sexta-feira, 13 de junho de 2008

Table Parade


Aqui deixamos uma pequena mostra da construção das Mesas a participar no Table Parade.

Segunda-feira vamos estar na Televisão - Você na TV...

A partir de Terça-feira estarão em exposição na Junta de Freguesia de S. Salvador. Vem Ver e Descobre este tesouro de mais valia cultural e artística.


Este Projecto envolve algumas das escolas do Agrupamento de Ílhavo, desde a pré ao 9º ano de escolaridade, denominado de TABLE PARADE. Neste projecto, contou com o apoio da Câmara Municipal e outras empresas locais, estamos a criar "objectos artísticos"(mesas) tendo como referência ilustres ou nomes importantes portugueses. Nomes como Rosa Mota, Nadir Afonso, Da Weasel, Fernando Pessoa, Carlos Paião, Manuel Cargaleiro, Fátima Lopes, David Fonseca, Siza Vieira, Joana Vasconcelos entre muitos outros, estão a ser "executados" pelos diferentes graus de ensino. Estão envolvidos cerca de 40 nomes, ou seja, 40 mesas.


Concluído o projecto, vamos realizar a inauguração da Exposição Table Parade no dia 17 de Junho de 2008, pelas 17horas, na Vila Vieira – Junta de Freguesia de S.Salvador, de Ílhavo.
Para além de personalidades locais, estará presente a atleta Rosa Mota e o seu treinador José Pedrosa.

A Exposição estará patente de 17.06.08 a 01.07.08 e pode ser visitada no seguinte horário: Semana: 9h.30m – 12h; 14h.30m - 19h;
Fim de semana: 15h – 19h


Outras informações:

Este projecto surge na perspectiva de criar uma actividade educativa e pedagógica, que envolva todas as Escolas do Agrupamento de Ílhavo e Comunidade. O “Table Parade” é um projecto que, à semelhança do conhecido “Cow Parade” , vai levar os alunos do Agrupamento a usarem a criatividade para decorarem e intervirem tridimensionalmente numa mesa, tendo como linhas orientadoras da sua intervenção artística a cultura portuguesa. Esta será explorada através de um ilustre português presente ou passado e poderá abarcar áreas como arte, música, literatura, desporto ou outras de referência no panorama nacional.
Paralelamente, os alunos serão convidados a usarem nas suas intervenções materiais recicláveis.
De um modo geral, este projecto visa desenvolver várias competências nos alunos relacionadas com a literacia cultural, ambiental e social, e demonstrar de como a arte, a cultura e a educação podem ser aliadas.
Estes objectos artísticos serão divulgados através de exposições itenerantes a promover pela autarquia e, posteriormente, serão leiloados, revertendo para as escolas participantes o valor resultante desse leilão, sendo o valor distribuído equitativamente pelos trabalhos apresentados. As verbas resultantes deverão ser aplicados em outros projectos pedagógicos e/ou educativos.

Objectivos gerais:
- Dinamizar uma actividade para todas as Escolas do Agrupamento.
- Promover a literacia cultural, ambiental e social.
- Intervir na mesa tridimensional, com a re-utilização de materiais recicláveis e tendo como base ilustres portugueses.
- Desenvolver nos alunos valores humanos de convivência e cidadania.
- Promover exposições na e para a comunidade educativa.

1 comentário:

Mm disse...

Adorei!!! Fizeram um excelente trabalho. Os meus parabéns a toda a equipa.

Maria João Marques - Dankal