quarta-feira, 6 de junho de 2007

A comunicaçao entre os animais

Pode não parecer mas os animais estão constantemente a comunicar uns com os outros. Apesar de não falarem possuem uma grande variedade de métodos de comunicação.

Por exemplo, na altura da reprodução, é essencial que o macho e a fêmea comuniquem para se poderem encontrar, reconhecer e acasalar.A maioria das vezes são os machos que competem entre si para conquistarem uma fêmea. Para isso, comunicam das mais diversas maneiras.O pavão, por exemplo, abana a sua cauda para seduzir a fêmea.


Alguns animais lutam entre si para mostrar à fêmea quem é o mais forte. Outros utilizam a sua perícia a construir ninhos ou a conseguir alimento como forma de dizer à fêmea: "Escolhe-me pois eu serei um bom pai".
Outra forma muito característica de comunicação entre os animais é a linguagem sonora. Esta tem a grande vantagem de permitir a transmissão das mensagens a uma longa distância. Muitas aves fazem-se ouvir a vários quilómetros de distância e alguns insectos, como, por exemplo, os grilos, a centenas de metros.O canto dos grilos, estes animais quando esfregam as asas emitem um som que usam para comunicar com membros da mesma espécie. Esta é uma forma de serem reconhecidos pelas fêmeas. Quando se trata de grilos de outras espécies ou alerta contra predadores produzem sons diferentes.

Existe também a comunicação através de mensagens odoríferas. Alguns animais marcam o seu território através do odor das suas fezes e urina. É uma forma de avisar os outros animais que aquele espaço é deles e não deve ser ultrapassado. Outro exemplo é o da formiga, que, em caso de invasão de território, lança uma substância como forma de alerta para as outras.
Apesar dos animais não falarem, comunicam entre si de um modo eficaz, pois conseguem entender-se uns com os outros.

Sem comentários: