólogo e Cientista Político. Não podemos dizer que são áreas em que abundem ofertas de emprego, mas as perspectivas futuras são muito boas, tudo devido à degradação da estrutura social para a qual caminhamos.

ComunicaçãoÉ uma área bastante criativa mas muito competitiva. O mercado ainda não consegue absorver todos os profissionais. Em Portugal, a formação nestas áreas ainda deixa muito a desejar, por isso é quase obrigatória formação no estrangeiro. Copywriter, Relações Públicas, Consultor de Imagem, Editor de imagem, efeitos gráficos e especiais, Fotógrafo, Operador de Imagem, Repórter de Imagem e Tradutor.

ConstruçãoUma área que ainda absorve quase todos os profissionais, pois é uma área que anda de mão dada com a modernidade, para além de pessoal licenciado, esta área absorve os profissionais que fazem os trabalhos mais pesados e os artistas dos acabamentos. Engenheiro Civil, Carpinteiro, Ladrilhador, Pedreiro, Serralheiro, Canalizador, Electricista, Engenheiro Topógrafo, Medidor Orçamentista e Pintor de Construção Civil.

Electrónica, Informática e TelecomunicaçõesDescaradamente as profissões do futuro. Já existem no mercado bastantes profissionais, mas há mercado para muitos mais. É preciso que gostes do que fazes e estejas em permanente actualização. A oferta de formação nesta área em Portugal já é muito boa, mas para seres um óptimo profissional, procura formação no estrangeiro. Animador gráfico, Engenheiro Multimédia, Engenheiro de Som, Gestor de redes, Analista/Programador, Técnico Informática documental, Web designer, Engenheiro Informático, Engenheiro Software, Engenheiro Telecomunicações, Gestor de Sistemas de Informação, Técnico de hardware e Técnico de telecomunicações.

Económico EmpresarialAccount , Auditor Financeiro, Contabilista, Database Marketing, Economista, Gestor de clientes, Gestor, Mediador Imobiliário, Planeador de Meios, Secretária, Técnico de Recursos Humanos, Técnico oficial de contas, Administrativo, Bancário, Corrector de bolsa, Delegado Comercial, Engenheiro Orçamentista, Gestor de produto, Mediador de Seguros, Operador de Telemarketing, Publicitário, Técnico de marketing, Técnico de vendas e Técnico superior de estatística. Profissões em que ainda é possível construir uma carreira. É uma área em franca ascensão e com óptimas perspectivas de futuro.

Estética – Num mundo em que há uma cada vez maior preocupação com a imagem e com a beleza, esta é com certeza uma boa aposta. É claro que deves ser muito profissional e competente, teres gosto e alguma vocação pois é uma área que não admite enganos. Esteticista e manicure-pedicure, são duas das profissões que poderás escolher dentro desta área.

Hotelaria e Turismo Agente de Viagens, Barman, Empregado de Mesa, Gestor Hoteleiro, Recepcionista de Hotel, Assistente de Comissário de Bordo, Cozinheiro, Escanção, Guia Intérprete e Técnico de Turismo. Dado que cada vez mais as pessoas dão importância aos tempos livres e à qualidade de vida, a área do turismo é uma boa aposta, em particular no nosso país.

Indústria Bioquímico, Desenhador – Projectista, Engenheiro Alimentar, Engenheiro de Frio, Engenheiro de Materiais, Engenheiro de Produção, Engenheiro Técnico Electrotecnia, Engenheiro Aeroespacial, Engenheiro Físico, Engenheiro Zootécnico, Modelista, Técnico de Electrónica, Biotecnólogo, Engenheiro Agro-Industrial, Engenheiro de Automação e Controlo Industrial, Engenheiro de Manutenção Automóvel, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Químico, Engenheiro Têxtil, Engenheiro de Energia, Engenheiro Naval, Fundidor, Técnico de Controlo de Qualidade e Técnico de Gás. Os técnicos qualificados e credenciados têm muita procura. Num mundo que a cada dia que passa se vai tornando mais industrializado, estas são definitivamente profissões com futuro.

Justiça e SegurançaAdvogado, Diplomata de Protocolo, Inspector da Polícia Judiciária, Militar da Força Aérea, Militar do Exército, Piloto de Força Aérea, Solicitador, Bombeiro, Guarda Prisional, Juiz de Direito, Militar da Marinha, Notário, Polícia. A área jurídica tenderá cada vez a ter uma maior importância na nossa sociedade, por isso será uma área em que os empregos terão vagas quase asseguradas. Mais uma vez é importante seres excelente, pois a concorrência é muito forte, e são profissões em que quem vence são os mais fortes.

Saúde e Desporto - Os profissionais desta área serão sempre necessários, nunca serão demais. O futuro delas está à partida garantido. Delegado de Informação Médica, Enfermeiro, Farmacêutico, Jogador de Futebol, Médico Dentista, Médico, Obstetra, Psicólogo do Desporto, Técnico de Análises Clínicas, Cirurgião, Endocrinologia, Ergonomista, Fisioterapeuta, Médico de Saúde Pública, Médico Pediatra, Nutricionista, Optometrista, Psiquiatra e Terapeuta da Fala, etc., etc. São carreiras com o futuro garantido, porém difíceis de atingir, uma vez que as médias de entrada nos cursos de Medicina são muito elevadas. Mas vale a pena todo o esforço para conseguir!




*Foi retirado de um post de um blog

Sem comentários: