sexta-feira, 1 de junho de 2007

''Viagem no Tempo''

Nos dias 4 e 5 de Maio, realizou-se na Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes a actividade cultural “Viagem no Tempo”, decorrendo uma feira mediaval.
A escola transformou-se por fora e por dentro, num plano de actividades cheio e rico.
Neste evento estiveram presentes artesãos Ilhavenses a Associação Cultural Chio-Pó-Pó, a Confraria Camoniana, a Confraria Gastronómica do Bacalhau, os Cardadores do Vale de Ílhavo, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ílhavo, a Colectividade da Coutada, o Gim Clube e o Grupo de Dança “As Pestinhas”.
A feira dividiu-se em vários blocos o E e o B.
No bloco E estiveram exposições sobre os Forais de Ílhavo, as Origens do Traje, com monges copistas e livros antigos, redes de pesca e pescadores.
Já no bloco B a feira contou com a exposição de trabalhos de investigação de alunos e um Esgrimista. Também o espaço exterior estará transformado no tempo, com tendas de Reis, Capela Românica, figurantes (leprosos, bobos, mendigos, …), assadores, padeiros de pão escuro, cambista, barbeiro, plantas medicinais, um cesteiro, uma curandeira, uma taróloga, um vassoureiro, campo de jogos e torneios medievais, uma queijaria, doçaria conventual, a indispensável taberna, a sopa e o peixe frito em farinha entre outras actividades que marcaram o dia a dia do passado no chão que pisamos todos os dias.
A exposição homenageou os símbolos de Ílhavo: O Sol e o Mar.
Foram dois dias cheios de encantos, numa viagem ao passado, para que se possa entender o presente e pense melhor o futuro!
É de relembrar que os objectos à venda foram para angariação de fundos para a viagem de finalistas dos alunos do 9ºano. A escola está de parabéns e principalmente todos os alunos que participaram nessa iniciativa.

Sem comentários: