terça-feira, 5 de junho de 2007

O primeiro homem no Espaço

Foi no dia 12 de Abril de 1961, que chegou o primeiro homem ao Espaço. Era russo e chamava-se Yuri Gagarin. E foi ele que deu início a uma nova era na descoberta espacial.

No início da década de 60, os cientistas russos já tinham conseguido dois grandes feitos - colocarem o satélite Sputnik e a cadela Laika no Espaço. O próximo passo seria levar o Homem a viajar até ao Espaço. Isso viria a concretizar-se em 1961. Mas, antes disso, foi necessário passar por um rigoroso processo de selecção. Quem seria o astronauta que teria o privilégio de ser o primeiro a viajar no Espaço?

Inicialmente, foram seleccionados cerca de 2 mil militares russos e desses ficaram apenas 20. À fase final passaram seis astronautas sendo um deles Yuri Gagarin. Ainda hoje, os astronautas têm de passar por provas físicas e psicológicas muito difíceis. Ausência de gravidade e o facto de terem de estar muito tempo num espaço pequeno (a nave) e sós, são apenas alguns dos factores que os astronautas têm de enfrentar.

Yuri Gagarin, o astronauta seleccionado para ser o primeiro homem a viajar no Espaço, também teve dee passar por testes muito exigentes. Na época, era piloto do exército russo. Aliás, para se ser astronauta é necessário ter, no mínimo, 1000 horas de voo. Com apenas 27 anos, Yuri Gagarin é colocado, na manhã de 12 de Abril de 1961, dentro de uma nave com três metros, chamada Vostok 1, e que pesava mais de 4500 quilos.

Yuri Gagarin deu uma volta completa em órbita à volta do planeta Terra, tornando-se assim no primeiro ser humano a viajar no Espaço. Percorreu cerca de 40 mil quilómetros em 108 minutos.

Yuri Gagarin tornou-se num dos nomes mais importantes da História do Espaço e um herói no seu país de origem, a Rússia.

Sem comentários: