segunda-feira, 16 de junho de 2008

O estudo

"Atitude face às aulas

O insucesso escolar é fortemente afectado pela forma como o aluno permanece na aula, isto é, a sua atitude em termos de expectativa e a maneira como reage aos acontecimentos. Devemos ter em atenção os seguintes aspectos essenciais:

Atitude positiva

  • Acreditar que o estudo dos assuntos das diversas disciplinas contribui para o desenvolvimento das nossas capacidades em geral.
  • Ter autoconfiança, pois um desempenho médio está ao alcance de qualquer aluno.

Espírito de trabalho

  • A quebra de atenção devido a sucessivos acontecimentos perturbadores diminui bastante a eficácia do nosso trabalho.
  • Evitar brincadeiras, conversas ou a concentração em assuntos diferentes dos que estão a ser estudados.

Espírito crítico

  • Não basta olhar para ver, não basta ouvir para escutar.
  • A compreensão dos assuntos implica uma permanente atitude crítica sobre aquilo que se ouve ou vê.
  • Esta atitude crítica exerce-se relacionando aquilo que está a ser estudado com aquilo que já conhecemos e com as opiniões que temos sobre o assunto.
  • Usamos este espírito crítico para descobrir aquilo que é (ou parece ser) o essencial dos assuntos estudados, as ideias principais, o "sumo da questão".
  • Uma boa forma de espevitar o espírito crítico é, de vez em quando, estudar um assunto antes de ele ser abordado pelo professor na aula.

Tirar bons apontamentos

  • É fundamental tirar apontamentos a partir das explicações do professor. Provérbio chinês: a tinta mais pálida é melhor que a memória mais fiel.
  • O interesse dos apontamentos reside na possibilidade de revermos e reconstruirmos mais tarde o estudo que foi feito na aula.
  • Porém, tirar bons apontamentos não significa registar sistematicamente tudo o que é dito ou mostrado pelo professor.
  • Pelo contrário, um primeiro passo para o sucesso é registar apenas aquilo que o nosso espírito crítico classifica como essencial para ser revisto mais tarde.
  • Os apontamentos não devem resumir-se a texto. Por vezes um esquema imaginado no momento por nós é mais expressivo que trinta palavras. ..."
Para mais visita : http://www.esec-tondela.rcts.pt/comoestudar/comoestudar.htm e aprende como estudar!

2 comentários:

Anónimo disse...

Um tema que não tem nada a ver com "estudo", são as férias... Eu já só tenho mais um dia e uma tarde de aulas, "Que fixe" digo eu, mas e os amigos e as amigas e os namorados e os professores?!. Depois de estarmos um ano com eles, vamos estar 3 meses sem nos vermos... quer dizer, nem todos, eu às vezes estou com amigos meus e estou sempre com a minha melhor amiga (passamos a vida em casa de uma da outra)..... Eu vou ter muitas saudades das pessoas que estiveram comigo neste ano

Anónimo disse...

Eu concordo com que aquela menina disse, a mim acontece-me a mesma coisa, porque sou a melhor amiga dela. Eu digo a mesma coisa que ela, só acrescento que... Vou ter muitas saudades dos meus amigos e das minhas amigas e dos professores.

Eu vou acabar este ano sem me ter revelado ao meu verdadeiro amor o(...) vou acabar sem se quer ter começado, mas a vida é assim injusta, mas é



amo-te... que a chama do nosso amor nunka se apague...